O prefeito Bruno Covas anunciou ontem, quinta-feira (04/06), a reabertura ao público de dois setores classificados na fase laranja do Plano São Paulo do Governo do Estado.
O documento firma a parceria entre o poder público e as entidades para que a reabertura de concessionárias de veículos e escritórios de prestação de serviços seja realizada de forma controlada.
Isso, a partir desta sexta-feira (05/06). Segundo divulgado pela Prefeitura esta medida evita a propagação do coronavírus. Também contribui com o fim da crise econômica causada pela pandemia.
O prefeito informou que os setores funcionavam, mas sem atendimento ao público. Porém, a partir de hoje, poderão abrir as portas durante 4 horas por dia, desde que a abertura e o fechamento não ocorram durante o horário de pico.
Os estandes deverão ser ventilados e o atendimento aos clientes no departamento de vendas de veículos novos e usados (showroom) precisa ser feito com controle de acesso, para evitar aglomerações.
As concessionárias de veículos abrem nesta sexta-feira. Será necessário manter uma escala de revezamento de funcionários. Esta escala deve respeitar o limite de 20% de pessoal do setor de showroom e administrativo.
Por tanto, a medida vale até que o município seja classificado em fase que permita aumento do número de colaboradores.
As concessionárias de veículos abrem nesta sexta-feira. Sendo assim, para esta categoria, o modelo de teletrabalho também deverá ser adotado sempre que possível.
Os concessionários serão responsáveis por orientar os funcionários, por exemplo, a utilizar máscaras e álcool em gel com frequência. Eles também devem manter sempre a distância mínima entre os clientes.
O estabelecimento tem, como obrigação, disponibilizar equipamentos de proteção individual para os clientes, além de dispor em todas as bancadas e entradas da loja recipientes com álcool em gel 70%.
Por tanto, a limpeza do estabelecimento deverá ser reforçada. E sempre que possível, os ambientes devem ficar abertos e arejados.
O protocolo de monitoramento de condições de saúde será adotado com o apoio das Associações de Marca que integram o segmento automotivo.
Por meio delas serão coletadas semanalmente declarações de cada concessionário da capital paulista. Estas declarações devem confirmar o cumprimento do presente protocolo, bem como, a existência de algum caso classificado suspeito em decorrência da triagem.
As normas para a abertura das concessionárias de veículos estão disponíveis na apresentação feita pelo Prefeito, durante a coletiva de imprensa, no site da Prefeitura de São Paulo.
Por: AutoAgora.com.br/ Fotos: Divulgação