Combustível do Futuro é aprovado pelo governo

Aumenta as vendas de automóveis em março de 2024
Renave para veículos usados passa a ser obrigatório
11/10/2024
1º Rally de Carros Elétricos acontece no Paraná
1º Rally de Carros Elétricos acontece no Paraná
15/10/2024
PLei do Combustível do Futuro, projeto de lei 528/2020, foi aprovada. Com isso, ela traz incentivos que promovem a mobilidade sustentável. Mas, veja mais sobre o Combustível do Futuro aprovado pelo governo

Lei do Combustível do Futuro, projeto de lei 528/2020, foi aprovada. Com isso, ela traz incentivos que promovem a mobilidade sustentável. Mas, veja mais sobre o Combustível do Futuro aprovado pelo governo

A Lei do Combustível do Futuro, projeto de lei 528/2020, foi aprovada. Com isso, ela traz incentivos que promovem a mobilidade sustentável.

Mas, veja mais sobre o Combustível do Futuro aprovado pelo governo

Portanto, com a aprovação, a norma cria programas de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e do biodiesel.

O texto estabelece que a margem de mistura de etanol à gasolina passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Portanto, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, 18% de etanol.

Veja mais: Prevenir acidentes vai além da direção defensiva

Já o biodiesel, misturado ao diesel de origem fóssil no percentual de 14% desde março deste ano, a partir de 2025 será acrescentado um ponto percentual de mistura anualmente até atingir 20% em março de 2030.

Veja o que acontece com os Biocombustíveis

Biocombustíveis são derivados de biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia.

Os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol obtido a partir de cana-de-açúcar e, em escala crescente, o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais e adicionado ao diesel de petróleo em proporções variáveis.

Saiba mais: Hyundai Creta chega com visual atualizado

Os combustíveis sustentáveis são uma alternativa aos combustíveis fósseis, como o petróleo, gás natural e carvão mineral. O combustível fóssil é mais poluente e de produção bastante lenta, pois deriva da decomposição de matéria orgânica. Devido ao processo lento de formação desse tipo de combustível, ele não é renovável, pois não acompanha a demanda de consumo atual.

A nova lei também institui o marco regulatório para a captura e a estocagem de carbono e destrava investimentos que somam R$ 260 bilhões. A ideia do governo é criar oportunidades que aliam desenvolvimento econômico com geração de empregos e respeito ao meio ambiente.

“Colheita”

Em discurso, o presidente destacou a importância da lei como exemplo de potencial econômico do Brasil. “A sanção dessa lei é uma demonstração de que nenhum de nós tem o direito de duvidar que o país pode ser uma grande economia. Porque esse país tem tudo para crescer. O que [o país] precisa é de governantes à altura das aspirações do povo brasileiro”.

O presidente também afirmou que o Brasil é respeitado pelos outros países pelas medidas tomadas na produção de energia limpa e afirmou que agora é hora da “colheita” das medidas implementadas desde o início do governo.

 

Lei do Combustível do Futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *