Cresce a procura por carros dos anos 1980 a 2000

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VW Gol 1300

VW Gol 1300 foi um sucesso

Estudo inédito da Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, revela que a busca por carros usados dos anos 1980 a 2000 na plataforma cresceu 34% entre dezembro de 2023 e agosto deste ano.

Cresce a procura por carros dos anos 1980 a 2000

Para a CMO da Webmotors, Natalia Spigai, esse crescimento mostra que os usuários do marketplace estão cada vez mais diversificando suas preferências. “É um movimento interessante do mercado que pode indicar um público que procura por mais economia ou pelo desejo de reviver a estética e o estilo de décadas passadas.”

O levantamento também apresenta uma lista com os veículos usados referentes a essas três décadas mais pesquisados na plataforma nos últimos 12 meses.

O Volkswagen Gol aparece em primeiro lugar, seguido por Chevrolet Corsa (2°), Honda Civic (3°) e dois clássicos da Fiat – Palio (4°) e Uno (5°), segundo dados do Webmotors Autoinsights.

Ranking dos carros usados dos anos 1980 a 2000 mais buscados em todo o Brasil:

Usados (1980 a 2000)
1. Volkswagen Gol
2. Chevrolet Corsa
3. Honda Civic
4. Fiat Palio
5. Fiat Uno
6. Ford Escort
7. Chevrolet Vectra
8. Volkswagen Parati
9. Chevrolet Monza
10.Volkswagen Fusca

 

História do VW Gol

Apresentado oficialmente em 15 de maio de 1980, o Gol é o carro nacional de vida mais longeva ainda em produção. 

Na maior parte de seus 42 anos, o hatch da Volkswagen foi protagonista, líder de vendas e referência para os concorrentes: o carro mais produzido, vendido e exportado na história do setor automotivo brasileiro.

Lançado nas versões básica e L, ambas com motor 1.3 de 42 cv refrigerado a ar derivado do Fusca, o Gol se posicionava entre a Brasília e o Passat.

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Mal havia chegado ao mercado e, já em 1981, as versões S e LS embalavam um novo motor 1.6, também a ar, mas com dupla carburação e 51 cv. Baseada na versão LS, a rara e sofisticada configuração Copa pega carona no campeonato mundial de futebol, sediado na Espanha em 1982.

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Dois anos depois, o esportivo GT estreava motores de refrigeração líquida – no caso, um 1.8 litro de 99 cv, que equiparia mais tarde o Santana. Era o começo de uma dinastia de esportivos nacionais.

O Gol já tinha uma carreira agitada quando, em 1985, tomou emprestada a frente (com faróis maiores e agora acompanhados da luz de direção) do Voyage e da Parati. No final do ano, a série limitada Plus abria o caminho para o famoso motor AP 600.

VW Gol 1300

VW Gol 1300

O ano de 1987 foi um marco na história do Gol, que recebia sua segunda e mais profunda reestilização ao receber novos faróis, grade e lanternas, além de para-choques mais envolventes e rodas redesenhadas. Um novo esquema de nomenclatura – C, CL e GL – definia os níveis de acabamento e equipamentos, enquanto o GT era sucedido pelo mais apimentado GTS. Com sete anos de vida, o Gol assume a liderança no ranking de vendas.

O mais icônico dos Gol nascia em 1989, o GTi elevava o patamar de sofisticação tecnológica do carro nacional com seu motor 2.0 de 120 cv dotado de injeção eletrônica.

O Gol atravessa a década de 1990 evoluindo em acabamento interno e design, ao mesmo tempo em que protagoniza o surgimento de uma nova categoria de automóveis: os 1.0 – quem não lembra do Gol 1000? Em 1993, o modelo chega à marca de 1.000.000 de unidades vendidas.

O Gol Copa reaparece em 1994 homenageando o maior torneio de futebol do mundo, agora sediado pelos EUA. Com um tom de azul similar ao do primeiro Copa e emprestando elementos do GTi, como as lanternas fumê, os faróis de longo alcance e o volante “quatro bolas”, o modelo marca também o adeus da primeira geração – a segunda estreia em setembro e logo ganha o apelido “bolinha”.

Um novo século se abre e o Gol reafirma seu pioneirismo com uma versão 1.0 turbo, de 112 cv e 15,8 kgfm. Logo depois, mais especificamente em 2001, o hatch alcança 3,2 milhões de unidades comercializadas e assim ultrapassa o Fusca.

Foi a década do pioneirismo para a linha Gol. Depois do turbo, o pioneiro flex, em 2003, o Gol G5 e sua moderna plataforma PQ24 (2008) e o câmbio automatizado i-Motion (2009).

Em 2014, após um recorde de 27 anos seguidos no topo do ranking de emplacamentos, o Gol deixa liderança do mercado. Dois anos depois, passa por sua última cirurgia estética e recebe um moderno e econômico motor 1.0 três-cilindros de 12V (82 cv).

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