O BMW Série 3 completa 45 anos. A primeira geração foi apresentada em julho de 1975, e permaneceu no mercado até 1983. O design da carroceria foi criado por Paul Bracq, ele trabalho como chefe de design da BMW entre 1970 e 1974. O engenheiro também criou outros carros, como o protótipo BMW Turbo que resultou no BMW M1.
Para fazer o primeiro BMW Série 3 ele se inspirou no BMW Série 5 (1972-1981), o que chamou a atenção foi a carroceria de duas portas e traseira bastante diferente do padrão adotado na época.
O primeiro BMW Série 3 tinha 4.355 milímetros de comprimento, 1.610 de largura, 1.380 de altura e distância entre-eixos de 2.563 mm, ou seja, um sedã esportivo compacto.
BMW Série 3 completa 45 anos. Na época que chegou ao mercado tinha o motor de quatro cilindros movido a gasolina. Estes motores permaneceram em linha até 1987. Eles eram baseados no M 10, o mesmo utilizado no Brabham de F1 pilotado por Nelson Piquet, o campeão mundial de 1983.
A primeira geração do BMW Série 3 foi lançada nas seguintes versões: 316 (com 90 cv), 318 (com 98 cv) e 320 (com 109 cv). Todos esses modelos usavam carburadores Solex. Se o cliente quisesse mais desempenho, poderia escolher o 320i, que utilizava um novo sistema de injeção responsável por elevar a potência a 125 cv. Na nomenclatura destes modelos, os dois últimos algarismos representavam a capacidade volumétrica do motor. Por exemplo, o 316 usava um motor 1.6L.
O BMW Série 3 foi o primeiro veículo deste segmento a incorporar um motor de seis cilindros em linha. Durante o Salão de Frankfurt de 1977, foram apresentados os novos modelos 320/6 e 323i.
O BMW 323i tinha um motor 2.3L, com injeção eletrônica, e potência de 143 cv. Por outro lado, o 320/6 utilizou o motor de seis cilindros 2.0L.
Já o ano de 1978 foi marcado por novos recursos na gama de motores. O 316 passou a usar o motor 1.8L de 90 cv, e o 318i lançou um sistema de injeção para que sua potência fosse aumentada para 105 cv. E em 1981, o BMW 315 entrou em linha como versão de entrada na gama e motor 1.6L com 75 cv.
Após seis anos de fabricação, em maio de 1981, saiu da linha de produção a milionésima unidade do BMW Série 3, tornando a linhagem então a mais vendida da história da fabricante alemã.
Em outubro de 2014 a produção nacional do BMW Group teve início na unidade produtiva de Araquari (SC), com a fabricação do BMW Série 3 na versão ActiveFlex. Desde então a produção nacional da família Série 3 foi expandida e, atualmente, são fabricadas em solo nacional as versões 320i GP, 320i Sport GP, 320i M Sport e 330i M Sport.
Além disso, também são comercializadas no país as versões 320i Sport, 330e M Sport (híbrido Plug-In) e M340i xDrive.
Por: AutoAgora.com.br/ Fotos: Divulgação