O Fiat Bravo enfrenta um de seus principais concorrentes o Ford Focus. Conheça as diferenças e semelhanças entre estes dois hatchs médios e a opinião dos reparadores sobre as condições de reparabilidade
Texto: Edison Ragassi
Fotos: José Nascimento
Produzido na Argentina o Ford Focus hatch ganhou o Fiat Bravo como concorrente na disputa do chamado segmento C. O carro da Ford é comercializado com motor 2.0L 16V Duratec Flex. Sua potência a 6.250 rpm é de 148 cv com etanol e 143 cv ao usar gasolina. O torque máximo é de 19,47 kgfm a 5.250 rpm com o derivado da cana-de-açúcar e 18,76 kgfm a 4.250 rpm usando combustível fóssil. Este propulsor é fabricado no México, mas segundo a equipe do Centro Automotivo Hashima Auto Técnico, formada por Rodrigo Mayaresse, Niltinho e Germano Pereira, é simples para realizar manutenção e reparos.
As velas possuem bobinas, a correia PolyV é de fácil acesso, assim como os filtros do ar, óleo, combustível e os bicos injetores. O mais trabalhoso é para trocar o óleo de freio, pois é necessário retirar a grade para acessar o reservatório. O Focus é comercializado com opção de transmissão manual de cinco velocidades, ou automático de quatro marchas.
Já o modelo da Fiat é equipado com propulsor 1.8 16V E.torQ. Sua potência máxima é de 130 cavalos (G)/ 132 cavalos (E), disponíveis a 5.250 rpm, o torque máximo é de 18,4 kgfm (G) e 18,9 kgfm (E), a força total aparece a 4.500 rpm. Também tem duas opções de transmissão, a manual ou automatizada Dualogic, ambas de 5 velocidades.
Para trocar o filtro do ar é necessário retirar a capa protetora do motor. E para acessar as velas é preciso retirar este suporte que abriga o elemento filtrante, porém, é necessário cuidado para não comprometer os encaixes.
O filtro do óleo é do tipo ecológico, para retirá-lo é necessário levantar o carro, e os filtros de ar e combustível são fáceis de substituir.
O Focus usa na dianteira suspensão independente do tipo McPherson, com braços inferiores, bucha hidráulica e barra estabilizadora. A traseira é independente tipo Multilink, com braço de controle e barra estabilizadora.
Para os profissionais da oficina de Interlagos a Hashima Auto Técnico, para trocar as molas é preciso soltar o quadro, mas a operação é fácil, ele abaixa ao soltar um parafuso. E a suspensão dianteira é simples para reparar.
No médio da Fiat o sistema de suspensão dianteira é do tipo MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao sub-chassi, com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais. A traseira usa suspensão com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta e barra estabilizadora. Estes sistemas não precisam de ferramentas especiais para reparos ou manutenção.
Os dois carros usam freios a disco nas quatro rodas, os reparadores da Hashima não encontraram dificuldades para trocar as peças, mas é preciso usar uma ferramenta para recolher as pinças. Como os dois hatchs são equipados com sistema ABS a dica é para tomar cuidado ao abrir o sangrador, para quando encolher não vazar óleo.
O modelo de entrada do Ford Focus é o GL 1.6L Flex, ele tem preço sugerido par venda de R$ 54.250. Com a mesma motorização e acabamento GLX o custo é de R$ 56.140. Ao optar pelo motor 2.0L a opção GLX sai por R$ 62.440 e a Titanium 2.0L Flex tem preço de R$ 71.660.
A versão de entrada do Bravo, Essence com propulsor 1.8 16V e câmbio manual tem preço sugerido de R$ 55.200 e com transmissão Dualogic custa R$ 57.800. A opção Absolute sai por R$ 62.250 e R$ 65.200 Dualogic. O modelo T-Jet com motor 1.4L Turbo tem preço sugerido de R$ 67.700.
Ficha técnica
Focus 2.0 Duratec Flex
Motor: 2.0 Duratec 16V Flex (gasolina e etanol)
Número de Cilindros: 4 em linha
Número de Válvulas: 16
Cilindrada: 1.999 cm3
Potência Máxima: 142,9 cv (G)/ 148,3 cv (E), ambos a 6.250 rpm
Torque Máximo: 18,79 kgfm (G )a 4250 rpm/ 19,51 kgfm (E) a 5250 rpm
Injeção: eletrônica digital multiponto sequencial
Taxa de Compressão: 10,8:1
Transmissão: manual
Tração: dianteira
Direção: hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
Suspensões:
Dianteira: independente tipo McPherson, braços inferiores com bucha hidráulica e barra estabilizadora
Traseira: independente tipo multi link, com braço de controle e barra estabilizadora
Freios: hidráulico com ABS nas quatro rodas
Dianteiro: disco com 278 mm
Traseiro: disco com 265 mm
Pneus radial 205/55 R16
Rodas liga de alumínio 7″ x 16″
Dimensões
Comprimento: 4.351 mm
Largura: 1.840 mm
Altura: 1.497 mm
Entre-Eixos: 2.640
Tanque de Combustível: 55 litros
Porta-Malas: 526 litros
Ficha Técnica
Fiat Bravo ABSOLUTE 1.8 16V E.torQ
Motor
Posição Transversal, dianteiro
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada total 1.747,0 cm³
Taxa de compressão 11,2:1
Potência máxima 130 cv / 5.250 rpm (gasolina)
132 cv / 5.250 rpm (etanol)
Torque máximo 18,4 Kgfm / 4.500 rpm (gasolina)
18,9 Kgfm / 4.500 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro 4
Eixo de comando de válvulas Um no cabeçote
Injeção Eletrônica Magneti Marelli, multiponto, sequencial
Câmbio
Número de marchas 5 à frente e uma à ré
Tração Dianteira com juntas homocinéticas
Sistema de freios
De serviço Hidráulico com comando a pedal, com ABS
Dianteiro A disco ventilado (Ø de 284 mm) com pinça flutuante
Traseiro A disco sólido (Ø de 251 mm) com pinça flutuante
Suspensão dianteira
Tipo MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassi, com barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico Mola Helicoidal
Suspensão traseira
Tipo Com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta e barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico Mola Helicoidal
Direção
Tipo Elétrica com pinhão e cremalheira
Rodas
Aro 7,0JX17”
Pneus 215/45 R17
Dimensões externas
Comprimento do veículo 4.336 mm
Largura do veículo 1.792 mm
Altura do veículo (vazio) 1.508 mm
Distância entre-eixos 2.602 mm
Volume do porta-malas 400 litros
Tanque de combustível 58 litros