Biografia de Lewis Hamilton chega ao Brasil

Apagando o fogo com verdadeiros cavalos de potência
07/07/2025
Biografia de Lewis Hamilton chega ao Brasil

Biografia de Lewis Hamilton chega ao Brasil

Biografia de Lewis Hamilton chega ao Brasil. Isso mesmo, a Editora Vestígio anuncia o lançamento nacional de Sir Lewis, escrita por Michael E. Sawyer oferece um retrato inédito e profundo de Lewis Hamilton, o maior campeão da F1 em atividade.

Mais do que uma simples biografia esportiva e diferentemente de outras já publicadas, Sir Lewis mergulha na trajetória do piloto britânico. 

O gênio das pistas, o símbolo cultural e o ativista comprometido com causas sociais. A tradução é de Renato Marques.

Biografia de Lewis Hamilton chega ao Brasil

A obra adota o protagonismo de Hamilton em um esporte marcado historicamente pela branquitude, pela elitização e pela exclusividade.

É uma leitura sobre automobilismo, mas também sobre raça, classe, representação, poder e transformação social.

Biografia percorre a infância de Lewis Hamilton

Sawyer percorre os marcos da vida e da carreira de Hamilton, da infância no bairro operário de Stevenage, no Reino Unido, ao topo do automobilismo mundial, sempre acompanhado por seu pai, Anthony Hamilton, que investiu tudo para viabilizar os primeiros passos do filho no kart.

O autor destaca a formação ética e emocional de Hamilton, os desafios enfrentados como o único piloto negro da categoria e sua ascensão a um patamar de influência que extrapola o universo das corridas.

Biografia cita Ayrton Senna

A admiração de Lewis Hamilton por Ayrton Senna também ganha espaço no livro. O brasileiro foi não apenas uma inspiração para o jovem piloto britânico, mas um verdadeiro norte moral.

Em diversos momentos de sua carreira, Hamilton mencionou Senna como o piloto que mais o influenciou, tanto na pilotagem quanto na postura diante das adversidades.

Sir Lewis não poupa detalhes sobre os momentos cruciais da trajetória do piloto, como a parceria histórica com a Mercedes, a liderança vocal no movimento Black Lives Matter após o assassinato de George Floyd em 2020, a criação da fundação Mission 44 — voltada à inclusão de jovens negros e sub-representados no Reino Unido — e, mais recentemente, sua surpreendente mudança para a Ferrari.

Ao mesmo tempo, a narrativa evita a hagiografia fácil, lançando um olhar lúcido sobre as contradições e os dilemas enfrentados por Hamilton ao ocupar posições de poder e visibilidade global.

Além das pistas: símbolo cultural e ativista global

Hamilton é descrito no livro como o centro de uma nova órbita cultural, um arquétipo do “cosmopolitismo negro contemporâneo”.

Ao fundar a Hamilton Commission e a Mission 44, o piloto criou espaços institucionais para debater o racismo estrutural e propor soluções concretas para a inclusão de pessoas negras no setor automobilístico e tecnológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *