Aliança Renault Nissan
Como fica a parceria entre Renault e Nissan? Entenda! Ou seja, o grupo Renault e a Nissan anunciaram uma série de novos projetos estratégicos que reforçam a parceria entre as duas montadoras.
As iniciativas incluem a aquisição integral da Renault Nissan Automotive India Private Ltd (RNAIPL) pelo Renault Group, o desenvolvimento conjunto de um novo veículo e o ajustes no Acordo da Aliança.
A Renault adquiriu a participação de 51% da Nissan na RNAIPL, passando a deter 100% da empresa. A transação permitirá à Renault expandir suas operações internacionais.
Apesar da venda, a Nissan manterá sua presença na Índia e continuará a produzir modelos na unidade de Chennai, incluindo o novo Nissan Magnite.
O acordo inclui um compromisso de longo prazo entre as duas empresas, garantindo que a Nissan continue comprando veículos da RNAIPL para atender ao mercado indiano e às exportações.
A fábrica de Chennai, com capacidade de produção superior a 400 mil unidades, se beneficiará de investimentos para lançar novos modelos baseados na plataforma CMF-B a partir de 2026.
Outro ponto de destaque é a participação da Nissan no desenvolvimento e produção de um novo veículo derivado do Twingo.
A Nissan projetou e o Renault Group, por meio da Ampere, produziu o modelo do segmento ‘A’, que será lançado na Europa a partir de 2026
O Novo Acordo da Aliança entre Renault e Nissan passará por alterações que permitirão maior flexibilidade para ambas as empresas em relação às participações cruzadas.
Logo, reduzirão a obrigatoriedade de participação mínima de 15% para 10%, sem exigir a manutenção de um percentual superior. Oficializarão a mudança até o final de maio de 2025.
Além disso, a Nissan será dispensada de seu compromisso de investir na Ampere, empresa focada em veículos elétricos, embora os projetos de desenvolvimento conjunto já acordados sejam mantidos.
Essa decisão faz parte de um esforço da Nissan para manter a liquidez de seus investimentos futuros e garantir maior agilidade nas decisões estratégicas.
A transação envolvendo a RNAIPL impactará o fluxo de caixa da Renault em aproximadamente 200 milhões de euros em 2025.
No entanto, o Renault Group reafirma suas projeções financeiras para o ano, incluindo um fluxo de caixa livre superior a 2 bilhões de euros.
O anúncio reflete a nova fase da Aliança Renault-Nissan, com um modelo de negócios mais ágil e eficiente, focado em oportunidades estratégicas que impulsionem a competitividade global das duas montadoras.