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Avaliação: Hyundai HB20 2013
Motor de três cilindros, duplo comando variável, corrente de comando, bomba de óleo em alumínio são alguns dos itens utilizados no compacto da Hyundai fabricado no Brasil
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Em setembro de 2012, o mercado brasileiro conheceu o primeiro modelo da Hyundai fabricado na unidade produtiva de Piracicaba, interior de São Paulo.
O HB20 chamou a atenção, pois chegou com design de linhas agressivas, em dimensões ele tem comprimento de 3.900 mm, sua largura é de 1.680 mm, com distancia entre-eixos de 2.500 mm, e altura de 1.470 mm. O porta-malas recebe até 300 litros e pode chegar a 900 litros com os encostos traseiros rebatidos e o tanque de combustível tem capacidades de 50 litros.
A versão de entrada traz uma nova proposta de motorização. É equipado com um propulsor 1.0L de 3 cilindros, 12 válvulas e comando de válvulas variável (CVVT). Chamado de Kappa é montado em um bloco de alumínio, trabalha com 12,5 de taxa de compressão.
Nesta avaliação do Hyundai HB20 2013, vale comentar que a cilindrada do motor té de 998 cc, entrega potência de 75 cv abastecido com gasolina e 80 cv ao usar etanol, disponíveis a 6.200 rpm. O compacto propulsor tem torque de 9,4 kgfm (G) e 10,2 kgfm (E) a 4.500 rpm. “Para trocar o filtro de ar, velas, correia Poly V, correia da direção hidráulica e a junta da tampa de válvulas o processo é simples e não exige o uso de ferramentas especificas deste carro”, avalia Ney da Mecânica Opcar.
Roberto Montibeller do Centro Automotivo High Tech, concorda com o colega de profissão e acrescenta, “as correias do alternador e direção hidráulica tem regulagem, o alternador é fácil de acessar, assim como o compressor do ar condicionado, a bomba da direção hidráulica e bomba d’água”, fala ele.
A bomba de óleo é feita em alumínio e isso exige atenção, “é preciso usar a especificação de fábrica para esticar a correia, se passar pode prejudicar o componente”, avisa Ney.
O comando de válvulas variável utiliza corrente no lugar da correia sincronizadora, “caso seja necessário substituir a corrente é preciso ter a ferramenta especifica para travar o comando”, explica Ney.
Completa o trem o força a transmissão manual de cinco velocidades, “o espaço de acesso ao câmbio é bom, não há dificuldades para retira-lo se for necessário realizar reparos”, avalia Montibeller.
O compacto da Hyundai tem freio dianteiro que usa discos ventilados, já na parte traseira usa tambor, em ambos os casos não é necessário ferramentas especiais ao realizar troca de componentes, “o sistema foi projetado para facilitar a manutenção, tanto que para trocar as pastilhas não é necessário desconectar os sensores do ABS, já ao reparar o módulo é preciso cuidado com as roscas de fixação para não espanar”, argumenta Ney.
O sistema de suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com amortecedores hidráulicos e na traseira tem travessa deformável, “os pivôs dianteiros podem ser substituídos sem trocar as bandejas, os amortecedores da frente e de trás não oferecem dificuldades, o que faz do HB20 uma carro rápido para realizar manutenções e trocas de itens”, relata o diretor do Centro Automotivo High Tech.
A opção Comfort do HB20 tem preço sugerido de R$33.295, traz de série direção hidráulica, ar-condicionado, ajuste de altura para o banco do motorista e airbag duplo frontal, aerfólio traseiro, rodas de ferro 14 polegadas com calotas e faróis de máscara negra. Com Pack Plus custa R$35.295 , tem a mais vidros e travas elétricas, alarme e chave com telecomando. Já ao optar pelo Pack Style, o preço sugerido é de R$39.395, neste caso vem com freios ABS, faróis de neblina, regulagem de altura e profundidade do volante, rodas de liga leve 14 polegadas e rádio com entrada para iPod, USB e auxiliar.
Colaborou: Hyundai Motor Brasil
Ficha técnica Hyundai HB 20 1.0L 12V
Motor
Denominação: Kappa
Posição: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 998 cm³
Número de cilindros: 3
Número de válvulas: 12
Comando válvulas: DOHC CVVT
Sistema de injeção: Eletrônica
Potência: 80 cv (E)/ 75 cv (G) 89 cv (G)/ 93 (E) a 6.200rpm
Torque: 10,2 (E)/ 9,4 (G) a 4500rpm
Transmissão: Manual, 5 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Hidráulica
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Dimensões
Comprimento: 3.900 mm
Distância entre-eixos: 2.500 mm
Largura: 1.680 mm
Altura: 1.470mm
Capacidades
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 300 litros/ 900 litros (banco rebatido)
Custos de peças e serviços
Amortecedores dianteiros: R$ 408,70- par
Serviço: R$ 225,00
Amortecedores traseiros: R$ 319,34- par
Serviço: R$ 105,00
Discos de freios dianteiros: R$ 326,80- par
Serviço: R$ 105,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 153,24
Serviço: R$ 75,00
Lonas de freios traseiras: R$ 193,31 (2 pares)
Serviço: R$ 135,00
Óleo: R$ 29,00- litro
Serviço: R$ 75,00
Filtro de óleo: R$ 18,22
Serviço: R$ 75,00
Filtro de ar: R$ 17,50
Serviço: R$ 30,00
Filtro de combustível: R$12,00
Serviço: R$ 105,00
Filtro anti-polén: R$ 48,92
Serviço: R$ 30,00
Velas: R$ 35,64 (conjunto 3 unidades – motor 1.0)
Serviço: R$ 60,00
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