Utilitário esportivo inglês agora é vendido com mais uma opção de motor, permanecem os equipamentos para enfrentar qualquer tipo de terreno
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Marcos Camargo/ Divulgação
A Land Rover reuniu a imprensa especializada brasileira, dia 8 de junho, em Natal (RN) para lançar o Freelander 2 com motor diesel. Este propulsor 2.2L SD4 desenvolve 190 cavalos de potência e torque de 42,8 kgfm, disponíveis a 1.750 rpm.
A aparência de veículo requintado engana. Não que ele não seja requintado, pelo contrário, seu interior é muito confortável e repleto de equipamentos da mais alta tecnologia.
O que chama atenção não é visto por fora. Este SUV é equipado com sistema de tração integral permanente e diferencial traseiro Haldex. A transmissão automática de seis velocidades Aisin Warner AWF21 permite trocas manuais sequenciais.
Este conjunto oferece configurações para que o Freelander 2 trafegue com muito conforto e segurança em terrenos como asfalto, areia, terra/lama ou grama/neve. Para ajustar, basta girar o botão instalado no console.
Bem robusto e macio, o sistema de suspensão dianteiro é do tipo McPherson, na traseira usa um conjunto de tirante e barra estabilizadora. Os freios são a discos ventilados com 300 mm e sólidos na traseira de 302 mm. A direção é do tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica.
Alem do motor diesel, a linha 2011 do Freeelander 2 passou por uma renovação no design. Em comparação com a versão anterior, o para-choque dianteiro e a grade frontal sofreram modificações, assim como os conjuntos óticos traseiros e dianteiros que ganharam novo acabamento para maior nitidez, principalmente à noite e os faróis de neblina receberam nova moldura.
Todas as maçanetas de abertura das portas e do porta-malas agora são na cor da carroceria, assim como os espelhos retrovisores (com área 10% maior) e os esguichos limpadores dos faróis dianteiros.
Por dentro, ganhou duas novas opções de cores dos bancos. Na versão HSE vem em couro premium Windsor, além de diferentes opções de acabamento em materiais nobres.
Os assentos possuem dois níveis de ajuste elétrico, com 10 ou 14 posições diferentes, de acordo com a versão.
Preparado para enfrentar todo tipo de terreno, o SUV de entrada da Land Rover tem altura de1740 mm e largura de 2195 mm. Seu comprimento é de 4500 mm, com distancia entre os eixos de 2661 mm e 755 litros de capacidade volumétrica no porta-malas.
E quem simplesmente lê a descrição deste veículo não sabe do que ele é capaz.
Para mostrar os atributos do Freelander2 motor diesel, a Land Rover preparou um teste drive por Natal, no Rio Grande do Norte, no total foram 400 km rodados. O inicio mostrou o comportamento do carro no uso urbano, ele anda bem no asfalto, os pneus de uso misto não provocam barulho.
As trocas de marchas são suaves e sem aqueles trancos de algumas transmissões automáticas. Valetas e lombadas parecem não existir, pois o sistema de suspensão absorve bem os impactos. Na rodovia, apesar de ser um veículo alto, passa muita segurança e estabilidade, o que instiga o motorista a acelerar.
Mas é no fora de estrada que ele mostra o quanto é forte, apesar da aparência requintada. A expedição promovida para este teste passou por áreas alagadas, terrenos pedregosos, estradas de chão batido e por várias dunas, que são um cartão postal do Estado. E pro Freelander2 Diesel não teve tempo, ou caminho ruim.
Ao deparar-se com o obstáculo, é só virar o botão no console que o carro encara como se estivesse rodando na mais moderna e asfaltada rodovia.
O final desta primeira parte da expedição aconteceu no Município de São Miguel do Gostoso, onde os jornalistas participantes dormiram em um acampamento, montado em uma duna.
E no dia seguinte a volta passou por algumas praias, e dá-lhe módulo de tração para areia, até chegar ao marco zero da BR 101. Depois de uma pequena parada, de volta a Natal com muito conforto na asfaltada rodovia que liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.
Segundo Flavio Padovan, presidente da Land Rover do Brasil, este modelo agrada e muito o público feminino por suas características de design. O executivo ainda informou que está trabalhando para melhorar o serviço de pós-vendas da marca. Nos próximos dias chega um novo diretor para a área. Ainda, vai agilizar o processo de importação das peças de reposição, pois eles não homologarão fornecedores nacionais destes itens.
O Freelander 2 opção S vem com rodas aro 17" seu preço sugerido é de 129.900. Com acabamento SE usa aro 18" e custa 147.900. A versão topo de linha, HSE tem rodas aro 19" e preço para venda de R$172.900. A expectativa é de comercializar 350 unidades do modelo com motor diesel por mês.