Que a japonesa Honda atua em todas as frentes, isso você já sabe. É de moto à jato executivo, de robô à tantas outras coisas. Porém, o que ninguém sabia é que o primeiro caminhão da Honda com motor de CR-V já está pronto. Agora, assim como a Toyota que tem a Hino para atuar nos pesados, a Honda também terá um representante.
O conceito do caminhão Honda é interessante por alguns motivos, o primeiro deles é que a célula de combustível é a mesma do Honda CR-V e:FCEV, SUV fabricado no Michigan em parceria com a General Motors, construído em uma fábrica em Brownstown, Michigan, de propriedade de ambos os fabricantes.
O caminhão Honda usa três sistemas de células de combustível, cada um produzindo 80 quilowatts, totalizando 240 kW, ou 322 cv, enquanto a bateria é avaliada em 120 quilowatts por hora.
No entanto, o fabricante japonês não forneceu números de produção dos motores e nem previu quantas unidades do primeiro caminhão com célula de combustível serão produzidas.
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Por outro lado, as células são alimentadas por um tanque contendo 82 kh-H2 a aproximadamente 700 bar de pressão, o que equivale um alcance estimado de 640 km com 37 toneladas.
Desse peso total carregado, o caminhão responde por aproximadamente 13 toneladas, ficando o restante para 24 toneladas.
O perfil de atuação está em linha com o Tesla Semi, já que ambos os caminhões são usados para transportes intermediários, e não para transporte de longa distância, apesar de sua velocidade máxima ser de 112 km/h.
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O segundo aspecto interessante é que a marca não vende modelos Classe 8 no mercado norte-americano. Se este chegasse à produção, seria o primeiro. A empresa admite que está buscando ativamente colaborações comerciais e clientes para trazer essas soluções de células de combustível de hidrogênio para o mercado nos EUA, sendo a Peterbilt e seu Modelo 579 os primeiros a fazer uma parceria.