Por: Edison Ragassi/ Fotos: AA Imagem
Em novembro de 2015, a Audi deixou de ser só importadora de veículos e passou a produzir na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
O modelo escolhido para iniciar a nacionalização da marca alemã foi o A3 Sedan 1.4 TFSI Flex.
Comparado com o importado, foi atualizado e recebeu mais equipamentos. No visual, a dianteira tem uma grande grade com as quatro argolas, símbolo da marca, em destaque. A placa aparece logo abaixo.
O para-choque tem entradas de ar nas laterais. Os faróis embutidos avançam para os para-lamas.
As laterais têm área envidraçada grande e vincos acima das maçanetas que cortam o carro de ponta a ponta. Os vincos também aparecem na parte inferior das portas.
A traseira tem o vidro inclinado, a ponta da tampa ressaltada. As lanternas invadem a tampa, no centro as quatro argolas, para-choques com refletores e ponteira do escapamento com duas saídas.
O interior utiliza quadro de instrumentos com grandes conta-giros e velocímetro analógico, no centro as informações digitais do computador de bordo, inclusive com a opção de velocidade digital e volante com comandos nas duas extremidades.
As saídas de ar são redondas, no centro a tela do sistema multimídia escamoteável.
O motor é o 1.4 TFSI com turbo e injeção direta de combustível, o qual aceita etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção.
Ele entrega tanto com álcool como gasolina potência de 150 cv entre 4.500 e 5.500 rpm e torque de 25,5 kgfm entre 1.500 e 5.500 rpm.
O câmbio é automático Tiptronic de 6 marchas, com a opção de trocas das marchas manuais na alavanca seletora ou nas aletas (shift paddles) atrás do volante.
A suspensão dianteira é independente tipo McPherson, na traseira eixo de torção, os freios são a discos nas quatro rodas.
A Audi tem tradição de fabricar veículos que privilegiam a esportividade, sem abrir mão do conforto para os ocupantes.
No A3 Sedan 1.4 TFSI Flex feito no Brasil, ela manteve esta tradição.
Ao entrar no carro percebe-se que se trata de um esportivo, pois o banco é baixo igual aos dos carros de competição.
Acomoda o motorista de maneira confortável, os ajustes são simples para encontrar o posicionamento coreto de dirigir.
Depois de acionar o botão de Start uma pequena parcela do ronco do motor invade a cabine, chamando o motorista para acelerar.
Não precisa aplicar muita força no pedal do acelerador para fazer o carro arrancar, um leve toque é suficiente e ele sai forte.
Desenvolve velocidade rapidamente, as marchas são trocadas sem trancos, o motorista esquece que o carro tem câmbio.
Abastecido com etanol, a média de consumo mostrada pelo computador de bordo foi de 7,5 km/litro na cidade e 10,5 km/l na rodovia, velocidade média de 110 km/h com o ar-condicionado ligado.
Construir o veículo com características de esportivo para rodar nas ruas e rodovias da Europa é fácil.
Difícil é encontrar um bom ajuste na suspensão que mantenha as características de esportividade, no caso mais dura, e também mais mole, ou seja, confortável para ultrapassar buracos, valetas, lombadas e tantas outras imperfeições do asfalto. A Audi conseguiu.
Apesar de utilizar eixo de torção na traseira (o A3 2.0L usa sistema independente na parte de trás), ele é muito estável.
Talvez em velocidades acima de 150 km/h, o que não é permitido em nossas rodovias, o motorista sinta algum desconforto ao entrar em uma curva mais fechada, o que pode ser compensado pelo sistema eletrônico de estabilidade. Em situações normais, velocidade máxima de 120 km/h elas atendem bem as necessidades.
Todos os sistemas de conforto e segurança, como o controlador de velocidade adaptativo, o qual você programa a velocidade e distância do veículo que vai na frente, depois só tem o trabalho de controlar o volante, pois o carro diminui e aumenta a velocidade sozinho, e o sistema que manobra o sedã para estacionar, funcionam com precisão.
Um carro que anda rápido tem que parar mais rápido ainda, sem oferecer risco aos ocupantes.
Neste quesito o A3 Sedan 1.4 TSI Flex é muito confiável, não prega sustos. A Audi acertou muito bem o carro para as condições encontradas no Brasil.
A versão de entrada do Audi Sedan 1.4 TSI Flex é a Attraction, tem preço sugerido de 106.990.
Traz de série 7 air bags (frontais e laterais na dianteira, de cortina e para proteção dos joelhos do motorista), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ar-condicionado, direção eletro-assistida, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de LEDs.
Tem ainda o sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante de quatro raios e alavanca de câmbio revestidos de couro, vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.
Sistema start-stop o qual desliga o motor quando o carro é imobilizado, como nos semáforos e congestionamentos, sistema de som MMI com alto-falantes, computador de bordo e conexão Bluetooth.
O freio de estacionamento tem acionamento elétrico e as rodas são de alumínio 16 polegadas.
Com acabamento Ambiente o custo é de R$117.990, além dos itens da opção Attraction tem a mais os sensores de luz e chuva e o volante multifuncional, também com acabamento de couro e comandos para trocas de marchas (shift paddles).
O para-brisa traz uma faixa superior cinza para reduzir a incidência dos raios solares.
As rodas são de alumínio, com cinco raios de 17 polegadas.
Entre os opcionais a Audi oferece o rádio MMI plus com sistema de navegação (R$ 14.000).
Pacote Design que inclui bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico Open Sky (R$ 14.000)
Pacote Assistance, para o Controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com câmera de ré (R$10.500).
Pacote Assistance Plus com Active Lane Assist, assistente para luz alta, Auto park com câmera de ré (realiza manobras de estacionamento), controle de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com display colorido e Keyless-go (R$ 20.000).
Audi A3 Sedan Ambiente
Motor: 1.4 Turbo FSI Flex
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.395 cm³
Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão
Potência: 150 cv (E/G) entre 4.500 e 5.500 rpm
Torque: 25,49 kgfm (E/G) entre 1.500 e 5.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades
Suspensões
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo de torção
Freios
Dianteiros e traseiros: A disco
Rodas: 17” 7,5J
Pneus: 225/45 R17
Dimensões
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Capacidades
Porta-malas: 425 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Custos de peças e serviços
Custos de peças e serviços Audi A3 Sedan 1.4 Flex
Amortecedor dianteiro: 1.253,83- cada
Serviço: R$ 972,00- 2 lados juntos
Lado esquerdo. R$ 540,00
Lado direito R$ 702,00
Amortecedor traseiro: 1.095,37- cada
Serviço: R$ 540,00- o par/ um lado R$ 324,00
Disco de freio dianteiro: R$ 795,48- cada
Serviço: R$ 189,00- par/ um lado R$ 135,00
Jogo de pastilhas dianteira: R$ 1.054,03
Serviço: R$ 189,00- jogo
Disco de freio traseiro: R$ 691,32 – cada
Serviço: R$ 324,00- par/ um lado R$ 270,00
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 718,48
Serviço: R$ 324,00- jogo
Óleo / litro: R$ 87,52
Serviço: R$ 189,00
Filtro de óleo: R$ 78,07
Serviço: R$ 54,00
Filtro de ar: R$ 187,62
Serviço: R$ 54,00
Filtro anti-polén: R$ 191,08
Serviço: R$ 81,00
Vela: 155,88- cada
Serviço: R$ 189,00- jogo