Comparativo: Voyage I-Motion 2012 X Logan Automático 2012

Comparativo: Palio Weekend Adventure/ Space Cross
05/04/2012
Comparativo: VW Jetta 2011 x Chevrolet Cruze 2011
03/08/2012

IMG_5975IMG_7487

Sedãs compactos com câmbio automatizado e automático são as opções de VW e Renault para se destacar dos concorrente

Por: Edison Ragassi /Fotos: Arquivo AutoAgora
Derivado do Gol, o VW Voyage foi produzido entre 1981 e 1994. Com a chegada da geração cinco do hatch de maior sucesso em vendas da história da indústria nacional, a fabricante de São Bernardo do Campo trouxe de volta também a opção sedã.

IMG_5940

Assim o Voyage retornou ao mercado brasileiro em 2008. Seu desenho usa linhas retas, a frente é igual a do irmão hatch com a grade do radiador pintada na cor do carro e a logomarca cromada da VW no centro.

O para-choque na cor da carroceria usa grade na parte inferior e o estreito conjunto ótico acompanha as linhas da grade e do capô.

IMG_5935

A traseira do sedã tem a tampa do porta-malas com formato em “V”, o logo cromado (VW) está no centro. As lanternas retangulares saem pelas laterais, pois seguem a linha do Gol.

Neste segmento, o de sedãs compactos, a Renault tem seu representante o Logan. Ele foi lançado em 2007 e passou por uma atualização em 2010.

IMG_7524

Os designers da marca redesenharam a frente, incluíram uma nova grade e na parte superior foi colocado um friso cromado.

A traseira recebeu um spoiler integrado a tampa do portamalas e foi retirado o botão de abertura. Ainda entre as modificações, recebeu novo desenho para o para-choque e lanternas.

IMG_7521

Com o passar do tempo e a aceitação do produto, a fabricante evoluiu o carro, para deixá-lo mais competitivo perante a concorrência.

Assim em outubro de 2009, a VW passou a oferecer o Voyage com transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox, câmbio automatizado sequencial) de cinco velocidades.

IMG_5996

Sua base é o câmbio MQ 200, fabricado em Córdoba, na Argentina. O câmbio manual recebeu uma centralina eletrônica que exerce a função da embreagem.

Diferente de um câmbio automático ele não têm o conversor de torque. As trocas podem ser feitas automaticamente, ou de maneira manual sequencial, na alavanca ou nas borboletas colocadas ao lado do volante.

IMG_7477E a Renault em 2011 passou a oferecer o Logan com opção de câmbio automático tradicional com quatro marchas e trocas manuais sequenciais.

Segundo a fabricante ele é auto-adaptável, ou seja, modela-se ao estilo de condução do motorista.

São nove programas diferentes, que vão desde uma condução mais suave até uma performance mais esportiva.

Esta caixa possui uma central eletrônica “inteligente”, que avalia, a todo instante, qual a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca de marchas, em função do estilo de condução do motorista e conta com a função “Kick down”.

IMG_5926

Em dimensões, o sedã compacto da VW mede 4.230 mm de comprimento, para uma distância entre-eixos de 2.465 mm e largura de 1.656 mm, no porta-malas a capacidade é de 480 litros.

IMG_7517

O compacto da Renault tem 4.288 mm de comprimento, sua largura total é de 1.975 mm. A distância entre os eixos é de 2.630 mm, e a capacidade volumétrica do porta-malas é de 510 litros.

DSC_0250

O Voyage com câmbio automatizado utiliza motor 1.6 VHT. Ele entrega potência de 104 cv (E) e 101 cv (G) a 5.250 rpm.

O torque total é de 15,6 kgfm com etanol e 15,4 kgfm ao usar gasolina a 2.500 rpm.

IMG_7453

O Logan com caixa automática usa motor 1.6 16V Hi-Flex, a potência máxima é de 112 cv (E) / 107 cv (G) a 5.750 rpm e o torque máximo é de 15,5 kgfm (E) / 15,1 kgfm (G) a 3.750 rpm.

DSC_0305IMG_7560

Ambos usam suspensão independente McPherson na dianteira e semi-independentes com barra de torção na traseira. O sistema de frenagem dianteiro é composto por discos ventilados e pastilhas na parte da frente e tambor com lonas na traseira.

IMG_5983IMG_7471

O preço sugerido para venda do Voyage 1.6L I Motion é de R$ 39.550. Com pacote I Trend que inclui: 4 alto-falantes e 2 tweeters, alças de segurança escamoteáveis no quadro do teto, antena no teto, carcaça do espelho retrovisor externo, maçanetas e frisos na cor do veículo, CD-Player com MP3/SD-Card/Bluetooth/USB compatível com iPod, cintos de segurança traseiros externos automáticos de 3 pontos, console central, direção hidráulica, frisos de proteção lateral na cor do veículo.

IMG_5991

Ainda, I-System, iluminação interna, lanternas traseiras com lente escurecida, pneus 195/55 R15, rodas de aço de 15″, supercalotas design Magny Cours, volante com teclas para controle do rádio e volante multifuncional com controle do rádio.

IMG_6003

O preço sugerido é de R$ 42.820 ao adiciona o ar condicionado vai a R$ 45.580 e com ABS e air bag custa R$ 48.410.  O Comfortline  vêm com todos os itens do pacote Trend e ainda, freios ABS, air bag e direção hidráulica, faróis de neblina e vidros dianteiros elétricos por  R$ 49.795.

IMG_7467

O Logan 1.6L é comercializado na versão Expression Automático, seu preço sugerido é de R$ 41.320, com ar condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina, vidros dianteiros elétricos, entre outros itens de série.

IMG_7528

Como opcional está o Pack Conforto 2 composto por: Rádio CD Player integrado ao painel, com MP3, USB, entrada auxiliar/Ipod e Bluetooth + comando satélite + vidros elétricos traseiros + retrovisores elétricos na cor da carroceria + alarme. Pack Segurança (Expression) Airbag duplo + freios ABS + volante em couro + terceiro apoio de cabeça traseiro e Pack Roda com rodas de liga leve aro 15”, seu custo é de R$3.650,00. Assim o valor do carro vai a R$ 44.970.
Colaboraram: VW do Brasil, Renault do Brasil, Concessionária Volkswagen Rodobens Automóveis – Giovanni e Concessionária Renault Grand Brasil- Itaim
Custos de peças e serviços Voyage 1.6 I Motion
Amortecedores dianteiros: R$ 420,00 ( par )
Serviço: 352,00
Amortecedores traseiros: R$ 480,00 ( par )
Serviço:   R$176,00
Discos de freios Dianteiros:  R$ 360,00 ( par )
Serviço:    R$112,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 184,00
Serviço:   R$112,00
Lonas de freios traseiras: R$ 34,00
Serviço: R$208,00
Óleo/ litro: R$ 37,98
Serviço: R$96,00
Filtro de óleo: R$ 23,40
Serviço: incluso na troca do óleo
Filtro de ar: R$ 33,47
Serviço: R$32,00
Filtro de combustível:  R$ 41,08
Serviço: R$32,00
Filtro anti-polén: R$ 86,40
Serviço: R$32,00
Velas: R$ 88,00 ( jogo )
Serviço: R$112,00
Custos de peças e serviços Renault Logan Automático*
Amortecedores dianteiros: R$501,00 (par colocado)
Serviço: –
Amortecedores traseiros: R$ 408,00 (par colocado)
Serviço: –
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 176,00 (colocadas)
Filtro de ar: R$ 65,00 (instalado)
Serviço: –
Óleo + Filtro: R$ 217,00 (instalado)
Serviço: –
Filtro de combustível: R$ 56,00 (instalado)
Lonas traseiras: R$ 264,62
Serviço: R$ 97,50
Filtro de anti-polén: R$ 41,00 (colocado)
Serviço: –
Jogo de velas: R$88,00 (colocadas)
Serviço: –
A Renault oferece o Pacote Preço Fechado que inclui  peças e serviços

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *