Modificações visuais, OnStar, My Link de segunda geração, são algumas das novidades incorporadas no sedã compacto da Chevrolet
Por: Edison Ragassi/ Fotos: AA Imagens- Divulgação
No inicio de dezembro, a Chevrolet lançou o novo Cobalt 2016. O modelo chegou ao mercado brasileiro em 2011, como parte das comemorações dos 100 anos de existência da marca Chevrolet. A proposta é de oferecer um sedã compacto, com avantajado espaço interno e de porta-malas, sem custar os valores cobrados por um modelo médio.
Nesta remodelação, os designers optaram por imprimir visual mais requintado. Na dianteira o capô é novo, com vincos superiores, na grade duas aberturas e o logo Chevrolet no centro. Comparado a versão anterior, os faróis estão mais afilados e trazem uma armação cromada na parte interna. Ela demarca a área específica das lâmpadas, os projetores passaram a ser de dupla parábola. No para-choque vincos, novas molduras nas lâmpadas auxiliares e entrada de ar inferior. A inspiração veio do sedã grande Malibu comercializado nos Estados Unidos.
A traseira, os designers adotaram linhas curvilíneas nas lanternas que avançam a tampa do porta-malas, a qual foi redesenhada. Para dar um toque de esportividade, incluíram um aerofólio na parte superior.
As laterais permanecem com vincos acima das maçanetas, eles avançam a carroceria desde a região dos faróis até as lanternas, também há vincos inferiores nas quatro portas.
Os toques de requinte foram incluídos no interior, com os novos materiais , os painéis das portas foram reprojetados. As opções de cores são bicolor, de acordo com o acabamento. Mudaram o formato e posicionamento dos puxadores e comandos dos vidros elétricos.
O quadro de instrumentos permaneceu com o velocímetro digital, o desenho é inspirado nos utilizados em motos.
O Cobalt 2016 traz a nova geração do sistema multimídia MyLink, com os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay, que permite espelhar o smarthphone ou tablete na tela do painel.
E o OnStar, o qual oferece vários serviços como encontrar uma rota, reservar ingressos para teatro, shows, restaurantes, entre outros, através de uma central com atendentes treinados para auxiliar em várias situações.
Em dimensões, o novo Cobalt tem comprimento de 4.481 mm, a distância entre os eixos é de 2.620 mm. A largura carroceria é de 2.005 mm e altura de 1.523 mm. No porta-malas a capacidade volumétrica é de 563 litros e o tanque de combustível recebe até 54 litros.
Entre os equipamentos de série o sedã tem ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico das travas, portas e vidros. A chave é tipo canivete com controle remoto de abertura das portas e tampa do porta-malas, os bancos e volante são com regulagem de altura. As rodas são de 15 polegadas e os pneus 195/65 R15.
O propulsor 1.8L entrega 108 cv (E)/ 106 cv (G) a 5.400 rpm e torque de 17,1 kgfm (E)/ 16,4 kgfm (G) a 3.200 rpm.
Impressões ao dirigir
AutoAgora avaliou a versão Elite, topo de linha com transmissão automática. Logo ao entrar, a sensação é de estar em um carro de porte maior.
Fácil de regular e ajustar banco e volante e chegar ao posicionamento ideal. O painel oferece excelente visualização, destaque par o velocímetro digital com números grandes.
Ao arrancar o melhor é acelerar suavemente deixar ganhar velocidade progressivamente. No trânsito, anda e para, corresponde bem, não é necessário pisar de mais no acelerador, o que auxilia a economizar combustível.
A transmissão automática está bem escalonada, as mudanças ocorrem de maneira suave, não há trancos, o motorista não percebe as mudanças das marchas. Ao entrar na rodovia tem boa desenvoltura, sem forçar o pé direito, atingi os 110 km/h e estabiliza. As ultrapassagens são feitas sem susto, graças a boa retomada, o propulsor é elástico.
Quanto ao consumo, abastecido com etanol, o computador de bordo mostrou média de 7,5 km/litro na cidade e 10,5 km/litro na rodovia, como ar condicionado ligado. As suspensões estão bem calibradas, o que proporcionam conforto ao vencer valetas, buracos e lombadas e estabilidade até nas curvas mais acentuadas, sem jogar a traseira.
OnStar em ação!
Durante o período de avaliação do Chevrolet Cobalt, tive oportunidade de utilizar o OnStar. Em uma situação que pode ser corriqueira, estava na rua, recebi um telefonema, no qual pediram para ir ao cartório reconhecer firma de um documento — aliás, uma burocracia do nosso sistema legal que já poderia ter sido abolida faz tempo! –, porém, não foi passado o endereço do cartório. Não tive dúvida, acionei o botão do OnStar.
O atendente muito solista, não só passou o endereço, como orientou o melhor caminho para chegar ao local. Em outras solicitações, como filmes e peças em cartaz, restaurantes nas proximidades, entre outras, acertou em todas. As outras funções oferecidas, como acionar a seta, buzina, localização pelo smartphone, funcionam perfeitamenente.
É um serviço que vários aplicativos disponíveis oferecem, porém, nenhum destes aplicativos tem um ser humano do outro lado disposto a atender, conversar e expilcar.
Preços e equipamentos
A versão Elite do Chevrolet Cobalt tem preço sugerido de R$ 68.990. Vem com bancos de revestimento premium nas cores Brownstone e Jet Black e a assinatura do nome da versão, volante multifuncional e encosto de braços com costura pespontada.
Tem ainda, desembaçador elétrico do vidro traseiro, frisos cromados na região das saias laterais, sensor de chuva e crepuscular, rodas de alumínio desenvolvidas para o modelo. Sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis, ar condicionado, faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, controle de cruzeiro.
Multimídia MyLink de segunda geração, com conexão Bluetooth, entradas USB e Aux-in, função Audio Streaming, rádio AM/FM e sistema OnStar, entre outros.
Comparado ao carro lançado em 2011, a arquitetura e trem de força (motor/câmbio) não sofreram alterações, assim ele compartilha peças de reposição com o modelo vendido anteriormente, o que facilita ao realizar manutenções e revisões.
Colaborou: General Motors do Brasil e Grupo Carrera
Ficha técnica Chevrolet Cobalt 1.8 Econo.Flex Elite
Motor
Modelo: 1.8 Econo.Flex
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.796 cm3
Válvulas: 8
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 108 cv (E)/ 106 cv (G) a 5.600 rpm
Torque: 17,1 kgfm (E)/ 16,4 (G) a 3.200 rpm
Transmissão
Modelo: Automática, de 6 velocidades com Active Select
Suspensões
Dianteira: Independente, McPherson com braço de controle ligado a haste tensora, molas helicoidais, amortecedores telescópicos pressurizados estruturais e barra estabilizadora
Traseira: Semi independente, com eixo de torção, barra estabilizadora soldada no eixo traseiro, molas helicoidais e amortecedores pressurizados
Direção: Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Freios
Dianteiro: Discos ventilados (256 mm x 24 mm)
Traseiros: tambor (200 mm x 38,6 mm)
Rodas/Pneus
Rodas: 15 polegadas
Pneus:195/65 R15
Dimensões
Comprimento total: 4.481 mm
Distância entre eixos: 2.620 mm
Largura carroceria: 1.735 mm
Largura total: 2.005 mm
Altura: 1.523 mm
Capacidades
Porta-malas: 563 litros
Tanque de combustível: 54 litros
Custo de peças e serviços Chevrolet Novo Cobalt 1.8 Automático
Amortecedor dianteiro: R$ 1.250,00- par
Serviço: R$ 180,00
Amortecedor traseiro: R$ 386,00- par
Serviço: R$ 120,00
Disco de freio dianteiro: R$ 628,00- par
Serviço: R4 80,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 328,00
Serviço: R$ 40,00
Lonas traseiras: R$ 454,00
Serviço: R$ 180,00
Óleo/ litro: R$ 47,00
Serviço:———
Filtro de óleo: R$ 18,73
Serviço:——————
Filtro de ar: R$ 54,25
Serviço:—————
Filtro de combustível: R$ 34,52
Serviço:——————-
Filtro anti-polén: R$ 63,53
Serviço: R$ 120,00
Velas: R$ 51,12- jogo
Serviço: ————