Hatchs, mas com teto alto
O Fox conquistou o público que procura um carro compacto, porém espaçoso. O modelo ganhou a concorrência do Chevrolet Agile fabricado que segue o mesmo conceito
Texto: Edison Ragassi
Fotos: José Nascimento
O Volkswagen Fox chegou ao mercado em 2004, enquanto estava na fase de testes e homologações era chamado de projeto Tupi. Na época o hatch da fabricante de São Bernardo do Campo, trouxe um novo conceito, o de carro compacto por fora e espaçoso por dentro. Para chegar nesta condição, uma das soluções adotadas foi crescer o teto, o que se tornou diferencial do modelo e até tema de campanha publicitária.
Já o Chevrolet Agile, primeiro integrante da família Viva, foi lançado em outubro de 2009. Produzido na Argentina é o primeiro modelo da General Motors do Brasil com teto alto e marca a nova fase da fabricante, depois do processo de reestruturação global pelo qual passou.
Em novembro do mesmo ano, a VW lançou o Fox segunda geração, o qual passou por várias alterações. Na parte exterior, a frente foi redesenhada e recebeu a nova identidade visual mundial da marca, o que deixou o hatch com aspecto mais robusto. O para-choque foi dividido em três partes, assim, não é preciso trocar a peça inteira caso seja necessário reparar.
O design do Agile, também marca a mudança de identidade Global dos veículos Chevrolet. A frente é alta, com grade do radiador trapezoidal dividida por uma barra, a ‘gravata’ dourada, símbolo da marca aparece ao centro.
O Fox geração dois ganhou várias alterações na parte interior. Recebeu melhor acabamento, um novo painel de instrumentos analógico e digital, com dois mostradores grandes. Saiu a prateleira aberta localizada na frente do passageiro da dianteira e incluíram um porta-luvas fechado.
Enquanto que no Agile, o painel de instrumentos foi desenvolvido especialmente para este carro. Ele mistura instrumentos analógicos e digitais, com iluminação ‘Ice Blue’ e diferentes efeitos, os ponteiros ficam escondidos com o painel desligado.
O carro da VW tem 3.823 mm de cumprimento, 1.543 mm de largura, com distancia entre os eixos de 2.465 mm e capacidade volumétrica do porta-malas de 260 litros. O veículo Chevrolet mede 3.996 mm de comprimento, com largura de 1.683 mm, distância entre os eixos de 2.543 mm e capacidade de 327 litros no porta-malas. A versatilidade fica por conta do encosto dianteiro do carona que rebate para frente, assim possibilita transportar uma prancha de surf, por exemplo. E no veículo VW há uma gaveta para transporte de documentos e objetos embaixo do banco do motorista.
A fabricante de São Bernardo do Campo oferece seu hatch teto alto com duas opções de motorização 1.0L e 1.6L, e a de São Caetano do Sul optou pelo propulsor 1.4L Econo.Flex.
Assim, neste comparativo usamos a versão com motor 1.6L VHT Total Flex do Novo Fox que oferece 101cv (G) /104 (E) a 5.250 RPM com torque de 15,4 kgfm (G) /15,6 (E) a 2.500 rpm.
E o motor do Agile, apesar da pequena diferença volumétrica, pois é 1.4L entrega 102cv (E)/ 97cv (G), disponíveis a 6.000 rpm, e torque 13,5 kgfm (E)/ 13,2 kgfm(G), onde a força total está disponível a 3.200 rpm, independente do combustível utilizado.
De fábrica o Novo Fox 1.6L é equipado com: direção hidráulica, rodas de 15 polegadas, regulagem de altura para cinto de segurança e banco do motorista, farol com máscara negra, relógio digital, limpador, lavador e desembaçador traseiro, dois porta-copos, porta-garrafas dianteiros, tomada 12 volts no console central, revestimento em tecido na lateral das portas com detalhes cromados, chave canivete, instrumentos com iluminação azul e alerta sonoro dos faróis ligados. Entre os opcionais estão o banco traseiro com ajuste longitudinal, sensor de estacionamento traseiro, luz de seta integrada aos retrovisores, tomada 12V no porta-malas, comandos de som e do computador de bordo integrados ao volante, sensor de chuva, teto solar, sistema de freios ABS, ar-condicionado, CD player, e muitos outros que a empresa oferece em módulos e kits.
Assim, a versão de entrada do Novo Fox 1.6 tem preço sugerido para venda de R$ 36.640. Ao adicionar Kit I 4 portas com: ar-condicionado, travamento central com controle remoto, levantador dos vidros elétricos dianteiros e traseiros, destravamento da tampa traseira keyless, espelhos retrovisores elétricos com luzes de seta, alarme keyless, I-System, porta-malas iluminado, rede no porta-malas, tomada 12V porta-malas, luzes de leitura traseiras individuais e porta-luvas iluminado chega a R$ 41.940. E o Novo Fox 1.6 Prime custa R$ R$ 41.310, com o mesmo kit chega a R$ 45.490. Ao acrescentar sistema de som com CD-Player MP3 Bluetooth e entrada USB, SD Card, ai rbag duplo e ABS, o custo é R$ 46.900.
No Agile, a Chevrolet usa as novas terminações mundiais de acabamento, assim ele é comercializado na versão LT ao preço sugerido de R$ 36.116. Esta opção trás de serie: ajuste altura banco do motorista, direção hidráulica, limpador e desembaçador do vidro traseiro, piloto automático, computador de bordo, acendimento automático dos faróis, rodas 15” em aço com calotas integrais, molduras laterais na cor preta.
Além disso, ao acrescentar travas elétricas das portas, vidros elétricos dianteiros e alarme chega a R$ 37.523, com ar-condicionado vai a R$ 40.507, ao equipar com air bag duplo frontal o preço cobrado é de R$41.788.
A versão LTZ de entrada tem preço inicial de R$ 42.491, ela traz a mais rodas 15” em alumínio, espelhos retrovisores externos elétricos, rádio CD MP3 player com Bluetooth, conexão USB e faróis de neblina. O modelo topo de linha ainda tem vidros elétricos traseiros, lanterna de neblina, air bag duplo frontal e ABS com EBD ao custo de R$ 45.744.
Custos de manutenção:
Chevrolet Agile
Amortecedores dianteiros: 435,00- par
serviço: 120,00
Amortecedores traseiros: 529,36- par
Serviço: 120,00
Discos de freios dianteiros: 385,54-par
Serviço: 120,00
Jogo de pastilhas dianteiras: 150,00
Serviço: 120,00
Lonas de freios traseiras: 139,53
Serviço: 120,00
Troca de óleo: 23,80- o litro (3,25L/ 3,5 com o filtro)
Serviço: –
Filtro de óleo: 17,57
Serviço: –
Filtro de ar: 12,89
Serviço: –
Filtro de combustível: 21,59
Serviço: –
Filtro anti-polén: 23,16
Serviço: 60,00
Velas: 71,60- jogo
Serviço: –
VW Fox
Amortecedores dianteiros: R$ 475,32- par
Serviço: R$ 264,00
Amortecedores traseiros: R$ 510,00- par
Serviço:R$ 120,00
Discos de freios dianteiros: R$ 321,36- par
Serviço: R$ 84,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 369,75
Serviço: R$ 84,00
Lonas de freios: R$ 157,53 jogo
Serviço: R$ 144,00
Óleo do motor: R$ 108.60- total
Serviço: R$ 60,00
Filtro de óleo: R$ 16,00
Serviço: cobrado na troca de óleo
Filtro de ar: R$ 17,00
Serviço: R$ 24,00
Filtro de combustível: R$ 31,56
Serviço: R$ 24,00
Filtro anti-polén: R$ 25,50
Serviço com higienização: R$114,50
Serviço sem higienização: R$ 60,00
Jogo de velas: R$ 32,74
Serviço: R$ 84,00
Colaboraram: General Motors do Brasil, Volkswagen do Brasil, Concessionária Aba Motors-Higienópolis, Concessionária Volkswagen Rodobens Automóveis- Giovanni e Centro Automotivo High Tech.