Sedã chinês Jac J3 Turin S com motor 1.5L oferece visual moderno, conforto aos ocupantes, porta-malas de 490 litros e desempenho compatível para o porte do modelo
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: AA Imagem
Em abril de 2014 a chinesa Jac Motors passou a comercializar no Brasil o J3Turin S Jet Flex. O carro recebeu visual esportivo, faixas laterais decorativas e rodas com desenhos exclusivos para a versão.
Tem comprimento de 4.155 mm, para uma distância entre os eixos de 2.400 mm. Sua largura e de 1.650 mm e altura de 1.465 mm.
O porta-malas recebe até 490 litros, sem rebater os bancos e o tanque de combustível tem capacidade para 48 litros.
No interior, costura no volante, bancos, coifa do câmbio e a iluminação do painel em cor vermelha, pedais e soleiras em alumínio.
O J3S Turin utiliza motor 1.5L que entrega potência de 125 cv (G)/127cv (E) a 6.000 rpm. O torque é de 15,5kgfm (G)/15,7kgfm (E) a 4.000 rpm. Este propulsor usa comando VVT (Variable Valve Timing- Comando Variável de Válvulas).
No propulsor, o sistema de auxilio para a partida a frio não tem tanquinho de gasolina. A flauta de alimentação do sistema de injeção de combustível, comparada ao movido a gasolina é maior e mais alta, isso para acomodar os bicos injetores que são pré-aquecidos quando abastecido com etanol, eles trabalham em conjunto com a nova central eletrônica.
O câmbio é manual de 5 velocidades e os pneus 185/60 R15, as rodas são em liga de alumínio 15 polegadas.
Na dianteira suspensão independente, tipo McPherson com molas helicoidais, a traseira é independente Dual Link. Os freios dianteiros são a discos ventilados, os traseiros a tambor com sapatas auto-ajustáveis.
Na oficina
AutoAgora levou o sedã esportivo da Jac Motors até a Mecânica Opcar, oficina localizada na rua Sava, 45, Moinho Velho, Zona Sul de São Paulo. Odair Sapucaia Batista, conhecido como Ney, avaliou as condições de reparabilidade do modelo.
“No cofre o espaço é bom, permite acesso fácil aos principais itens que necessitam manutenção, não há necessidade de ferramentas especificas do carro para substituir velas, correias, filtros de ar e combustível. Caso seja necessário retirar o coletor de admissão, ou o escapamento, os parafusos são todos torque”, avalia.
E complementa, “o sistema de arrefecimento não tem o reservatório de expansão, por isso a tampa do radiador deve ser verificada nas revisões, caso seja necessário trocá-la ficar atento à especificação. Ele utiliza corrente sincronizadora, e é bem simples para trabalhar”.
Ney também não encontrou dificuldades ao analisar as suspensões, como se trata de sistema independente na traseira é necessário o alinhamento.
Os freios também não geram dificuldades, porém ele avisa que é necessário ter atenção com o fluido de freio, “caso aconteça de baixar o nível do fluido, ele não pode ser completado, pois atua também na embreagem hidráulica, o processo correto é o de avaliar todo o sistema, certificar-se de que não há vazamento e depois substituí-lo”.
Impressões ao dirigir
O J3S Turin é um sedã compacto com muitas qualidades. A começar com o espaço, tanto para o motorista como passageiros, inclusive do banco traseiro.
Painel de instrumentos com boa visualização, porém um pouco escuro, conta-giros, velocímetro, marcador de temperatura e combustível mecânico. No centro display digital com as informações do odometro.
A potência e torque do propulsor 1.5 atendem as necessidades de um veículo deste porte. Tem bom arranque, desenvolve velocidade facilmente, sem ter que pisar muito no acelerador. O câmbio é preciso os engates são fáceis e sem ruídos.
Enfrenta facilmente as subidas, mesmo com o ar-condicionado ligado. E na rodovia, mantém velocidade constante de 110 km/h sem aquela sensação de forçar o motor.
A versão esportiva do J3 está bem acertada, entrega conforto e performance.
Preços e equipamentos
O J3 Turin S traz de série, direção hidráulica, ar-condicionado, CD MP3 player com USB, sensor de estacionamento, volante revestido em couro e comandos multi-função, regulagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das portas, alarme anti-furto, bancos em Black Fabric, ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, luz de leitura, entre outros itens. O preço sugerido é de R$ 44.490 com garantia de 6 anos.
Colaboraram: Jac Motors e Mecânica Opcar
Ficha técnica
Jac J3 Turin S
Motor
Posição: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 1.499 cm³
Número de cilindros: 4
Número de válvulas: 16
Potência: 125 cv (G)/ 127 cv (E) a 6.000 rpm
Torque: 15,5kgfm (G)/15,7kgfm (E) a 4.000 rpm
Transmissão: Manual, 5 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência hidráulica
Suspensão
Dianteira: Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora Traseira: Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais
Freios
Dianteiros: Dianteiro a disco ventilado
Traseiros: Tambor com sapatas auto-ajustáveis
Dimensões
Comprimento: 4.155 mm
Distância entre-eixos: 2.400 mm
Largura: 1.650 mm
Altura: 1.465 mm
Capacidades
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 490 litros
*Custos de peças
Farol dianteiro direito: R$ 957,80
Retrovisor externo direito: R$ 525,75
Pára-choque dianteiro: R$ 1.083,57
Lanterna traseira direita: R$ 482,10
Jogo de amortecedores: R$ 1.610,86
Pastilhas de freios dianteiro: R$ 286,39
Filtro de ar: R$ 61,73
Filtro de óleo: R$ 46,44
Filtro de combustível: R$ 38,63
Filtro de ar do evaporador: R$ 257,62
*Divulgado pela Jac Motors