O Calendário Pirelli 2024, de Prince Gyasi, apresentado em Londres foi intitulado Timeless (“Atemporal”, em português). O documento artístico celebra todas as pessoas que Gauasi acreditou terem deixado sua marca.
“Não nascemos ‘atemporais’, mas nos tornamos”, diz o artista visual de Gana, explicando que seus temas, fotografados com as cores vivas e os contrastes nítidos que o tornaram famoso, são para ele “como super-heróis, mas ao mesmo tempo familiares”.
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Prince Gyasi é o mais recente entre os 39 artistas que participaram da criação de um Calendário Pirelli e seu trabalho marca a 50ª edição dos 60 anos de história do Calendário, de 1964 a 2024, levando em conta os anos em que não teve publicação.
Quando Prince Gyasi foi convidado para o Calendário Pirelli 2024, ele começou a pensar em quem gostaria que estivesse na edição.
“Todas as pessoas fotografadas foram capazes de reconhecer suas habilidades e se destacar. Elas encontraram seu potencial, mudando seus destinos. Isso é o que significa ser atemporal.”
“As pessoas que enfrentam desafios, não seguem o que a sociedade está pensando, não são influenciadas pela idade, fama ou dinheiro e desenvolvem seu próprio talento de maneira autêntica. Elas fazem coisas que parecem extraordinárias para muitos, mas que são normais para elas, e podem mudar seus destinos. Mesmo sem estar sob os holofotes, eles podem mudar a narrativa em seus campos ou fazer algo diferente e, por sua vez, inspirar outras pessoas.”
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O destaque do Calendário é Sua Majestade Otumfuo Osei Tutu II, Rei do histórico Império Ashanti da África Ocidental, e sua delegação real, fotografada no Palácio Manhyia sob o título de “Royalty” (Realeza). A atriz americana Angela Bassett representa “Altruistic” (Altruísta); a escritora Margot Lee Shetterly e a poeta Amanda Gorman são “The Blueprint” (O Projeto); e o artista contemporâneo ganense Amoako Boafo é “The Chosen One” (O Escolhido).
Gyasi planejou cada uma de suas imagens meticulosamente, compondo fotografias que mais parecem pinturas do que retratos. Ele escolheu cada pessoa com cuidado, elaborou a ideia do cenário e a projetou, antes que as renderizações fossem criadas e o cenário construído. Para a sessão de fotos do Calendário, o processo envolveu a criação de diversos elementos, desde um relógio derretendo até um coração vermelho gigante. “Eu sei como vou colocar o talento em minha tela”, diz ele. “Tudo é feito antes. Você sempre tem que pensar em um plano B, mas não gosto de fazer as coisas no momento, porque pode parecer um pouco confuso para mim.”
Com uma sessão de fotos em Londres, Gyasi optou por fazer uma segunda tomada em Gana para representar a cultura e os recursos naturais de seu país. “Gana é uma terra especial”, explica ele. “É a porta de entrada para a África, onde se pode encontrar de tudo: cacau, ouro, bauxita, petróleo… Eu queria levar a Pirelli para lá e revelar um novo mundo por meio de um Calendário que durará para sempre, talvez criando novas oportunidades de desenvolvimento.
“Depois de Botsuana, onde o Calendário Pirelli 2008 foi fotografado, é maravilhoso ir para outro país africano, descobrir sua cultura e conhecer as pessoas de lá. É o país mais pacífico da África. Acho que é um lugar especial e você sentirá sua energia quando estiver lá. Foi inspirador filmar lá no local e poder transmitir como o país funciona.
O site www.pirellicalendar.com oferece – para mais de 90 países e em 68 idiomas – fotos, áudio, vídeos e textos do Calendário Pirelli 2024. Os visitantes do site, após a cena inicial de um relógio explodindo, podem fazer uma viagem para dentro do “Timeless”, fotografia por fotografia, e explorar o projeto graças a um “guia” interativo com fotos dos bastidores, material detalhado e informações básicas.