O substituto do Stilo traz vários itens de tecnologia embarcada como controle de estabilidade, direção elétrica e novo sistema de navegação integrado ao som
Fotos: Divulgação
Dia 24 de novembro, no Rio de Janeiro, a Fiat reuniu a imprensa especializada e mostrou o novo hatchback médio da marca o Bravo. Apesar de substituir o Stilo, sua arquitetura é uma evolução do outro modelo com peças novas, ou seja, não há compartilhamento de itens entre os dois carros.
Em dimensões, o novo médio da Fiat tem comprimento de 4.336 mm, com largura de 1.792 mm e distância entre os eixos de 2.602 mm. Com altura de1.508 mm, a distância mínima do solo é de 143 mm. No porta-malas, a capacidade volumétrica é de 400 litros e o tanque de combustível recebe 58 litros.
São duas as opções de motores, as versões Essence e Absolute vêm equipadas com o 1.8 16V E.torQ. Sua potência máxima é de 130 cavalos (G)/ 132 cavalos (E), disponíveis a 5.250 rpm, o torque máximo é de 18,4 kgfm (G) e 18,9 kgfm (E), a força total aparece a 4.500 rpm. Também tem duas opções de transmissão, a manual ou automatizada Dualogic, ambas de 5 velocidades. Já a versão topo de linha é a T-Jet com propulsor 1.4 16V turbo compacto, ele entrega 152 cv de potência a 5.500 rpm e 21,1 kgfm de torque a 2.250 rpm e câmbio de seis marchas.
O sistema de suspensão dianteira é do tipo MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassi, com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais. A traseira usa suspensão com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta e barra estabilizadora e o mesmo tipo de molas e amortecedores da parte frontal. A direção é elétrica com pinhão e cremalheira.
No médio da Fiat a Magneti Marelli estréia o sistema Radionav de navegação via GPS. As informações e entretenimento são integrados ao painel do veículo com display LCD colorido de 6,5 polegadas. Ele possui rádio AM/FM, com CD/MP3 player e a tecnologia Blue & Me que permite através do conceito ‘handsdfree’ (Bluetooth) a utilização do celular por comando de voz, com entrada USB para conexão de Pen Drive e iPOD, além do TTS (Text to Speech) para leitura em voz de mensagens SMS.
E a Bosch fornece para a versão T-Jet o sistema ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), ele atua durante manobras bruscas de emergência, pois é capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo freando as rodas individualmente, de forma autônoma, e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade.
A versão de entrada do Bravo, Essence com motor 1.8 16V e câmbio manual tem preço sugerido de R$ 55.200 e com transmissão Dualogic custa R$ 57.800. A versão Absolute sai por R$ 62.250 e R$ 65.200 Dualogic. O modelo T-Jet tem preço sugerido de R$ 67.700 e será comercializada a partir do primeiro trimestre de 2011.