Os cuidados com a bateria do carro parado são simples, mas essenciais para que quando for necessário dar a partida ela não falhe.
A equipe de engenharia da fabricante de baterias Moura preparou algumas dicas com informações e recomendações para cuidar das baterias dos veículos quando for necessário ficar parado por longo período.
Mesmo desligado, o veículo consome bateria por causa das correntes baixas, as chamadas correntes de Stand By, que servem para manter ligados funções essenciais dos veículos, que precisam ser acionadas 24h, como por exemplo o alarme, relógio do painel, funções do computador de bordo, programação eletrônica, entre outros.
A bateria automotiva é um produto eletroquímico que possui uma característica chamada Descarga Espontânea. Mesmo sem estar conectada ao veículo (por meio do cabo negativo), naturalmente perde a carga com o decorrer do tempo.
Quanto mais nova a bateria, mais devagar é o fenômeno da descarga espontânea, ou seja, mais tempo ela consegue suportar sem receber carga e, ainda assim, ser capaz de dar partida no veículo.
Uma bateria nova pode passar de 10 a 30 dias sem a necessidade de partir o veículo. Mas lembre-se: essa estimativa é para os casos em que o cabo negativo foi desconectado, ou seja, não há demanda nas correntes de Stand By presentes no veículo parado.
Porém, nos carros mais modernos não é recomendado desligar a bateria para não perder a programação dos vários itens eletrônicos.
Os cuidados com a bateria do carro parado incluem preservar a capacidade da bateria. Nos veículos mais antigos, o cabo pode ser desconectado.
Neste caso é importante dar partida e aguardar um período de 15 a 30 minutos. Repita este processo uma vez por semana, no mínimo.
Com o cabo negativo conectado, o recomendado e dar a partida num intervalo menor que uma semana e conseguir uma recarga parcial.
Se o veículo vai ficar parado por muito tempo, o ideal é manter o cabo negativo da bateria desconectado.
Mas cuidado! Antes de desligar o cabo, é fundamental checar as instruções do fabricante do veículo sobre quais serão os impactos provocados ao desligar o cabo.
É possível que a retirada do cabo negativo faça com que as memórias dos sistemas eletrônicos se percam (programação do rádio, relógio e parâmetros de velocidade controlada, por exemplo).
Se for seguro, de acordo com o fabricante, retirar o cabo negativo vai ajudar bastante a manter a capacidade de partida da bateria por mais tempo.
Outro detalhe a ser observado é que o veículo esteja estacionado em um local seguro, pois o alarme não irá funcionar.
Caso não seja possível retirar o cabo negativo, também não é aconselhável ficar exposto ao sol, pois em local com temperatura baixa a velocidade de reação de descarga da bateria é menor.
-O motor de partida não arranca. No momento de girar a chave, apenas são ouvidos sons de “clicks”.
-Os pistões do motor giram devagar, quando a chave é girada, o motor demora a pegar o motorista percebe acionamento lento.
-A maioria das baterias possuem um indicador de carga na parte superior. Se o indicador estiver verde, significa que a bateria está boa para uso. Se estiver preto, pode significar que a bateria já está no final de vida ou pode ser que ela esteja apenas descarregada.
Além da bateria é necessário ter outros cuidados com o carro que vai ficar parado por um período longo. Você encontra mais dicas estão disponíveis na Seção Serviços do AutoAgora.com.br.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Arquivo AutoAgora.com.br