O túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso da América Latina, com 860 metros entre as margens. Ele ficará sob o fundo do canal entre os dois municípios a uma profundidade de 21 metros.
Leia mais: Quem pode ter placa preta?
Em comunicado, o governo destacou que o túnel beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral norte paulista. Atualmente, para ir de uma cidade a outra pode-se utilizar o sistema de balsas, que faz o transporte de aproximadamente 23 mil veículos por dia, ou a rodovia Cônego Domenico Rangoni.
“Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal. Atualmente, a espera nas filas para cruzar o canal pode se alongar por horas e, com o túnel, as travessias vão demorar menos de dois minutos. A obra também irá proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações”, diz a nota.
O empreendimento está incluído entre as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será resultado de uma parceria público-privada (PPP), com R$ 5,8 bilhões em investimentos.
Leia mais: Fábricas apostam nos eventos agro
Guarujá é uma cidade litorânea no estado de São Paulo. Localiza-se na ilha de Santo Amaro, próxima à costa do estado. Guarujá é conhecida por suas belas praias, tornando-se um destino popular tanto para turistas quanto para moradores locais.
Algumas das praias mais conhecidas em Guarujá incluem Astúrias, Tombo, Pitangueiras e Enseada. Essas praias oferecem uma variedade de atividades, como natação, banhos de sol, esportes aquáticos e opções de restaurantes à beira-mar.
Guarujá é facilmente acessível a partir de São Paulo, tornando-se um refúgio conveniente para aqueles que procuram escapar da agitação da cidade.
San Francisco, EUA (1969) – 5,82 km
Copenhague, Dinamarca (2000) – 3,5 km
Busan, na Coreia do Sul (2010) – 3,2 km
Roterdã, na Holanda (1966) – 2,85 km
Pulau Seraya, em Cingapura (1988) – 2,6 km
Paraná, na Argentina (1962) – 2,36 km
Boston (Hampton Roads 2), nos Estados Unidos (1976) – 2,22 km
Tuas Bay, em Cingapura (1999) – 2,1 km
Boston (Hampton Roads 1), nos Estados Unidos (1957) – 2,09 km
Blaye, na França (1978) -1,93 km