Carro com brasileiros fica preso em escadaria na Itália (Agência ANSA)
Carro com brasileiros fica preso em escadaria na Itália.
Um carro com três turistas brasileiros ficou preso em uma escadaria no centro histórico de Siena.
O local, fica na região italiana da Toscana, após o motorista seguir supostas indicações erradas do GPS.
O incidente ocorreu quando os viajantes tentaram descer da Via San Martino para o Vicolo dell’Oro, separados por uma escada com mais de 20 degraus.
Dois passageiros conseguiram descer do automóvel sozinhos, mas o motorista teve de ficar com o pé no freio até que os bombeiros chegassem e colocassem o veículo em segurança.
A Itália registrou pelo menos outros dois casos de invasões acidentais de carros em escadarias desde meados de junho: um deles ocorreu em Spoleto, na província de Perúgia; e o outro, na famosa escadaria da Piazza di Spagna, em pleno centro da capital Roma.
Ambos os incidentes renderam multas para os motoristas distraídos.
No coração da Toscana, a cidade medieval de Siena encanta não apenas por suas ruas de pedra e sua arquitetura gótica preservada, mas também pelas escadarias que moldam seu centro histórico.
Uma das mais notáveis é a escadaria do Duomo de Siena, que leva até o Facciatone, a fachada inacabada de um projeto de ampliação da catedral iniciado no século XIV.
Essa estrutura, que teve as obras interrompidas pela peste negra de 1348, permite hoje ao visitante uma vista panorâmica impressionante da cidade e das colinas toscanas.
Para alcançá-la, é preciso subir degraus de pedra que, além de conduzirem ao topo, transportam também à memória de um passado grandioso e interrompido.
A poucos passos dali, na célebre Piazza del Campo, outra escadaria discreta, mas simbólica leva ao Palazzo Pubblico, sede histórica do governo local.
É por ela que se acessa a Torre del Mangia, um dos campanários medievais mais altos da Itália. Essa escadaria já serviu de passagem para governantes e cidadãos por séculos, testemunhando a pulsação cívica de Siena desde a Idade Média.
Mas as escadas mais autênticas estão escondidas entre as ruas sinuosas e íngremes que ligam os 17 “contrade”, os tradicionais bairros de Siena.
Construída sobre três colinas, a cidade obrigatoriamente integra desníveis em sua malha urbana.
Assim, escadarias de pedra ou tijolos antigos, muitas vezes irregulares e desgastadas pelo tempo, guiam os moradores.