Por: Edison Ragassi/ Fotos: AA Imagem
Em outubro do ano passado, a Hyundai Motor Brasil (HMB), lançou a linha 2016 do HB20.
O modelo, que chegou no mercado em 2012, é um veículo desenvolvido para o Brasil. Nesta atualização ganhou nova frente. A grade cresceu, passou a ser uma peça só, hexagonal com frisos cromados.
Nas laterais permaneceram os vincos, um que sai da lanterna traseira e vai até a metade da porta dianteira e outro que inicia na maçaneta até o para-lama dianteiro. Estes efeitos passam a impressão de que a frente é reabaixada e reforça o apelo esportivo do modelo.
A traseira tem vidro côncavo, vincos na parte superior e lanternas que invadem a tampa. O para-choque com refletores na cor do carro completa o conjunto.
No interior, o painel de instrumentos permaneceu com o mesmo desenho, o computador de bordo ganhou a função de aviso de manutenção, ele emite alerta visual, quando faltam 30 dias ou 1.500 km, para a próxima revisão programada. Além disso, mostra o hodômetro parcial A e B, autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média e tempo de condução. Os tecidos dos bancos foram renovados, assim como o material de acabamento das portas.
Com a linha 2016, a HMB trouxe as novas centrais multimídias blueMedia, com comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia, streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player, reprodução de fotos e vídeos, e nova banda de rádio FM a partir de 76.1 Mhz, a qual está disponível para a migração das emissoras que transmitem em AM.
O sistema traz tela LCD de 3.8 polegadas com iluminação em fundo preto e informações em branco. Nas versões Premium, o equipamento é compatível com o Car Link e Apple CarPlay para espelhar o smartphone.
O motor Gamma 1.6L recebeu atualização, as velas passaram a ser de irídio, os pistões e anéis de vedação foram retrabalhados para reduzir o atrito interno e evitar o atropelamento das válvulas em situações de sobregiro.
Aprimoraram o gerenciamento do alternador para privilegiar situações de baixa carga no motor. Também recebeu o sistema de partida a frio e-start, que elimina o tanque adicional de gasolina (tanquinho). Ele entrega potência de 128 cv (E)/ 122 cv (G) e torque de 16,5 kgfm (E) 16,0 kgfm (G).
Outra novidade da linha 2016 é o câmbio, tanto o manual como o automático são de 6 velocidades.
AutoAgora consultou o engenheiro automobilístico Paulo Aguiar Jr, diretor da Engin- Engenharia Automotiva, localizada na Rua Vitorino de Moraes, 330 – Chácara Santo Antonio, Zona Sul de São Paulo, sobre as condições de reparabilidade do compacto da Hyundai. “O HB20 é um carro que oferece boas condições para trabalhar.
Tem bom espaço no cofre do motor, o que faz ganhar tempo ao substituir as velas, correia de acessórios, entre outros itens”, fala ele.
O sistema de suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, a traseira tem travessa deformável, ambas com amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. “Os pivôs dianteiros podem ser substituídos sem trocar as bandejas, os amortecedores não oferecem dificuldades e não necessitam de ferramentas especiais”, avalia Paulo.
Os freios são à disco na dianteira e tambores na traseira, “são sistemas comuns, também de fácil verificação e manutenção”, afirma.
E para manter o HB20 com a melhor performance e preservar a vida útil do motor, Paulo recomenda, “não esqueça de fazer as revisões de acordo com o recomendado no manual, lembre-se que no caso de uso extremo (veículo que trafega no trânsito intenso, na terra ou que fica parado por longo período), a revisão deve ser realizada na metade do período ou quilometragem.
E também fique atento para a especificação do óleo do motor, no caso do HB20 é o 5W30, não utilize óleo com outra especificação, pois isso irá danificar o motor”, complementa.
O HB20 tem interior confortável fácil para encontrar o posicionamento correto. Os instrumentos do painel são de boa visualização e simples de utilizar os comandos colocados no volante.
O arranque é bom, desenvolve velocidade rapidamente, em situações onde enfrenta valetas, lombadas, o câmbio atua de maneira correta, troca a marcha no tempo certo.
E na rodovia as acelerações e retomadas não causam sustos, o motorista pode confiar que ele responde bem as necessidades.
Comparado ao modelo anterior que utiliza a transmissão automática de quatro marchas, o câmbio de 6 velocidades elevou a qualidade e desempenho do carro. Também influenciou no consumo.
A Hyundai entrega os modelos de teste para a imprensa abastecido com Etanol. Com a transmissão anterior, o computador de bordo mostrou média de consumo de 5,0 km por litro no uso urbano, enquanto que a versão avaliada nesta matéria chegou a 6,5 km/litro na cidade e 8,5 km/litro na rodovia.
Com transmissão automática de 6 marchas, o HB20 1.6L Comfort Plus tem preço sugerido de R$ 54.595. Traz de série: Vidros elétricos dianteiros e traseiros, chave tipo canivete com comando de travamento das portas, travamento automático das portas, alarme, maçaneta externa e retrovisores na cor da carroceria, retrovisores elétricos com luz indicadora de direção, calotas 15” e pneus 185/60 R15.
O Comfort Style custa R$58.545 e tem a mais: Volante com regulagem de altura e profundidade, detalhes cromados na maçaneta interna, botão do freio de mão e saídas de ar-condicionado, porta-óculos e alças de segurança, faróis de neblina com projetores, roda de liga leve 15”, quatro vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete, lanternas Clear Type.
E o Premium sai por R$ 61.545/ R$65.635 (banco de couro)/ R$65.635 (blueMedia e banco de couro). Nesta versão traz todos os itens das opções anteriores e ainda, acendimento automático dos faróis, sensores traseiros de estacionamento, banco traseiro bipartido 60/40, alarme volumétrico, volante e pomo de câmbio em couro, maçanetas externas cromadas, friso cromado nos vidros laterais, ar condicionado automático digital, retrovisores com rebatimento automático, faróis com projetor e Light Guide de LED e air bags laterais.
O HB20 caiu no gosto do consumidor brasileiro. Apesar do pouco tempo de mercado, disputa posição entre os mais vendidos.
Colaboraram: Hyndai Motor Brasil e Engin- Engenharia Automotiva
Motor
Denominação: Gamma
Posição: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 1.591 cm³
Número de cilindros: 4
Número de válvulas: 16
Sistema de injeção: Eletrônica
Potência: 128 cv (E)/ 122 cv (G) a 6.200rpm
Torque: 16,5 kgfm (E)/ 16,0 kgfm (G) a 4500rpm
Transmissão: Automática, 6 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Hidráulica
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Dimensões
Comprimento: 3.920 mm
Distância entre-eixos: 2.500 mm
Largura: 1.680 mm
Altura: 1.470mm
Capacidades
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 300 litros/ 900 litros (banco rebatido)
Amortecedor dianteiro: R$ 300,01
Serviço: R$ 198,00- cada lado
Amortecedor traseiro: R$ 262,71
Serviço: R$ 110,00
Disco de freio dianteiro: R$ 225,36
Serviço: R$ 154,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 216,00
Serviço: R$ 154,00
Lonas de freios traseiras: R$ 254,75
Serviço: R$ 198,00
Óleo / litro: R$ 75,90
Serviço: R$ 88,00
Filtro de óleo: R$ 21,58
Serviço: R$ 110,00
Filtro de ar: R$ 32,00
Serviço: R$ 44,00
Filtro de combustível: R$ 17,00
Serviço: R$ 44,00
Filtro anti-polén: R$ 60,00
Serviço: R$ 44,00
Velas: R$ 83,69
Serviço: R$ 88,00