Modelo topo de linha da picape compacta VW, a Saveiro Cross cabine dupla traz o novo motor 1.6L 16 válvulas, controle de tração e estabilidade, entre outros equipamentos. Nesta avaliação, também, avaliação das condições de reparo ecustos de peças e serviços
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána- Divulgação
Em agosto do ano passado, a VW lançou a versão cabine dupla da picape compacta Saveiro. A opção topo de linha é a de apelo aventureiro denominada Cross.
O visual é típico dos fora de estrada, faróis com máscara negra, grade inferior na cor preta, com luzes de neblina nas duas extremidades.
Nas laterais, as caixas das rodas utilizam frisos pretos, ligados aos para-choques. A parte inferior da lateral têm um friso largo (borrachão) e as rodas são de liga leve, aro 15 polegadas com pneus 205/60 R15 de uso misto.
Já a traseira é retangular, com vinco superior na tampa, inscrição ‘Saveiro Cross’ em baixo, lanternas nas colunas e o para-choque é preto, no centro a cor do carro e a parte debaixo também em preto. Seu comprimento é de 4.511mm, distância entre os eixos de 2.753 mm, largura de1.898 mm e altura de 1.553 mm. Estas medidas proporcionam 500 litros de capacidade para carga na caçamba.
Motor de última geração
Na Saveiro Cross, a VW passou a utilizar o motor 1.6L 16 válvulas MSI, da família EA211. Ele tem quatro cilindros, bloco e cabeçote feitos de alumínio. Segundo a fabricante, comparado a um de mesma cilindrada com bloco em ferro fundido é 15 kg mais leve. Os cilindros têm 76,5 mm de diâmetro e 86,9 mm de curso.
Combinada a essa característica está a vela de ignição colocada em posição central, entre as válvulas de admissão e escape. As bielas possuem outro desenho, elas são 26% mais leves do que as convencionais, têm menor seção transversal e são guiadas no virabrequim (árvore de manivelas). Este por sua vez, tem menor quantidade de contrapesos e o diâmetro de seus mancais principais reduzido.
O peso total do componente foi reduzido, e proporcionou menores inércia e atrito. Duas válvulas são para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável, ela é contínua, com 50º de liberdade. A taxa de compressão é de 11,5:1, as válvulas são acionadas por balancins roletados (RSH, sigla para o termo alemão Rollenschlepphebel).
O cabeçote possui coletor de escape integrado, com refrigeração líquida. Há duas válvulas termostaticas, que gerenciam o sistema e permitem temperaturas diferentes para bloco e cabeçote. O conversor catalítico (catalisador), instalado logo na saída do coletor de escape, assim, a chamada fase fria dura menos e são reduzidas as emissões nesse estágio de funcionamento. Outras soluções implantadas foram a tampa do cabeçote que integra os eixos de comando (admissão e escape) e os cames de acionamento das válvulas, polia do virabrequim trioval.
Sistea e-flex de aquecimento do combustível, composto por velas aquecedoras que eliminam o tanquinho de gasolina para a partida a frio, a galeria de injeção é feita de material polimérico. Ele entrega potência máxima de 120 cv (E)/110 cv (G) a 5.750 rpm, o torque máximo é de 16,8 kgfm (E)/ 15,8 kgfm (G) a 4.000 rpm.
Opinião do reparador
Um propulsor construído com tecnologia moderna, econômico e potente, porém, não oferece dificuldades ao reparar, o que serve de parâmetro para projetar os custos de manutenção. Claudio Marinho Guedes, diretor da Autotoki, avalia que apesar dos avanços tecnológicos, ele é simples para trabalhar. “Não é difícil entender a construção e avaliar em caso de danos. Já os itens de substituição para a manutenção preventiva como velas, filtros e correias são de fácil acesso e não exigem ferramentas exclusivas”, fala ele.
Preparada para todo o terreno, a Saveiro Cross tem suspensão dianteira independente, tipo McPherson, A traseira é interdependente com braços longitudinais, na frente e atrás as molas e amortecedores têm carga especifica do modelo e o sistema utiliza barra estabilizadora.
Os freios são a discos nas quatro rodas, ventilados, diâmetro de 280 mm na frente e sólidos de 232 mm na traseira. O ABS, além do antitravamento das rodas, tanto no asfalto como na terra (off-road), tem as funções de controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), HHC (hill hold- controle de partida em rampa), BAS (Função adicional do sistema ESC, Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem), EDS (Elektronische Differenzialsperre – Bloqueio eletrônico do diferencial), ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência). “Também não há dificuldades para trocar amortecedores, molas, discos e pastilhas, e no caso de avarias no ABS, o importante é ter o equipamento de diagnose atualizado para realizar a leitura e identificar o problema”, explica Cláudio.
Impressões ao dirigir
Apesar de ter como base a arquitetura do Gol e Voyage, a VW desenvolveu uma cabine especifica para cada versão da Saveiro, isso é facilmente notado ao entrar na picape. O posicionamento de dirigir é interessante, o banco é baixo, lembra o de carros de competição, apesar de contar com ajuste de assento.
Excelente visualização do painel de instrumentos e o importante recurso, mostrador de velocidade digital. Em termos de tecnologia é bem servido, indicador de mudança de marchas, aviso para fechar os vidros com o ar-condicionado ligado, recurso que liga o pisca alerta quando ocorre uma frenagem brusca, entre outros.
Após acionar o motor, o ideal é arrancar de maneira suave e deixar desenvolver velocidade progressivamente. Bom também o escalonamento das marchas, elas engatam de maneira suave, sem trancos. A curva de torque do motor permite andar em quinta marcha com velocidade média de 80 km/h e o motor a menos de 2.000 giros.
Na cidade ela é confortável ao ultrapassar valetas e lombadas, mas um pouco do barulho dos pneus invade a cabine, situação normal para os compostos de uso misto. Mas é na rodovia, que ela mostra todas as suas qualidades. Excelente nas ultrapassagens e retomadas, deve-se ter cuidado com o pé direito, pois desenvolve velocidade rapidamente, é tão confortável que ao andar com velocidade média de 120 km/h, a sensação de estar a 60 km/h.
E em termos de consumo, surpreende. Na cidade, abastecida com gasolina, o computador de bordo mostrou média de 12 km/L e na rodovia, a 110 km/h, chega a 18 km/L. Uma picape compacta bem acertada, com muitas qualidades, assim podemos definir a Saveiro Cross cabine dupla.
A versão Cross da Saveiro é oferecida com o câmbio manual de 5 marchas, direção hidráulica, rodas de liga leve 6J X 15 com pneus 205/60 R15 de uso misto ao preço de R$ 66.620.
Colaboraram: Volkswagen do Brasil e Concessionária VW Caraigá- Morumbi
Ficha técnica
Saveiro Cross Cabine Dupla
Motor
Denominação: 1.6L MSI- família EA21
Posição: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 1.598 cm³
Número de cilindros: 4
Número de válvulas: 16
Taxa de compressão: 11,5:1
Potência: 120 cv (E) / 110 cv (G) a 5.750 rpm
Torque: 16,8 kgfm (E)/ 15,8 kgfm (G) a 4.000 rpm
Transmissão: Manual, 5 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência hidráulica
Suspensão
Dianteira: Independente, tipo McPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais
Traseira: Interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios
Dianteiros: Discos ventilados, diâmetro de 280 mm
Traseiros: Discos sólidos, diâmetro de 232 mm
Dimensões
Comprimento: 4.511mm
Distância entre-eixos: 2.753 mm
Largura: 1.898 mm
Altura: 1.553 mm
Capacidades
Tanque de combustível: 55 litros
Caçamba: 500 litros
Custos de peças e serviços Saveiro Cross Cabine Dupla
Amortecedor dianteiro: R$ 234,44- cada
Serviço: R$ 585,90
Amortecedor traseiro: R$ 195,77- cada
Serviço: R$ 94,50
Disco de freio dianteiro: R$ 234,44- cada
Serviço: R$ 585,90
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 480,52
Serviço: R$ 151,20
Disco de freio traseiro: R$ 141,10- cada
Serviço: R$ 189,00
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 302,12
Serviço: R$ 132,30
Óleo (5W40)/ litro: R$ 43,14
Serviço: R$ 113,40
Filtro de óleo: R$ 35,76
Serviço: R$ 56,70
Filtro de ar: R$ 32,64
Serviço: R$ 37,80
Filtro de combustível: R$ 19,66
Serviço: R$ 37,80
Filtro anti-polén: R$ 29,91
Serviço: R$ 37,80
Vela: R$ 13,16- cada
Serviço: R$ 94,50