Modelo topo de linha do hatch compacto é bem equipado, confortável ao dirigir, fácil de reparar e com preços de peças competitivos
Por: Edison Ragassi/ Fotos: AA
Entre as várias configurações disponíveis no mercado, a VW oferece o hatch compacto Gol na opção topo de linha Highline.
A dianteira tem faróis duplos com máscara escurecida, luzes de neblina na parte inferior do para-choque.
Nas laterais, lâmpadas repetidoras nos retrovisores, friso metálico inferior nas quatro portas e rodas de liga leve aro de 15 polegadas (Design Gobi) com pneus 195/55 R15.
Na traseira, aerofólio no teto, vinco na parte inferior da tampa do porta-malas, para-choque na cor do carro e uma faixa preta com refletores nas duas extremidades completam o conjunto.
Em dimensões, ele tem comprimento de 3.895 mm, distância entre os eixos de 2.465 mm, com largura de 1.898 mm e altura de 1.463 mm. No compartimento de cargas a capacidades é de 285 litros.
A parte interior tem painel com as saídas de ar redondas. Mostradores grandes e no centro, tela retangular que mostra as funções do computador de bordo.
Pelo equipamento o motorista visualiza o consumo médio, instantâneo, velocímetro digital, indicador de mudança de marchas, odometro parcial e total, entre outros.
O volante é multifuncional, nos comandos colocados nas extremidades é possível aumentar, diminuir o som, mudar a estação de rádio, atender ou rejeitar chamadas telefônicas do aparelho conectado por Bluetooth e acessar o computador de bordo.
Ele é equipado com motor 1.6L Total Flex de 101cv (G)/ 104 cv (E) a 5.250 rpm e torque de 15,4 kgfm (G) / 15,6 kgfm (E) a 2.500 rpm, o câmbio pode ser manual de cinco velocidades ou automatizado I-Motion.
A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais. Na parte traseira o eixo é rígido, semi-independente com molas helicoidais.
Os freios dianteiros utilizam discos ventilados e tambores traseiros.
Impressões ao dirigir
A primeira sensação ao entrar no Gol é de ter o carro na mão. Os ajustes de banco e volante oferecem posição confortável, que permite visualização total do painel, os retrovisores são de boa visualização.
Já o propulsor 1.6L é esperto, faz o carro sair da inércia de maneira rápida. Desenvolve velocidade facilmente.
Em condições urbanas, velocidade média de 50 km/h, em quinta marcha, o giro do motor mantém-se em 1.500 rpm. O consumo médio mostrado pelo computador de bordo, abastecido com etanol chega a 7,5 km/L.
Na rodovia, velocidade média de 110 km/h, o giro vai a 2.500 rpm. Nestas condições, o consumo chegou a 11 km/L, utilizando o combustível vegetal.
A calibragem das suspensões está bem acertada para as duas situações de uso. Passa fácil por lombadas, valetas, imperfeições do asfalto, sem desconforto para os ocupantes e é bem estável ao enfrentar as curvas de uma rodovia.
Na oficina
Edson Roberto de Ávila, conhecido como Mingau, diretor da Mingau Automobilística, localizada em Suzano (SP), avaliou para o AutoAgora, as condições de reparação oferecidas pelo VW Gol.
Ele fala que é um carro fácil para realizar os serviços. “O Gol tem as suas particularidades, é um carro conhecido no mercado, que evoluiu durante os anos. Atualmente quem for realizar serviços neste modelo precisa ter o equipamento de diagnose atualizado, pois ele ganhou tecnologia”, fala ele.
Esta observação acontece porque em 2012 a VW mudou a arquitetura eletrônica do Gol. Isso permitiu a inclusão do Comfort Blinker (com um leve toque indica a direção sem acionar a alavanca de seta), do ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), ao pressionar o pedal do freio de forma acentuada, aciona as luzes traseiras de maneira intermitente. Ao parar, as luzes de freio deixam de piscar e é acionado o pisca-alerta. Além disso, ampliou as informações fornecidas no computador de bordo. E foi adicionado um servo-freio de diâmetro maior (10 polegadas).
Segundo Mingau, “em uma revisão que seja necessária a substituição das velas, discos, pastilhas, lonas, amortecedores e molas, o tempo médio para realizar o serviço será de quatro horas”.
Equipamentos de série e preço sugerido
A versão Highline do VW Gol tem preço sugerido de R$ 53.790 com carroceria quatro portas. Ela traz, alerta sonoro de faróis acesos, freios ABS/ EBD, keyless (sistema de alarme com comando remoto), 4 alto-falantes e 2 tweeters, antena no teto, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade. A direção tem assistência hidráulica, os espelhos são elétricos e função tilt-down no lado do passageiro.
Vem ainda com park pilot (sensor de estacionamento traseiro), pedaleiras esportivas, vidros dianteiros e traseiros elétricos. O sistema de som tem rádio AM/FM, CD-Player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in.
Lançado em 1.980, o VW Gol figurou durante 27 anos seguidos como o carro mais vendido do Brasil.
Colaborou: Volkswagen do Brasil e Concessionária VW Green Automóveis- Nações Unidas
Ficha técnica
VW Gol1.6L Highline
Motor
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 8
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 104cv (E) / 101cv (G) a 5.250rpm
Torque: 15,6kgfm (E) / 15,4kgfm (G) a 2.500rpm
Alimentação: Injeção multiponto
Transmissão
Tipo: Manual, 5 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência hidráulica
Suspensões
Dianteira: Independente, McPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais
Traseira: Eixo rígido, semi-independente e molas helicoidais
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Rodas/ Pneus
Rodas: 6J x 15 liga leve
Pneus: 195/55 R15
Dimensões/ Capacidades
Comprimento: 3.895 mm
Distância entre eixos: 2.465 mm
Largura: 1.898 mm
Altura: 1.463 mm
Porta-malas: 285 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Custos de peças
Gol 1.6L High Line 2016
Amortecedor dianteiro: R$ 284,97- cada lado
Amortecedor traseiro: R$ 216,00- cada lado
Disco de freio dianteiro: R$ 283,50 cada lado
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 240,04
Lonas traseiras: R$ 253,30- jogo
Óleo (Castrol Magnatec 5W-40- VW508 88): R$ 44,00- cada litro
Filtro de óleo: R$ 35,76
Filtro de ar: R$ 32,64
Filtro de combustível: R$ 30,45
Filtro anti-polén: R$ 30,45
Vela: R$ 131,20- jogo