Conheça os detalhes do sedã Novo Jetta 2011 que é fabricado no México e o Chevrolet Cruze 2011 produzido em São Caetano do Sul
Por: Edison Ragassi
Fotos: José Nascimento/ Estúdio Prána
Em março de 2011 a Volkswagen iniciou a comercialização no Brasil da nova geração do sedã Jetta, o qual é fabricado no México.
Neste concorrido segmento, o de sedãs médios, a General Motors do Brasil passou a disputar mercado com o Chevrolet Cruze. Ele é produzido em São Caetano do Sul.
O Novo Jetta mede 4.644 mm de comprimento, 1.778 mm de largura. Sua distancia entre os eixos é de 2.651 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas chega a 510 litros.
Enquanto que o Cruze tem comprimento total de 4.600 mm, distância entre os eixos de 2.685 mm. A largura total da carroceria é de 2.098 mm. O porta-malas oferece capacidade de 450 litros.
VW Jetta 2011 x Chevrolet Cruze 2011: Motor e câmbio
A opção de entrada, Comfortline, do sedã VW usa o propulsor 2.0 Total Flex com 8 válvulas. Ele entrega 116 cv de potência abastecido com gasolina e 120 cv ao usar etanol, disponíveis a 5.000 rpm. Seu torque máximo é de 17,7 kgfm (G)/18,4 kgfm (E), o qual está disponível a 4.000 rpm.
No carro Chevrolet, a General Motors usa o motor 1.8 litro Ecotec6. Seu cabeçote possui duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), o coletor de admissão também é variável.
Ele oferece 140 cv de potência com gasolina e 144 cv ao usar etanol. Ambas as potências estão disponíveis a 6.300 rpm. O torque máximo é de é de 17,9 kgfm (G) e 18,9 kgfm (E), ele aparece a 3.800 rpm, mas 90% da força está disponível em 2.200 rpm.
São duas as opções de câmbio para o Jetta, o MQ250 manual de cinco velocidades e AQ250 automático, com seis velocidades de acionamento por cabos. A Chevrolet também tem câmbio manual e automático, ambos de seis velocidades.
Os dois sedãs médios têm a suspensão dianteira independente do tipo McPherson e na traseira o conjunto é semi-independente, com eixo de torção, porém, no Cruze na parte da frente as molas têm um formato especial e buchas hidráulicas de fixação dos braços inferiores da suspensão ao sub-chassi.
Os amortecedores são hidráulicos telescópicos, e as molas helicoidais. Ainda no modelo Chevrolet a suspensão traseira é do tipo Z-link, com barra de torção especial em ‘U’, construído com duas camadas.
A direção do Jetta usa sistema servo-assistida hidráulica (HPS), no Cruze ela é elétrica.
No carro da VW os discos dianteiros são ventilados com diâmetro de 280 mm e sólidos na traseira, porém a espessura é de 272 mm, de série vem com ABS.
O modelo Chevrolet usa discos dianteiros ventilados de 276 mm e sólidos na traseira com 268 mm de espessura, ABS também é item de série.
No carro da VW os discos dianteiros também são ventilados com diâmetro de 280 mm e sólidos na traseira, porém a espessura é de 272 mm, de série vem com ABS.
O sedã mexicano da VW vem com o computador de bordo, sistema de som com Bluetooth, air bag para motorista, passageiro e laterais (bancos dianteiros), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, vidros elétricos e alarme.
Na opção Comfortline com transmissão manual sai por R$ 61.172,34, ao adicionar o câmbio automático (Comfortline Tiptronic), vai a R$ 65.111,34.
Nesta versão os opcionais são: sensor de chuva, ar-condicionado Climatronic, volante multifuncional, rodas de liga leve 17” , revestimento dos bancos em couro, teto solar elétrico e rádio RCD 510 Touchscreen.
A VW ainda importa a versão topo de linha Highline 2.0 TSi Tiptronic. Neste caso o preço sugerido é de R$ 82.382,34, o carro usa motor 2.0 TSi, movido a gasolina, com 200 cv de potência e câmbio de dupla embreagem.
O sedã Cruze versão LT sai de fábrica equipado com: Ar-condicionado eletrônico com AQS, computador de bordo, air bags frontais e laterais, volante de direção com comandos para acessar as funções do sistema de som, piloto automático e viva-voz através de Bluetooth, central multimídia com sistema de som AM/FM stéreo, CD Player, MP3, USB, entrada auxiliar e 6 alto-falantes, rodas de alumínio 17 polegadas.
O preço sugerido é de R$ 62.431, R$ 66.017 com bancos em couro e R$ 65.039 com transmissão automática.
O topo de linha LTZ custa R$ 74.503, tem câmbio automático, acabamento em couro, sensor de aproximação para abertura das portas e ignição, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor crepuscular, sensor de aproximação nas portas dianteiras.
Também tem sensor de estacionamento traseiro, acionamento do motor através de interruptor Start-Stop no painel, navegador GPS integrado com sistema de som, entre outros itens.
Amortecedores dianteiros: R$ 692,97 – cada
Serviço: R$ 385,00
Amortecedores traseiros: R$ 393,88- cada
Serviço: R$ 280,00
Discos de freios dianteiros: R$ 344,53- cada
Serviço: R$ 157,50
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 237,27
Serviço: R$ 122,50
Discos de freios traseiros: R$ 269,93- cada
Serviço: R$ 157,50
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 318,73
Serviço: R$ 105,00
Óleo/ litro: R$ 31,65
Serviço: R$ 87,50
Filtro de óleo: 26,89
Serviço: R$ 52,50
Filtro de ar: R$ 57,82
Serviço: R$ 35,00
Filtro de combustível: R$ 106,60
Serviço: R$ 52,50
Filtro anti-polén: R$ 64,13
Serviço: R$ 52,50
Velas: R$ 37,28- cada
Serviço: R$ 140,00
Amortecedores dianteiros: R$258,05- cada
Serviço: R$173,68
Amortecedores traseiros – R$170,00 – cada
Serviço: R$54,27
Discos de freios dianteiros – R$299,99 – cada
Serviço: R$ 97,69
Jogo de pastilhas dianteiras: R$199,99
Serviço: R$86,84
Discos de freios traseiros: R$307,73 – cada
Serviço: R$86,84
Jogo de pastilhas traseiras: R$160,00
Serviço: R$86,84
Óleo/ litro: R$ 23,80
Serviço: ——-
Filtro de óleo: R$26,00
Serviço:———
Filtro de ar: R$44,90
Serviço: R$21,71
Filtro de combustível: R$24,17
Serviço: R$21,71
Filtro anti-polén: R$84,99
Serviço: R$108,55
Velas: R$60,00 – cada
Serviço: R$32,56