Cidades brasileiras discutem a mobilidade em ônibus elétricos
Cidades brasileiras discutem a mobilidade em ônibus elétricos. Representando um dos maiores desafios urbanos da atualidade, as emissões de gases poluentes do setor de transportes continuam em alta e geram impactos severos à saúde pública e ao clima global.
Estimativas apontam que os custos globais com danos à saúde causados por essas emissões ultrapassam 1 trilhão de dólares por ano.
Na América Latina, onde os ônibus urbanos são o principal meio de transporte para milhões de pessoas, a maioria da frota ainda opera com motores a diesel, tecnologia reconhecidamente poluente.
Visando apoiar a transição para uma mobilidade mais limpa, a Parceria ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator), liderada pelas organizações C40 Cities e ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo), promove em São Paulo, nos dias 7 e 8 de maio, duas iniciativas estratégicas para acelerar a eletrificação das frotas de transporte coletivo.
Durante o evento LATAM Mobility Brasil 2025, será realizado o 2º Encontro do Ciclo de Capacitações em Eletromobilidade, em parceria com o Ministério das Cidades (MCID) e a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).
A programação inclui sessões técnicas, apresentações e debates com representantes de cidades de todas as regiões do Brasil, explorando desafios e oportunidades ligados à adoção de ônibus elétricos.
Um dos destaques da programação acontece no dia 7 de maio, às 11h, com o lançamento do estudo de caso “Implantação de ônibus elétricos na cidade de São Paulo”.
A publicação inédita detalha os aspectos técnicos, operacionais e regulatórios da experiência da capital paulista, que possui a maior frota de ônibus urbanos do Brasil — mais de 13 mil veículos, dos quais 789 já são elétricos.
Destinado a gestores públicos e operadores de transporte da América Latina, o estudo traz um panorama dos aprendizados e avanços obtidos por São Paulo na eletrificação de sua frota, funcionando como guia prático para outras cidades que planejam seguir o mesmo caminho.
“O papel do governo é entender as necessidades das cidades e criar caminhos para que elas acessem os recursos necessários à ampliação da frota elétrica”, afirmou Marcos Daniel, diretor da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades (SEMOB/MCID).
A capacitação também servirá como suporte técnico para municípios contemplados pelo programa de Renovação de Frota do novo PAC, além de cidades que já desenvolvem projetos estruturados para a transição energética no transporte público.
https://live.eventtia.com/es/latammobilitybrasil2025