Como bandidos clonavam placas no Rio de Janeiro

Renault converte Master a diesel para elétrico
Renault oferece conversão de térmico para elétrico
24/07/2024
BYD Dolphin Mini de 5 lugares chega ao Brasil
BYD Dolphin Mini de 5 lugares chega ao Brasil
25/07/2024

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em furto e clonagem de veículos de locadoras.

A ação cumpriu dez mandados de prisão e 23 de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais de bairros na zona oeste da capital. 

Como bandidos clonavam placas no Rio de Janeiro

Segundo as investigações, um dos suspeitos dirigia-se até empresas de locação e alugava um automóvel, geralmente de alto padrão.

Em seguida, instalava um rastreador no carro e obtinha uma chave reserva. Posteriormente, devolvia o veículo à empresa. A partir desse momento, o golpe se concretizava.

Veja também: Clóvis de Barros Filho ensina pedestres e motoristas

Os criminosos passavam a monitorar o veículo e aguardavam até que outra pessoa o alugasse. Com o rastreador, esperavam o momento oportuno para realizar o furto, normalmente quando o veículo estava estacionado e utilizando a chave reserva.

Os carros eram levados então para locais onde eram clonados e revendidos, inclusive para outros estados e até mesmo países, como o Paraguai. Alguns modelos eram desmanchados e suas peças de alto valor eram comercializadas.

Essa investigação iniciou em 2022, quando membros de quadrilhas especializadas em furtos de veículos de locação foram presos em flagrante.

O que fazer se a minha placa for clonada

A clonagem de placa não autorizada de veículos é uma conduta ilegal em que um automóvel é fraudulentamente reproduzido para se assemelhar, de maneira idêntica, a outro veículo genuíno.

Esse procedimento é realizado com o propósito de viabilizar a venda ou utilização ilícita do veículo replicado, enquanto o veículo autêntico é mantido em segurança.

Veja também: Rodovias devem ser mais sustentáveis no futuro

A clonagem de placa pode incluir a falsificação de placas de identificação, documentos de registro e até mesmo números de chassi. É crucial estar ciente dessa prática criminosa e adotar medidas para se resguardar contra ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *