Como calibrar os pneus do carro

FCA convoca Fiat Mobi e Fiat Grand Siena para recall
21/02/2020
Dicas para dirigir com segurança na chuva
26/02/2020

Manter os pneus do carro calibrados corretamente auxilia na economia de combustível, segurança dos ocupantes e preserva a vida útil dos pneus
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

Os pneus de um carro precisam de cuidados para diminuir o desgaste, preservar a segurança dos ocupantes e diminuir a resistência de rolagem, o que faz diminuir o consumo de combustível.
Um estudo feito pela fabricante de pneus Continental mostra que, se a pressão dos pneus estiver apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%. Tendo como base esses números a Continental pneus constato que um veículo que rode 30.000 km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a desperdiçar um tanque de 55 litros.


Problemas ao rodar com os pneus calibrados baixo do recomendado
Rodar com os pneus abaixo ou acima da calibração recomendada compromete a segurança dos ocupantes e a vida útil, porque ela pode ser reduzida em cerca de 20%.


Manter a correta calibragem dos pneus gera economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada. A pressão abaixo do recomendado impede que a banda de rodagem tenha um contato total com o solo, sobrecarrega os ombros do pneu, amplia a distância de frenagem e prejudica, inclusive, o controle sobre a direção, o que pode ocasionar acidentes graves. Outro problema é o calor excessivo em altas velocidades que pode levar ao estouro do pneu em casos extremos.

Problemas ao rodar com os pneus calibrados acima do recomendado
Quando os pneus estão calibrados acima da carga recomendada, a área de contato do pneu com o solo diminui, reduz a sua aderência. Um pneu excessivamente cheio, inflado, torna um veículo instável, aumenta o risco de acidentes em frenagens emergenciais ou em curvas. Essa prática também reduz o conforto ao dirigir e colabora para o desgaste prematuro da suspensão e da parte central dos pneus.


Maneira correta de calibrar os pneus do carro
Antes de calibrar os pneus é necessário verificar qual a pressão correta. Para saber qual é calibragem para os pneus de seu carro basta consultar o manual do proprietário. Estas informações também estão nas etiquetas afixadas nas portas, no batente das portas ou, ainda, no bocal de abastecimento de combustível.


Os pneus do carro devem ser calibrados uma vez por semana, semanalmente. Eles devem ser calibrados frios, ou seja, o veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida.
No caso de viagens longas e com mais carga, a pressão deve ser aumentada de acordo com a recomendação do fabricante para que os pneus trabalhem mais frios e mantenham a dirigibilidade do veículo. Lembre-se de incluir o estepe ao calibrar os pneus.


Não esqueça que no manual há a recomendação de carga mínima e máxima. A máxima geralmente é utilizada quando o carro está lotado, carregado.
Fique atento, pois os pneus de um veículo são o único ponto de contato entre o carro e o solo, assim eles devem ser cuidados com carinho e respeito.

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *