O veículo familiar com capacidade para 7 ocupantes recebeu motor Jet Flex, a performance melhorou em relação ao movido a gas, olina
Por: Edison Ragassi/ Fotos: AutoAgora Imagens
Comercializado no Brasil desde agosto de 2010, o monovolume J6 é fabricado pela chinesa Jac Motors. O modelo familiar tem configuração de bancos, para 7 ocupantes.
Em 2013 a empresa fez um facelift no carro, assim ele recebeu novos faróis, os pára-choques dianteiro e traseiro e grade foram redesenhados, ganhou lanternas bipartidas horizontais.
No interior, o painel de instrumentos e as laterais de portas foram reestilizados.
As dimensões do monovolume chinês são de 4.550 mm de comprimento, 1.775 mm de largura, altura de 1.660 mm e distância entre os eixos de 2.710 mm.
O porta-malas oferece capacidade volumétrica de 720 litros, ao rebater os bancos chega a 2.200 litros e a versão de 7 lugares ainda comporta 198 litros com todos os assentos em posição de uso.
Até 2014, o propulsor era movido a gasolina, 2.0L DOHC 16V, com potência de 136 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 19,1 kgfm a 4.000 rpm. No ano passado, o propulsor ganhou tecnologia Jet Flex, passou a beber, etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção. O sistema não utiliza o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Sua potência é de 155 cv (G)/ 160 (E) a 5.500. E o torque é de 19,6 kgfm (G)/ 20,2 kgfm (E) a 4.000 rpm. Completa o trem de força, a transmissão manual de cinco marchas.
Na dianteira e traseira, o veículo chinês usa suspensão independente, tipo McPherson e Dual Link. Os freios são a disco nas quatro rodas.
Impressões ao dirigir
O J6 é um carro espaçoso, a posição do banco do motorista é semelhante a da poltrona na sala de casa. Não há dificuldades para encontrar uma posição confortável.
O painel de instrumentos é amplo, porém a iluminação é deficiente. Durante o dia, mesmo com o sistema que ilumina o painel com as luzes desligadas ele deixa a desejar. Já de noite atende as necessidades.
Ao comparar o desempenho do motor Jet Flex com o anterior movido a gasolina, melhorou muito. O J6 avaliado nesta matéria estava abastecido com 100% de Etanol, o que fez ele ganhar torque, isso deixou o monovolume com melhor arranque e retomadas. Com os cavalos a mais o carro ficou mais consistente. O câmbio é bem sincronizado, sem trancos ao trocar as marchas.
E a calibragem da suspensão atende as necessidades de um veículo deste porte. Enfrenta bem curvas e passa de maneira macia em valetas e lombadas. Mas é preciso ficar atento com as valetas, pois ele pode raspar no solo.
Em reparabilidade, ou seja, quando você levar a uma oficina para realizar algum reparo, as condições são as mesmas da versão anterior. No motor algumas mudanças, como, a inclusão de bobinas individuais nas velas e o sistema que aquece os bicos injetores quando o carro está abastecido com 100% etanol, não interfere no processo. Vale ressaltar que é necessário alinhar também a suspensão traseira, pois é do tipo independente.
O Jac J6 é equipado com trio elétrico, sistema de som, ar-condicionado digital, air bag duplo, freios ABS, pneus 205/55 aro 16”, a versão de entrada para 7 ocupantes tem preço sugerido de R$ 64.990. Com rodas de liga leve 16 polegadas custa R$ 66.990. Com rodas personalizadas, bancos em couro e protetor de cárter sai por R$ 68.990.
Colaboraram: Jac Motors do Brasil
Ficha técnica Jac J6
Motor
2.0 DOHC 16V Jet Flex
Tipo de motor: 4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico: 1997 cm³
Comando de válvulas: DOHC 16V
Taxa de compressão: 10:1
Potência máxima: 155 cv (G) / 160 cv (E) a 5.500 rpm
Torque máximo: 19,6 kgfm (G) / 20, 2 kgfm (E) a 4.000 rpm
Transmissão
Manual de 5 Velocidades
Suspensão dianteira
Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão traseira
Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais
Freios
Dianteiro a disco ventilado e traseiro a disco sólido com ABS e EBD
Pneus
205/55 R16
Rodas
Aço ou liga leve
Dimensões
Largura: 1.775 mm
Altura: 1.660 mm
Comprimento: 4.550 mm
Entre eixos: 2.710 mm
Peso em ordem de marcha: 1500kg
Porta-malas: 720L (5 lugares)/ 2.200L (com todos os bancos rebatidos)/ 198L (7 lugares)
Tanque de combustível: 68L
Custos de peças e serviços
Jac J6
Amortecedor dianteiro: 384,19- cada
Serviço: R$ 270,00
Amortecedor traseiro: R$ 347,92- cada
Serviço: R$ 360,00
Disco de freio dianteiro: R$ 414,68- cada
Serviço: R$ 180,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 374,01
Serviço: R$:90,00
Disco de freio traseiro: R$ 487,85- cada
Serviço: R$:180,00
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 413,80
Serviço: R$ 90,00
Óleo/ litro: –
Serviço: R$ 30,00
Filtro de óleo: R$ 33,47
Serviço: R$ 15,00
Filtro de ar: R$ 53,21
Serviço: R$ 15,00
Filtro de combustível: R$ 31,93
Serviço: R$ 20,00
Filtro anti-polén: R$ 95,35
Serviço: R$ 10,00
Vela: R$ 31,21- cada
Serviço: R$ 50,00