Para esta Avaliação Zafira Elite 2.0 Flex 2007, a GM emprestou a versão Elite automática, equipada com teto solar.
O uso total de 600 km alternou entre as ruas da cidade de São Paulo, e rodovias.
Apesar do peso e tamanho, tem um bom arranque, em situações de trânsito carregado, a transmissão automática é precisa, e muito confortável de usar. Comparada com a versão de câmbio manual, as reações são um pouco mais lentas.
Na rodovia também mostra excelente desempenho, a motorização, mesma do Astra, corresponde bem nas necessidades de ultrapassagens e retomadas.
Para os passageiros, o conforto é grande, oferece bom espaço na fileira do meio, e os assentos extras são os preferidos das crianças.
Quem está acostumado com um hatch, ou sedã, vai estranhar um pouco ao realizar manobras de estacionamento, sensação que é esquecida em pouco tempo de uso, pois a dirigibilidade é excelente.
Atende bem as necessidades de quem precisa de um veículo para uso misto, ou seja, trabalho e lazer.
O preço sugerido de venda para a Zafira na versão Comfort é de R$ 61.406, a Expression custa R$ 66.390, a Elegance saí por R$ 69.957, e a Elite, R$ 75.163.
Ficha técnica
Motor
X20XE Família II
Cilindros: 4 em linha, 1.998 cm³
Válvulas: SOHC, duas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: Bosch, S.F.I. (Sequential Multi Injection)
Taxa de compressão: 11,3:1
Potência máxima líquida: Gasolina: 121 cv a 5.200 rpm/ Álcool: 127,6 cv a 5.200 rpm
Torque máximo líquido: Gasolina: 18,3 mkgf a 2.600 rpm/ Álcool: 19,6 mkgf a 2.400 rpm
Transmissão
Modelo automático, AF-20, 4 velocidades à frente (3 programas: Econômico/Esportivo/Inverno).
Suspensão
Dianteira: Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao sub-chassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora
Traseira: Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção
Hidráulica, pinhão e cremalheira
Freios
Tipo: Discos ventilados dianteiros, discos traseiros (Na versão Elite: sistema de freios anti-blocante (ABS) de 5ª geração)
Rodas: 16 x 6 – liga leve (Elegance e Elite)
Pneus: 205/55R16 (Elegance e Elite)
Dimensões
Distância entre eixos: 2.703 mm
Comprimento total: 4.334 mm
Largura carroceria: 1.742 mm
Largura total: 1.999 mm
Altura: 1.687mm
Altura mínima do solo: 122 mm
Pesos
Peso em ordem de marcha: 1.380 kg
Capacidades
Porta-malas:150 à 1.700 litros
Carga útil: 600 kg
Tanque de combustível: 58 litros