
Entenda como funciona a história da Carta Verde
16/09/2025
Cuidar corretamente do veículo ajuda na economia de combustível
18/09/2025
Conheça a sopa de letrinhas que estão nos pneus
A PneuStore lançou um guia prático para desmitificar os números e siglas encontrados nos pneus. Entre os principais pontos, estão: largura, perfil, estrutura, carga, velocidade e aplicações especiais definidos por convenções internacionais obrigatórias em todos os modelos.
Apesar de estarem presentes em todos os veículos motorizados, os pneus ainda carregam códigos pouco compreendidos pela maioria dos condutores.
Na lateral de cada pneu, uma sequência padronizada de letras e números revelam informações cruciais sobre segurança, desempenho, resistência e aplicação correta do modelo.
“Com o objetivo de orientar consumidores e profissionais do setor automotivo, elaboramos um panorama completo com todos os códigos utilizados no Brasil e no exterior”, comentou Fernando Soares, Diretor de E-commerce da Pneustore.
Composição padrão e nomenclatura dos pneus
A nomenclatura mais comum mostra os números em sequência, como 205/55 R16 91V e traz múltiplas informações técnicas, que seguem regulamentações internacionais.
Veja os significados detalhados:
O primeiro indicador da sequência é a largura da banda de rodagem do pneu em milímetros, medido de uma lateral à outra. Exemplo: 205 mm = 20,5 cm.
O segundo é a medida de perfil, que corresponde à altura da lateral ou flanco do pneu em porcentagem em relação à largura da banda de rodagem.
No exemplo 205/55, a altura do flanco é 55% de 205 mm, ou seja, 112,75 mm.
A próxima informação é sobre o tipo de construção, representado por uma letra (R), em casos de modelos Radiais, ou por um traço (-) quando a construção é Diagonal:
Radial é o modelo mais comum atualmente, com cordonéis dispostos paralelamente ao sentido. Sua posição perpendicular ao sentido de rodagem garante maior estabilidade, rendimento quilométrico e conforto.
Diagonal: modelo com tecnologia antiga, mais presente no segmento agrícola ou veículos antigos de coleção.
A carcaça é composta de lonas têxteis dispostas em camadas no sentido diagonal.
O próximo número após a letra representa o diâmetro interno do pneu em polegadas, correspondente ao tamanho da roda. No exemplo, o pneu é montado em rodas de 16 polegadas.
Índices complementares obrigatórios
Além da identificação básica, o pneu traz os índices de carga e velocidade suportadas que definem os limites operacionais.
São representados por uma sequência de números e letra, sendo o numeral para o peso e a letra para velocidade.
Em nosso exemplo, 91V, significa que o pneu suporta 615kg e tem velocidade limite estipulada em 240 km/h.