Linha 2016 do compacto teto alto não sofreu alterações estéticas, a novidade fica por conta das centrais multimídias e o propulsor de 3 cilindros
Por: Edison Ragassi/ Fotos: AA- Divulgação
Em junho de 2015, a Volkswagen lançou no mercado nacional a linha 2016 do Fox, não alteraram o visual.
O carro permaneceu semelhante ao do Golf Geração 7 que foi implementado em 2014. Faróis inclinados, a linha cromada horizontal divide toda a frente do veículo.
As laterais têm vincos que cortam o carro de ponta a ponta, e molduras das caixas de rodas ressaltadas. Na opção Track, igual a avaliada no AutoAgora, barras no teto que reforçam a esportividade.
A traseira tem lanternas que avançam para a tampa do porta-malas, um vinco no centro, com para-choque na mesma cor da carroceria, a moldura da placa e a parte inferior em preto.
O painel interior conta com uma a peça plástica lisa e de material nobre. O quadro de instrumentos tem grafia que reforça a iluminação de LEDs brancos.
No comprimento o Fox 2016 tem 3.868 mm, largura de 1.904 mm, para uma distância entre os eixos de 2.467 mm e altura de 1.582 mm e a capacidade do porta-malas é de 270 litros.
A linha 2016 recebeu como opcional, as novas centrais multimídias com a tecnologia VW App Connect, ela reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Elas foram desenvolvidas globalmente, possibilitam espelhar a tela do celular na tela central do sistema de infotainment. Assim, a tela no painel do veículo repete o que é exibido na tela do celular.
É possível comandar o sistema pelo smarthfone e também o contrário. A conexão é feita via cabo pela entrada USB. As telas são de 6,33 polegadas sensíveis ao toque, coloridas, de alta resolução.
Quase todos os comandos podem ser executados sem tirar as mãos do volante, pois é operado pelas teclas do volante multifuncional ou por comandos de voz. É possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação por voz.
As teclas de atalho no volante do sistema I-System, também mostram na tela central no painel de instrumentos as principais operações de rádio, telefonia e navegação exibidas na tela do sistema de infotainment. Entre as funções o leitor de mensagens pelos alto-falantes e a facilidade de enviar um torpedo por voz.
Conta ainda com rádio AM/FM (o qual já é preparado par sintonizar as faixas estendidas de FM), leitor de CD, entrada SD-Card (no Discover Media são duas, uma para a navegação GPS, os mapas são atualizados pela VW sem custo), Aux in e porta USB. Esta tecnologia foi batizada de App Connect, ou seja, um único sistema para quase todos os smartphones.
Apesar de espelhar o smathpone, aplicativos do youtube, jogos, Waze, fotos, vídeos da memória do aparelho, não são acessados com o veículo em movimento, também não há módulo para captar sinal de TV, pois estão em desacordo com a legislação de trânsito.
Motor
A versão 2016 do Fox é equipada com motor 1.0L de 3 cilindros da família EA 211, o qual estreou no modelo Bluemotion e depois passou a ser utilizado no up! .
Ele entrega potência de 82 cv (E)/ 75 cv (G), o torque máximo é de 10,4 kgfm (E)/ 9,7 kgfm (G) a 3.000 rpm. Este propulsor flex não utiliza reservatório de gasolina (tanquinho) para auxiliar na partida a frio. O sistema possui velas aquecedoras na linha de combustível. Tem freio a disco na dianteira, tambores na traseira e direção com assistência elétrica.
O ar-condicionado e o volante global também são de série em todas as versões.
Impressões ao dirigir
Desde a primeira geração, lançada em 2003, o Fox deixou bem claro ao que veio: ser um veículo compacto, de características urbanas, porém com bom espaço interno para os ocupantes, tanto dos bancos dianteiros como dos traseiros. Passados 13 anos, ele não perdeu estas características. Banco confortável, ajuste preciso, instrumentos de painel fácil de visualizar.
A arquitetura eletrônica permiti ao motorista selecionar funções extremamente úteis como o velocímetro digital, indicador de mudança de marcha, consumo médio e instantâneo, entre outras.
Alavanca de mudanças das marchas macias e precisas, volante de boa empunhadura e sistema de direção bem calibrado, são algumas das qualidades do compacto de teto alto.
Mas o que impressiona é o desempenho do motor. Esperto no arranque, desenvolve velocidade rapidamente. As acelerações são constantes não perde o fôlego, a desenvoltura exemplar, tanto em condições urbanas como na rodovia.
Você só vai lembrar que se trata de um motor 1,0 litro, caso tenha que arrancar em 1° marcha na subida, mas se ele vier embalado não tem problema.
Bom também o trabalho feito no ajuste das suspensões é macio ao ultrapassar valetas, lombadas, buracos no asfalto e firme ao enfrentar as curvas de uma rodovia.
Abastecido com etanol, velocidade média de 50 km/h, com ar condicionado ligado, no ciclo urbano, o computador de bordo mostrou consumo medeio de 8,0 km/L. Na rodovia com o mesmo combustível, a média foi de 11 km/L.
Na oficina
AutoAgora levou o Fox Tech ao Centro Automotivo High Tech, localizado no bairro da Lapa, Zona Oeste de SP. Ele é dirigido por Roberto Montibeller, que analisou as condições de reparabilidade do carro. “Uma vantagem que facilita o reparador é que o amplo espaço do cofre do motor. Isso faz ganhar tempo ao realizar reparos e revisões, para o cliente, reflete em menor tempo na oficina e consequentemente no valor menor de mão de obra”, avalia.
Por tratar-se de um motor compacto e cofre amplo, o acesso a itens como velas, correias, motor de partida, alternador, filtros (ar, óleo e combustível) é facilitado. “Apenas em um dos coxins (no total são três) é necessário retirar a bateria para ter melhor acesso”, comenta ele.
Segundo Roberto, ao realizar as revisões recomendadas, o proprietário de um Fox 2016 não ficará com o carro parado durante muito tempo.
O Fox Track tem preço sugerido de R$ 46.290, é equipado com ar-condicionado, filtro de poeira e pólen e reciclo automático, vidros dianteiros elétricos de função one touch, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, abertura elétrica do porta-malas pelo logotipo, dois airbags, freios ABS/ EBD (distribuição eletrônica de frenagem), rack de teto longitudinal, sistema infotainment Media (R140G) com rádio AM/FM, bluetooth, MP3 player, e entradas USB, SD-Card e AUX-IN.
O sistema infotainment Composition Touch com Mirror Link touchscreen custa R$ 1.890,00 e o Discover Media com navegação e App-Connect sai por R$ 3.810,00.
Colaborou: VW do Brasil e Concessionária VW Green Automóveis- Nações Unidas
Ficha técnica
VW Fox Track 1.0L 3 cilindros
Motor
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Número de válvulas: 12, comando variável
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 82cv (E) / 75cv (G) a 6.250rpm
Torque: 10,4kgfm (E) / 9,7 kgfm (G) a 3.000 rpm
Alimentação: Injeção multiponto
Transmissão
Tipo: Manual, 5 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Suspensões
Dianteira: Independente, McPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais
Traseira: Eixo rígido, semi-independente e molas helicoidais
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Rodas/ Pneus
Rodas: 6J x 15 liga leve
Pneus: 195/55 R15
Dimensões/ Capacidades
Comprimento: 3.868 mm
Distância entre eixos: 2.467 mm
Largura: 1.904 mm
Altura: 1.582 mm
Porta-malas: 270 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Custos de peças
VW Fox Track 2016- 1.0L 3 cilindros
Amortecedor dianteiro: R$ 283,69- cada lado
Amortecedor traseiro: R$ 283,69- cada lado
Disco de freio dianteiro: R$ 283,50-cada lado
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 450,00
Lona traseira: R$ 253,30- jogo
Óleo / litro: R$ 44,00- CASTROL MAGNATEC 5W-40 VW508 88
Filtro de óleo: R$35,76
Filtro de ar: R$ 32,64
Filtro de combustível: R$ 19,66
Filtro anti-polén: R$ 32,80
Vela: R$98,40- jogo