Carro a hidrogênio de brasileiros vai competir em Indianápolis
Carro a hidrogênio de brasileiros vai competir em Indianápolis. Ou seja, o Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), projeto de extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, está se preparando para um novo desafio internacional.
Portanto, após um desempenho destacado na etapa nacional, a equipe embarca para a Shell Eco-Marathon Americas 2025 em Indianápolis, nos Estados Unidos.
Com isso, a equipe vai competir na categoria Urban Concept com um carro movido a hidrogênio verde produzido no Itaipu Parquetec.
A viagem acontece com um grupo de 12 alunos acompanhados pelos professores Fernando José Gaiotto (coordenador do projeto) e Antonio Marcos Massao Hachisuca (Shiro) (subcoordenador).
Em 2024, a equipe conquistou um feito histórico ao se tornar a primeira da América Latina a passar nas inspeções técnicas e colocar um veículo movido a hidrogênio na pista.
“A última vez que competimos nos EUA foi em 2012. Agora, temos um carro competitivo, robusto e com tecnologia embarcada. O veículo contará com telemetria em tempo real, permitindo maior controle e análise de desempenho”, afirma o professor Fernando Gaiotto.
A competição acontece de 2 a 6 de abril de 2025 no Indianapolis Motor Speedway. O desafio é percorrer 16 quilômetros em 35 minutos, superando a etapa brasileira em termos de distância e estratégia. “Estamos preparados para enfrentar esse desafio e conquistar um título histórico para o Brasil”, destaca Gaiotto.
A capitã da equipe, Giulia Demarchi, estudante de engenharia mecânica, compartilha o entusiasmo: “Nosso ritmo de preparação está intenso. Melhoramos o projeto em relação à etapa nacional e estamos confiantes de que podemos trazer um prêmio para a Unioeste e para o país.”
O carro foi desenvolvido nos laboratórios do Itaipu Parquetec, utilizando hidrogênio verde da Planta Experimental do Parque Tecnológico, implementada em 2011.
“O Centro de Tecnologias de Hidrogênio apoia o GCEE na aplicação da tecnologia de célula a combustível para competições. Além de fornecer o hidrogênio, auxiliamos na segurança e operação dos equipamentos”, explica Alexandre Leite, diretor de tecnologias do Itaipu Parquetec.
A Shell Eco-Marathon é uma competição global que desafia estudantes do ensino médio e universitário a projetar e construir veículos altamente eficientes. Em 2025, a competição completa 40 anos, incentivando a inovação e preparando os participantes para os desafios energéticos do futuro.