Por: Edison Ragasi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Lançado em dezembro de 2020, já como modelo 2021, o SUV Jac T40 Plus CVT chegou com opção de câmbio manual e CVT com simulação de 6 marchas e dois tipos de pacotes o Pack2 e Pack3. Em relação ao carro vendido até então, ele recebeu mudanças visuais, as quais o deixaram com aparência mais moderna.
O visual frontal do SUV Jac T40 Plus CVT 2021 traz no capô vincos acentuados. Os faróis, com luzes diurnas em LED, avançam para os para-lamas e as pontas juntam com o friso cromado que está nas bordas da grade preta. Ela tem três frisos horizontais também cromados e o símbolo Jac próximo a abertura do capô. Nas extremidades do para-choque as luzes de neblina com molduras cromadas. E para reforçar o visual, a parte inferior do para-choque tem uma moldura preta.
Nas laterais, o SUV chinês Jac T40 Plus CVT 2021traz os para-lamas dianteiros etraseiros com os vincos ressaltados. Outro vinco que começa na divisão entre a porta e o para-lama, sobe, passa pela região das maçanetas, que são cromadas e termina nas pontas das lanternas traseiras que invadem as laterais. Na parte inferior das portas também há vincos e as rodas são de liga leve 16 polegadas e as medidas dos pneus 205/55 R16.
A traseira tem um aerofólio que sai do teto, ele acomoda a terceira luz de freio, o break light. O vidro com a base arredondada tem no centro o limpador. As lanternas são bipartidas e avançam para a tampa do porta-malas, elas são ligadas por um vinco. No meio da tampa a logomarca da Jac no lado direito a inscrição T40 Plus CVT e no lado esquerdo 1.6 DVVT para identificar o motor. O para-choque é na mesma cor da carroceria, com uma moldura esculpida no centro para acomodar a placa Mercosul. Nas pontas os refletores são ligados por um friso cinza e no centro baixo a luz de neblina, colocada em um friso preto.
O SUV compacto Jac T40 Plus CVT tem o comprimento de 4,1 m. A distância entre-eixos é de 2,4 m e sua largura é de 1,7 m, com altura de 1,5 m. A capacidade do porta-malas do Jac T40 é de 450 litros, isso sem rebater os bancos, porém, não rebate 60/40. O tanque de combustível recebe até 42 litros de gasolina, o que limita a autonomia.
O painel de instrumentos do SUV Jac T40 Plus é convencional, com velocímetro e conta-giros analógicos. No centro uma pequena tela que mostra as informações do computador de bordo. O volante é multifuncional com as costuras vermelhas.
No centro do painel a tela de 10 polegadas do multimídia, o qual é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Abaixo os controles do sistema de ar-condicionado com temperatura digital. Os bancos são em couro, também com as costuras vermelhas.
O SUV compacto Jac T40 Plus traz embaixo do capô o motor 1.6L 16V DVVT com quatro cilindros movido a gasolina. Ele entrega potência de 138 cv a 6000 rpm e torque 17,1 kgfm a 4000 rpm. Ele trabalha com o câmbio CVT que simula 6 marchas e opção de trocas manuais sequenciais.
SUV Jac T40 Plus CVT 2021, impressões ao dirigir
Ao observar o SUV Jac T40 Plus por fora nota-se que se trata de um modelo com visual moderno, segue as linhas adotadas em SUVs concorrentes de mesmo porte.
Depois de entrar no carro, isso para quem conheceu os primeiros modelos da marca que chegaram ao País, irá notar que a qualidade melhorou. Os detalhes de acabamento são de bom gosto. Fácil de ajustar para encontrar a melhor posição de banco, volante e espelhos.
Ao tirar o SUV da posição estática, nota-se que ele é um modelo mais acertado para a cidade. O arranque não é aquele que empolga, o ideal é deixar desenvolver a velocidade progressivamente, sem pisar demais no acelerador. Em condições de uso urbano é comum encontrar pelo caminho, valetas, lombadas, asfalto ondulado e até buracos.
Neste tipo de terreno, a calibragem das suspensões feitas especificamente para os modelos comercializados no Brasil é bem acertado, privilegia o conforto sem ser muito mole ou provocar aquele chacoalho desconfortável.
Outro item integrante do pacote de equipamentos é o Start/Stop o qual desliga o motor quando o carro para no trânsito e volta a acioná-lo ao tirar o pé do freio. No Jac T40 Plus ele não funciona constantemente e também desliga os faróis, limpador de para-brisa, rapidamente é verdade, mas acontece ao acionar o motor.
A Jac Motors divulga que o T40 acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos, porém na rodovia, demora um pouco para atingir a velocidade de 120 km/h. Para conseguir uma performance mais esportiva, o melhor é trocar as marchas no modo manual até chegar a velocidade desejada. Sendo assim, as retomadas também são lentas elas ocorrem com giro alto do motor, o que consequentemente consome mais combustível.
Por falar em consumo, vale ressaltar que ele utiliza só gasolina, o consumo do SUV Jac T40 Plus divulgado é de 11,6 km/L na cidade e 12,1 km/L na estrada. Nesta avaliação com o ar-condicionado ligado, o computador de bordo mostrou 9,5 km/L no circuito urbano e 12,5 km/L na rodovia. Esta diferença entre os resultados divulgados e os obtidos, ocorre porque o consumo sofre influencia de fatores diversos.
A direção com assistência elétrica é bem calibrada, macia nas manobras de estacionamento firme quando exigida em uma curva.
Avaliação: Preço SUV Jac T40 Plus CVT 2021 e itens de série
O preço do SUV Jac T40 Plus CVT 2021 é R$101.490. Entre os itens de série, além dos já mostrados, para auxilio e segurança tem os obrigatórios dois air bags dianteiros, freios ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, assistente de saída em rampa, sensor que monitora a pressão dos pneus.
Ele vem ainda com o eficiente sistema de câmeras 360° e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, os quais auxiliam e muito nas manobras de estacionamento, espelho retrovisor antiofuscante. Traz também o sensor crepuscular para acionamento automático dos faróis, vidros e travas elétricas nas quatro portas, alarme antifurto, travamento automático das portas, indicador de trocas das marchas e controlador de velocidade de cruzeiro, também conhecido como piloto automático.
Motor: 1.6 DVVT
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Torque: 17,1 kgfm a 4000 rpm
Câmbio: CVT com 6 marchas simuladas
Tração: Dianteira
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Rodas: Liga leve 16”
Pneus: 205/55 R16
Comprimento: 4135 mm
Largura: 1750 mm
Entre-eixos: 2490 mm
Altura: 1568 mm
Tanque de combustível: 42 litros
Porta-malas: 450 litros