Conheça a construção em detalhes, as impressões ao dirigir, condições de reparabilidade e custos de peças do suv fabricado no Rio de Janeiro
Por: Edison Ragassi/ Fotos:AutoAgora
Em abril do ano passado a Peugeot iniciou as vendas do utilitário esportivo 2008. O modelo é um veículo global, produzido na unidade de Porto Real (RJ).
O design é esportivo, com os faróis embutidos nos para-lamas o formato é o mesmo das garras do leão estilizado, símbolo da marca. No centro uma grade trapezoidal cromada, para-choque com a parte superior na cor do veículo e a inferior preta com luzes de neblina.
A lateral tem grande área envidraçada, barras no teto que reforçam o apelo esportivo. Vincos na região das maçanetas até as lanternas. As rodas são de liga-leve 16 polegadas e pneus 205/60 R16. Seu comprimento é de 4.159 mm, largura de 1.739 mm, para uma distância entre-eixos de 2.542 mm e altura de 1.583 mm.
A traseira utiliza aerofólio que sai do teto, vidro inclinado, as lanternas também no formato da garra, invadem as laterais com guias de luz em LED. Na região da placa, um ressalto e a parte inferior do para-choque é pintada na cor preta. A capacidade do porta-malas é de 355 litros.
O 2008 é oferecido com duas opções de motorização Flex 1.6L aspirado e 1.6 THP, com injeção direta de combustível e turbo igual a versão avaliada no AutoAgora. Sua potência é de 173 cv (E)/ 165 cv (G) a 6.000 rpm e torque de 24,5 kgfm (E)/ 24,5 kgfm (G) a 1.750 rpm. Com este motor só há opção de câmbio manual de 6 velocidades.
O utilitário esportivo da Peugeot tem suspensão dianteira do tipo Pseudo McPherson, é independente, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora. Na traseira travessa deformável, com barra estabilizadora e os mesmos tipos de molas e amortecedores da dianteira.
Os freios são a discos ventilados (283 x 26 mm) na dianteira e sólidos na traseira (249 x 9 mm). A direção utiliza assistência hidráulica.
Impressões ao dirigir
Ao entrar no carro nota-se que está em um veículo moderno. Causa boa impressão o volante abaixo do painel de instrumentos, a sensação é de conduzir um veículo de competição. O banco é confortável, fácil de ajustar para encontrar boa posição de dirigir.
Para sair da inércia, o câmbio tem engates macios e precisos. No arranque é lento, porém, desenvolve velocidade rapidamente. Bom também o acerto das suspensões, faz com que ultrapasse valetas, lombadas de maneira macia, sem incomodar os ocupantes.
Em situação de rodovia, o motor é bem elástico, o que transmite segurança ao realizar ultrapassagens, acelerar e desacelerar. O 2008 está bem acertado e chama a atenção por causa de seu design moderno, que remete a veículos futuristas.
Manutenção
AutoAgora levou o 2008 para avaliação na GPauto, Centro Automotivo localizado no Jardim Peri Peri, Zona Oeste de SP. Dirigido por Antonio Augusto, o Guto, ele fala sobre as condições de reparabilidade do modelo. “Este propulsor exige mais conhecimento técnico, pois utiliza injeção direta. Já no que diz respeito a substituição de velas, discos pastilhas, amortecedores, molas não há necessidade de ferramentas especiais, ou processos que interfiram na reparabilidade, o essencial é ter equipamento de diagnóstico atualizado para fazer a diagnose”.
Segundo Guto, o tempo médio para fazer a revisão do 2008 onde serão substituídos óleo, filtros, discos e pastilhas será de 4 horas.
Preço sugerido e equipamentos
O Peugeot 2008 versão Griffe 1.6 THP custa R$ 79.590, traz de série o ar-condicionado duas zonas, central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, navegação por GPS, aplicativo MyPeugeot, que permite transmitir via Bluetooth para o celular informações sobre autonomia e consumo, trajetos realizados, a última posição do veículo e o tempo que falta para a próxima revisão, alarme, sensor de estacionamento.
São 6 airbags, controle de velocidade, luzes diurnas em LED, vidros, travas e retrovisores elétricos. Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva), Grip Control (Controle de tração) com 5 modos de funcionamento (barro, areia, neve, normal, off) e teto solar panorâmico.
Colaboraram: Peugeot do Brasil
Ficha técnica Peugeot 2008 Griffe1.6 THP
Motor: 1.6 THP
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.6L
Potência: 165 cv (G)/ 173 cv (E) a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm (E/G) a 1.750 rpm
Alimentação: Injeção direta de combustível
Transmissão: Manual de 6 velocidades
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica progressiva
Suspensão
Dianteira: Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora
Traseira: Travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora
Freios
Dianteiro: Discos ventilados 283 x 26 mm
Traseiro: Discos sólidos 249 x 9 mm
Pneus: 205/60 R16
Rodas: Liga leve 16”
Dimensões/ Capacidades:
Comprimento: 4.159 mm
Largura: 1.739 mm
Altura: 1.583 mm
Entre-eixos: 2.542 mm
Tanque de combustível: 55 litros
Porta-malas: 355 litros
Custos de peças
Peças 2008 THP | Preço Público sugerido (R$) |
Amortecedor dianteiro (esquerdo) | 248,54 |
Amortecedor traseiro (preço x 2) | 487,72- cada |
Disco de freio dianteiro (kit) | 269,27 |
Disco de freio traseiro: | 538,53 |
Filtro anti-polén | 80,14 |
Filtro de ar | 71,30 |
Filtro de combustível | 28,47 |
Filtro de óleo | 47,56 |
Jogo de pastilhas dianteira | 256,52 |
Jogo de pastilhas traseiras | 304,58 |
Óleo (especificação)/ litro: (preconizado) | Quartz Ineo ECS 5W30, valor estipulado na revenda |
Vela: (jogo com 4 unidades) | 201,04 |