O Toyota Corolla Cross foi lançado em março de 2021, já como modelo 2022. Foi a solução encontrada pela fabricante japonesa para eternizar a marca Corolla, até então muito associada ao sedã. Em abril de 2024 ele recebeu uma atualização visual, o facelift, mas também ganhou equipamentos, como por exemplo, o freio de estacionamento elétrico, no lugar do tão criticado freio de estacionamento acionado no pé e seguindo a estratégia chegou como modelo 2025. Agora, logo no mês de janeiro, o Corolla Cross recebeu um novo multimídia e já é comercializado como modelo 2026.
Na frente o visual do Toyota Corolla Cross XRX 2026 traz o capô com vincos acentuados nas extremidades, eles formam um ‘V’. Ao comparar com o modelo 2024, o conjunto ótico, recebeu um novo desenho, o farol alto e baixo tem lente única, por sua vez, eles utilizam assinatura em LED na parte superior e a grade estilo colmeia com o logotipo da Toyota no centro mudou totalmente. O para-choque tem uma moldura preta, uma grade menor na parte inferior e as luzes de neblina em LED estão nas extremidades.
Por sua vez, a lateral do Corolla Cross 2.0 XRX 2026, tem o farol que até o para-lama. A ligação do para-lama com a porta é feita por um vinco em formato de bumerangue. Acima das maçanetas, que são na mesma cor da carroceria, passa outro vinco. O retrovisor tem a capa na cor da carroceria e a base é preta, a lâmpada de direção é em LED.
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Ainda sobre os retrovisores, eles são eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo. No teto há barras horizontais, os racks, na cor preta. Já as molduras dos vidros são na cor preta, a mesma dos apliques nas colunas das portas. Por sua vez, as caixas das rodas são com molduras, elas são ligadas por um friso. As rodas são de liga leve 18 polegadas com acabamento na cor cinza escuro e diamantada e os pneus 225/ 50 R18.
No entanto, a traseira do Corolla Cross XRX 2026 não recebeu alterações, inclusive comparada ao modelo 2025. Vista a partir do teto, de onde sai um aerofólio, ele também é uma cobertura para o vidro traseiro. As lanternas bipartidas com lâmpadas LED avançam para a tampa do porta-malas. O símbolo da Toyota está fixado no centro e abaixo está uma pequena barra com a inscrição Corolla menor e a palavra CROSS maior. A tampa é esculpida onde é fixada a placa de identificação. O para-choque traseiro é preto com refletores nas pontas. E, desde a linha 2025, a Toyota escondeu o silencioso traseiro do escapamento, também conhecido como ‘marmita’.
Por dentro, o painel do Corolla Cross XRX tem o quadro de instrumentos digital com alta resolução de 12,3″. No centro a nova central multimídia Toyota Play 2.0 de 10”, a anterior a tela era de 9”, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e Bluetooth.
O sistema multimídia do Corolla Cross XRX permite espelhar sem fio aparelhos com Apple CarPlay e Android Auto. As portas USB são do tipo “C”. O ar-condicionado é digital dual zone e no console, espaço para acomodar o celular com o carregador sem fio. Outra novidade do Corolla Cross 2026 é o Panoramic View Monitor. Ele está presente nas versões XRX, GR-Sport e XRX Hybrid. Ele é composto por câmeras instaladas ao redor da carroceria. Elas transmitem imagens de 360° em tempo real para auxiliar o motorista a superar obstáculos e, também, durante manobras de estacionamento. Os bancos são em couro de cor clara.
Em termos de espaço o Corolla Cross XRX 2.0L Automático tem comprimento é de 4,46 m. A largura é de 1,82 m e a distância entre-eixos é de 2,64 m. Por sua vez, a altura é de 1,62 m e a capacidade do porta-malas é de 440 litros. Os bancos podem ser rebatidos totalmente ou 60/40 e 40/60, o que amplia o compartimento. Já o tanque de combustível é recebe até 47 litros.
Embaixo do capô, o Corolla Cross XRX tem o motor a combustão 2.0L Dynamic Force. Ele tem quatro cilindros em linha e 16 válvulas. Entre as tecnologias para melhor eficiência energética e performance, ele traz o comando de válvulas variável inteligente (VVT-iE). Isso porque, um pequeno motor elétrico modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. A injeção de combustível é direta e indireta, denominada D-4S, ela adapta a injeção às condições de direção, isso ocorre para oferecer mais potência e menor consumo de combustível. O motor 2.0L Dynamic Force do Corolla Cross trabalha no ciclo Atkinson Flex, entrega 175 cv a 6.600 rpm abastecido com etanol ou gasolina. O torque máximo independente do combustível é de 21,3 kgfm a 4.400 rpm. O câmbio é o Direct Shift CVT com simulação de 10 marchas e uma engrenagem mecânica que atua ao arrancar com o SUV Corolla Cross.
O SUV Toyota Corolla Cross é montado na mesma plataforma do sedã, chamada de TNGA (Toyota New Global Architecture-Nova Arquitetura Global Toyota). Isso significa que ao observar o veículo por fora, nota-se que a única referência que lembra o três volumes é logotipo da marca.
Toyota Corolla Cross 2026 XRX oferece bom espaço para os ocupantes
Mas no interior, ele é semelhante ao sedã, pois, os bancos do Corolla Cross são confortáveis e os comandos estão bem a mão. É muito fácil ajustar banco, volante e espelhos. Para acionar o motor do Toyota Corolla Cross XRX, basta ter o sensor de proximidade, que também libera a abertura das portas e apertar o botão. Para sair da posição estacionária, basta colocar a alavanca na posição ‘D’ e não é mais necessário soltar o freio de estacionamento com o pé esquerdo.
Isso mesmo, o Corolla Cross desde a versão 2025, eliminou o tão criticado freio de estacionamento mecânico acionado com o pé e passou a usar o freio elétrico. Assim, não é necessária muita pressão no pedal direito do acelerador para ele arrancar. O bom torque do motor 2.0L faz com que o carro arranque forte e desenvolve velocidade rapidamente. Como o câmbio tem várias marchas, ou seja, 10 no total, está bem sincronizado. As trocas são precisas, o motorista nem lembra que há sistema de trocas de marchas.
Ao trafegar na cidade, o motorista tem pelo caminho as valetas, lombadas, buracos, ondulações. Para estas condições, as suspensões estão bem ajustadas, apesar de ser diferente do irmão sedã na traseira, pois o sistema é com o eixo de torção, enquanto que no Corolla sedã é independente multibraço. A direção é equipada com assistência elétrica progressiva, a qual atende as necessidades de conforto ao realizar as manobras de estacionamento e também firmeza nas curvas mais severas.
Ao rodar na estrada, o Toyota Corolla Cross XRX 2.0L 2026 Automático acelera firme, é constante sem a sensação de que falta fôlego ou trancos nas mudanças das marchas. As acelerações e retomadas são precisas. É estável nas curvas, e se o motorista quer dirigir de maneira esportiva, pode acionar a tecla Sport, onde as marchas são trocadas com o giro alto do motor, o que faz desenvolver velocidade rapidamente. O SUV Toyota Corolla Cross tem os freios a disco nas quatro rodas e ainda os sistemas de condução semiautônimos, como, por exemplo, o alerta de mudança de faixa.
O consumo de combustível do Toyota Corolla Cross XRX registrado Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) é de 8,2 km/L na cidade e 9,3 km/L na estrada, quando abastecido com Etanol. Ao utilizar gasolina, o Toyota Corolla Cross consome 11,6 km/L no circuito urbano e 13,3 km/L no ciclo rodoviário. Para esta Avaliação, o Corolla Cross XRX foi entregue abastecido com gasolina e utilizado em situações comuns do dia a dia, com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, o consumo médio foi de 10,5 km/L na cidade e 12,1 km/L na rodovia.
O preço do Toyota Corolla Cross XRX 2.0L 2026 Automático é R$ 200.090. Entre os itens de série, além dos já mostrados, ele traz o Toyota Safety Sense, são vários componentes que auxiliam na condução do SUV médio e também para a segurança dos ocupantes. Ele é composto por assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro, alerta visual, frenagem automática, sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), o qual tem função de alerta de mudança de faixa (LDA). Vem ainda com o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e farol alto automático (AHB).
O Corolla Cross tem 7 airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro), barra de proteção no interior das quatro portas, controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), assistente de subida em rampa (HAC), sistema de alarme volumétrico e perimétrico. Acendimento automático de faróis e lanternas, sensores de estacionamento dianteiro, traseiro e câmera de ré Panoramic View Monitor.
As cores disponíveis para o Toyota Corolla Cross são a Branco Polar, a qual não tem custo. Já se o interessado em adquirir um Toyota Corolla Cross preferir as cores metálicas como a Vermelho Granada, Cinza Granito, Preto Infinito e Prata Lua Nova, terá que desembolsar mais R$ 2.020,00. E se a opção for pela cor Branco Lunar o custo é de R$ 2.330,00.
Tipo: Dianteiro transversal
Denominação: 2.0L Dynamic Force
Número de cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16V DOHC
Taxa de compressão: 13:1
Potência: 175 cv a 6.600 rpm
Torque: 21,3 kgfm a 4.400 rpm
Tipo: Direct Shift (CVT) com modo sequencial de 10 marchas
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos
Direção Toyota Corolla Cross XRX 2026: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora
Pneus: 225 / 50 R18
Comprimento: 4.460 mm
Distância entre-eixos: 2.640mm
Largura: 1.825 mm
Altura: 1.620 mm
Porta-malas: 440 L
Tanque de combustível: 47 litros
Colaborou: Toyota do Brasil
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