A BorgWarner fechou dois contratos importantes para o fornecimento de turbocompressores, como equipamento original (OE), para veículos da Europa e América do Norte.
A BorgWarner fechou dois contratos importantes para o fornecimento de turbocompressores, como equipamento original (OE), para veículos da Europa e América do Norte.
Na Europa, a empresa fornecerá turbo a gasolina para motor 1,0 litro que estará em veículos comerciais compactos e leves, tanto a combustão quanto híbrido.
A produção está prevista para se iniciar em agosto de 2027. Já na América do Norte, a BorgWarner foi escolhida para fornecer turbocompressores de alto desempenho para motores híbridos a gasolina de 3,0 litros.
“Estes negócios ressaltam nossa capacidade de conquistar mercados altamente competitivos, oferecendo soluções confiáveis e econômicas, além de compromissos de fornecimento de longo prazo”, diz Dr. Volker Weng, VP da BorgWarner Inc. e Presidente e Gerente Geral de Turbos and Thermal Technologies.
A tecnologia de turbocompressores com válvula de descarga da BorgWarner oferece uma solução robusta e eficiente, projetada para motores a gasolina de pequena cilindrada.
Ou seja, ela utiliza um mecanismo de válvula de descarga convencional para gerenciar a pressão de sobrealimentação, proporcionando desempenho consistente do motor e economia de combustível, sem a necessidade de melhorias complexas.
Modelo da BorgWarner se destaca pela durabilidade
O produto se destaca pela durabilidade excepcional, preço competitivo e disponibilidade a longo prazo — vantagens essenciais em um cenário de fornecedores em consolidação.
Fabricada nas instalações da BorgWarner em Rzeszów (Polônia) e Ramos (México), a solução apoia estratégias de produção localizadas e reforça o compromisso da empresa com a excelência operacional e a proximidade com o cliente.
Não é que eles voltaram? Conforme a Fenabrave, as vendas dos modelos 1.0 contemplados com IPI zero tiveram alta de 13% em julho diante de junho.
Pelo balanço, os 1.0 contribuíram para a alta em julho, que teve maior procura nos últimos dias do mês.
O programa Carro Sustentável estimula a produção de veículos mais leves, econômicos, movidos a energia limpa e com requisitos de reciclabilidade e segurança veicular.
Com a iniciativa, as montadoras reduziram os preços dos chamados modelos de entrada, em alguns casos, em até R$ 13 mil.
A função do turbocompressor nos carros 1.0 modernos é aumentar a potência e a eficiência do motor, compensando sua menor cilindrada.
Em resumo, ele permite que um motor pequeno entregue desempenho equivalente ao de motores maiores, mas com menor consumo de combustível e menos emissões de poluentes.
O turbocompressor utiliza os gases do escapamento — que normalmente seriam desperdiçados — para girar uma turbina conectada a um compressor.
Esse compressor injeta mais ar na câmara de combustão, permitindo que o motor queime mais combustível de forma eficiente, gerando mais potência.
Mais potência: um motor 1.0 turbo pode ter desempenho comparável a um motor 1.6 ou até 2.0 aspirado.
Menor consumo: o motor opera com eficiência mesmo em rotações mais baixas.
Menos emissões: queima de combustível mais controlada e eficiente.
Redução de peso: motores menores e mais leves ajudam na economia e no desempenho geral do veículo.
Essa tecnologia é uma das principais estratégias adotadas pelas montadoras para atender às exigências de eficiência energética e emissões, sem abrir mão de desempenho.