Citroën ZX Rallye Raid: 35 anos do famoso modelo de competição

A Ford criou a primeira SuperVan em 1971 como veículo de demonstração
Ford leva cinco gerações de van no Festival de Goodwood 2025
25/07/2025
Caminhões FNM são destaques na Expoclassic 2025
Caminhões FNM são destaque na Expoclassic 2025
05/08/2025
Citroën ZX Rallye Raid: 35 anos do famoso modelo de competição. Isso mesmo, o famoso e bem-sucedido Citroën ZX de 1991, o ZX Rallye Raid assopra velinhas.

Citroën ZX Rallye Raid: 35 anos do famoso modelo de competição. Isso mesmo, o famoso e bem-sucedido Citroën ZX de 1991, o ZX Rallye Raid assopra velinhas.

Citroën ZX Rallye Raid: 35 anos do famoso modelo de competição. Isso mesmo, o famoso e bem-sucedido ZX Rallye assopra velinhas.

Ou seja, ele foi um protótipo construído há 35 anos exclusivamente para participar de sua primeira competição espanhola – a Baja Aragón.

Citroën ZX Rallye Raid: 35 anos do famoso modelo de competição

Na estreia, garantiu duas posições no pódio com a vitória das equipes de Ari Vatanen e Bruno Berglund (1º lugar) combinada com o time de Jacky Ickx e Christian Tarin (2º lugar).

A temporada de 1991 marcou um ano de vitórias extraordinárias para o ZX Rallye Raid nas competições de rali cross-country.

A dupla Vatanen e Berglund conquistou o primeiro lugar no desafiador Paris – Trípoli – Dakar após 9.000 km pelo continente europeu e africano.

Em julho, Vatanen garantiu o terceiro lugar na conhecida Baja Aragón, na Espanha. O ápice da temporada veio em outubro, no Rali dos Faraós, no qual o ZX Rallye Raid dominou completamente o pódio, conquistando as três primeiras posições.

Esses resultados consolidaram o modelo como referência em desempenho, resistência e inovação no cenário internacional do rali.

O Citroën ZX Rallye Raid teve uma trajetória vitoriosa e dominante entre os anos de 1990 e 1997, com 36 vitórias em 42 corridas.

Entre as principais conquistas estão cinco pódios consecutivos na Copa Mundial de Rally Cross-Country entre 1993 e 1997, e quatro títulos no Paris-Dakar Rally nos anos de 1991, 1994, 1995 e 1996.

O ZX Rallye Raid também foi essencial para o desenvolvimento do Citroën Xsara WRC (1998-2006) com 34 vitórias em 58 provas dp WRC (Campeonato Mundial de Rali) e marcante para a história da marca nas competições com a lenda Sébastien Loeb, além do Citroën C4 WRC (2007-2010) com 36 vitórias no WRC, vencendo 100% das etapas de ralis de asfalto.

O Citroën ZX Rallye-Raid foi um protótipo exclusivamente de competição, projetado para provas extremas.

Equipado com um motor central-traseiro de 4 cilindros e 2,5 litros, entregava até 330 cv de potência e 59 kgfm de torque. A tração era integral, com câmbio manual de 7 marchas e três diferenciais auto blocantes.

A suspensão era totalmente independente, com barras estabilizadoras e amortecedores reforçados. Os freios usavam discos ventilados de grande diâmetro (até 355 mm), e a direção era hidráulica de pinhão e cremalheira.

Com carroceria leve de Kevlar e plástico reforçado com fibra de carbono, pesava 1.450 kg e atingia 205 km/h, sustentado por pneus Michelin de competição e tanques de combustível com capacidade total de 480 litros — ideal para longas etapas no deserto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *