Campos do Jordão ganha museu com autos e obras de arte

Interlagos tem desfile de antigos antes da F1
01/11/2024
O visitante que passar pela 6ª edição do Encontro e Exposição de Carros Antigos do Campo de Marte poderá conhecer de perto carros militares que estiveram na Segunda Guerra Mundial
Exposição no Campo de Marte revive militares antigos
14/11/2024
Campos do Jordão ganha museu com autos e obras de arte

Campos do Jordão ganha museu com autos e obras de arte

O CARDE é um espaço em Campos do Jordão (SP) que usa o automóvel como personagem principal. O museu traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis representados fazem parte da trajetória do nosso País.

Campos do Jordão ganha museu com autos e obras de arte

São aproximadamente 100 veículos, expostos de forma rotativa, selecionados de acervos técnicos que conta com mais de 500 automóveis históricos.

CARDE contará a história do Brasil tendo os automóveis como fio condutor

CARDE contará a história do
Brasil tendo os automóveis como fio condutor

Carro, Arte, Design e Educação não só emprestaram suas iniciais para formar o acrônimo CARDE, mas também são os pilares que representam o que esse museu genuinamente é.

Um prédio, de seis mil metros quadrados, construído em um terreno de 200 mil m² no bairro Alto da Boa Vista, a 10 minutos do centro de Campos do Jordão.

Ambientes de museu em Campos do Jordão são divididos por temas

São ambientes imersivos, divididos conforme as décadas dos anos 1900, com fatos e histórias marcantes. Cada ambiente foi montado a partir de detalhado estudo histórico para somar referências de época. 

Há obras de artistas como Candido Portinari, Di Cavalcanti, José Zanine Caldas, Frans Krajcberg, Vik Muniz, Oswaldo Teixeira, Djanira da Motta e Silva, Agostinho Batista de Freitas, Heitor dos Prazeres, José Antônio da Silva, Niccolò Frangipane, Yutaka Toyota, entre outros.

Amaral Gurgel é homenageado no museu em Campos do Jordão 

A partir de uma visão inédita, no térreo, são nove salas temáticas, entre elas, a de Carros Governamentais, da História do Automobilismo Brasileiro e de Visionários Brasileiros, incluindo João do Amaral Gurgel e seus carros revolucionários para a época.

Na entrada, uma “câmara de descompressão” prepara o visitante para aguçar a análise crítica e se abrir às percepções. O saguão de entrada já quebra qualquer expectativa de um museu meramente automobilístico e define a proposta inovadora do CARDE.

A experiência começa por meio de um cenário onde um dos automóveis brasileiros mais raros, o Brasinca Uirapuru (1964), surge adornado com uma pintura indígena no topo de um cajueiro em metal, com folhagens de crochê. A trama de fios coloridos cobre todas as paredes do salão.

CARDE contará a história do Brasil tendo os automóveis como fio condutor

CARDE contará a história do Brasil tendo os automóveis como fio condutor. Veja o trator Lamborghini

Salas temáticas no térreo, divididas por períodos e fatos especiais

As salas do andar térreo são divididas em períodos históricos, nas quais os automóveis se misturam com os acontecimentos de cada período. Nessa narrativa, os objetos ajudam os visitantes a imergir nos fatos históricos surpreendentes. 

Entre os destaques está um Isotta Fraschini, importado da Europa, um dos carros mais luxuosos do mundo à época, com detalhes exclusivos. A unidade em exposição possui o número de identificação #810. Finalizada em 1925, ostenta desenho exclusivo assinado pela Carrozzeria Castagna, prestigiada encarroçadora milanesa. 

Campos do Jordão também recebe modelos de Adhemar de Barros

Outro modelo do CARDE que é um personagem da história é o Lincoln K, de 1938. O automóvel conta com carroceria especial Willoughby, de Utica, Nova Iorque. Somente cinco carros foram feitos neste ano e nesta configuração Touring de sete passageiros.

Encomendado pelo ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros, serviu de carro oficial em diversas visitas de chefes de Estado pelo Brasil, transportando, entre eles, Getúlio Vargas, Charles de Gaulle, a rainha Elizabeth II e o papa João Paulo II.

Para os amantes do automobilismo, há outra sala também muito especial. Com uma referência visual de um autódromo, apresenta três carros originais da equipe Willys, que dominou o automobilismo brasileiro nos anos 1960.

Evolução do design e tecnologia

Já no primeiro andar, a exposição “O Design e a Evolução da Forma e da Tecnologia” se destaca com foco no desenho automobilístico e na experiência por meio de tecnologias imersivas, como a Sala de Hologramas de Automóveis, na qual os visitantes poderão conhecer em detalhes todos os modelos à mostra no CARDE.

Simulador da Ferrari Testarossa

Entre as diversas experiências oferecidas pelo CARDE, destaca-se uma atração exclusiva para entusiastas do automobilismo: a oportunidade pilotar uma Ferrari Testarossa.

Totalmente restaurada e transformada em um simulador avançado, a Ferrari proporciona aos visitantes a emoção de pilotar em circuitos com uma tela imersiva de 09 metros de largura.

O simulador é um projeto único no mundo e permite uma experiência realista de controle e velocidade, transportando o público ao universo dos superesportivos.

 

Serviço

Abertura ao público: 28/11/2024

Fechado: terças e quartas-feiras

Ingressos: Promocional de inauguração por R$ 120,00

Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista,

Campos do Jordão – SP, CEP: 12.472-610

Site: www.carde.org

E-mail: contato@carde.org

Instagram: @carde.museu

Telefone: (12) 3512-3547

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *