Anunciada no fim de fevereiro, a nova geração do BMW Série 5 chegou ao Brasil reforçando o conceito ‘Technology Openness’ de oferecer todas as possibilidades de sistema de propulsão para seus clientes. Após o lançamento do BMW i5, chegou a vez do BMW 530e chegar ao Brasil.
Visualmente, o modelo é similar ao BMW i5 e vem equipado de série com o pacote de design M Sport, reforçando a identidade da marca.
Na dianteira, a principal diferença está na grade, que ganha acabamento em aço escovado no seu contorno, como também o BMW Iconic Glow, que ilumina a área.
Leia mais: Novo Spin: Anti-SUV chega como monovolume com alma de perua
Por dentro, o cockpit do novo BMW 530e segue o design adotado na versão i5, com um número significativamente menor de botões em comparação com o modelo anterior.
O painel de instrumentos e a central multimídia são compostos pelo BMW Curved Display, uma incrível tela curva composta por uma tela de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia.
Há o BMW i5 com motorização 100% elétrica e, agora, o 530e, que une o motor a combustão com uma unidade elétrica, resultando em um híbrido plug-in.
Leia mais: Mitsubishi lança L200 Triton Sport Outdoor GLS
O modelo é equipado com um motor a gasolina de quatro cilindros em linha de 2.0 litros com tecnologia BMW TwinPower Turbo e, juntamente com a unidade de acionamento elétrico altamente integrada, gera uma potência máxima 299 cv.
Com um torque máximo de 450 Nm, o novo BMW 530e acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h e até 140 km/h no modo totalmente elétrico.
De acordo com o Inmetro, o BMW 530e tem um consumo de combustível equivalente no modo elétrico de 26,9 km/l na cidade e 28,6 km/l na estrada, uma média combinada de 27,3 km/l. O consumo energético do modelo é de 0,73 MJ/km, um dos mais eficientes do país.
Localizada na parte inferior da carroceria, a bateria do BMW 530e, agora maior em comparação com as gerações anteriores, tem capacidade energética utilizável de 19,4 kWh e o dobro de potência carregamento suportando 7,4 kW nos carregadores de corrente alternada.
O lançamento receberá dois carregadores de alta potência, sendo um carregador portátil, o Flex Charger, de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW para garantir a melhor experiência de recarga em casa e em viagens. Os carregadores possuem padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW. De acordo com o ciclo PBEV, o BMW 530e tem alcance de até 61 quilômetros em modo 100% elétrico.
O modelo também tem compatibilidade com o My BMW App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro, e ainda é possível acionar o 3D View.