Desmistifique os sinais do painel do carro e faça uma boa viagem. É mais ou menos assim o caminho das pedras indicado por Pedro Valêncio, técnico de suporte ao cliente do time de Aftermarket da Delphi.
Ele alerta que é importante observar cuidadosamente as luzes do painel de instrumentos para garantir que o veículo esteja funcionando adequadamente e com um desempenho geral eficiente.
De acordo com Valêncio, quando a chave de ignição é acionada no primeiro estágio, todas as luzes do painel se acendem. “Desta forma, podemos verificar se todos os sinais estão funcionando adequadamente”, explica. “Após um intervalo, que varia de três a dez segundos, elas se apagam, permanecendo acesas apenas as luzes referentes a alguns sistemas do carro.”
O técnico informa que as luzes do painel são classificadas pelas cores amarela, vermelha, verde e azul. As amarelas indicam um problema de gravidade moderada. “Neste caso, é possível rodar com o veículo por um tempo, mas é recomendado levá-lo à oficina para análise.”
Leia mais: Entenda o funcionamento da correia dentada
As vermelhas advertem problemas graves. Quando acenderem, o automóvel deve ser parado imediatamente, uma vez que podem ser danos que comprometam a segurança dos ocupantes e do trânsito. “Quando isso acontecer, é preciso levá-lo urgentemente à oficina para verificação do defeito”, afirma Valêncio.
Já as luzes verdes e azuis indicam que algum dispositivo está ligado. Por exemplo, faróis, piscas, piloto automático ou luz de neblina.
Luz de temperatura do motor: acende quando há aumento da temperatura do motor. “Se a luz acende, é sinal que possa haver vazamento de líquido de arrefecimento sob o motor ou vapor saindo pelo capô”, explica Valêncio.
Nesta situação, primeiro, pare o veículo o mais breve possível e espere o motor esfriar. Em seguida, verifique o nível do fluido de arrefecimento, observe quaisquer vazamentos sob o motor e se o ventilador do radiador está funcionando corretamente. Havendo necessidade, procure o mais rapidamente possível uma oficina mecânica, para verificar e reparar eventuais falhas ao sistema.
Luz do óleo: avisa sobre falha no sistema de lubrificação, ocasionada pelo baixo nível de óleo ou falta de pressão. “Se o motor trabalhar muito tempo com deficiência de lubrificação, teremos desgaste acentuado das peças móveis e aumento da temperatura, que pode fundi-lo”, alerta Valêncio.
Luz dos airbags: mostra que o sistema de segurança passivo do airbag poderá apresentar falhas em caso de acidente. “É muito importante ficar atento neste ponto. Se a luz acender, deve-se procurar uma oficina.”
Luz da injeção eletrônica: é um alerta sobre algum defeito no motor. “Não é possível especificar em qual componente apenas pela luz, mas o veículo pode apresentar falhas no funcionamento, alto consumo de combustível e elevação dos níveis de emissão”, avalia Valêncio.
Leia mais: Entenda o que significa a luz da injeção eletrônica
O técnico também explica que caso a luz acenda após o abastecimento, a central eletrônica pode não ter reconhecido o novo combustível, ou ele tem baixa qualidade. “Se a luz permanecer acesa mesmo após o abastecimento em um posto de combustível de confiança, é importante buscar o auxílio de uma oficina para análise corretiva do sistema.”
Luz do ABS (Antilock brake system): desde 2014, símbolo obrigatório em veículos novos vendidos no Brasil. O sistema é responsável por evitar o travamento das rodas em uma frenagem de emergência. É importante ficar atento se o ABS apresenta alguma irregularidade, que poderá ocasionar falhas na frenagem.
Luz do ESC (Electronic Stability Control): Valêncio explica que o ESC, também conhecido como ESP, é o controle de estabilidade que utiliza os dados de alguns sensores, como o de velocidade de cada roda e o de posição do volante para manter o veículo em sua trajetória, fazendo a distribuição da frenagem em cada roda.
Luz do imobilizador: representa uma falha de comunicação entre a chave de ignição eletrônica e a antena instalada no miolo da chave. A antena informa para a central se a chave é a correta. Os desenhos deste símbolo podem ser de uma chave apenas, de um carro com uma chave ou um cadeado. “Caso esteja acesa, pode dificultar a partida. O correto é procurar um chaveiro ou eletricista para verificar o defeito”, sinaliza Valêncio.
Indicador de aquecimento de combustível: surge no painel quando o sistema de partida a frio está ativo e aquecendo o combustível. O tempo que a figura permanece ligada pode variar conforme a condição da bateria e a temperatura do ar e da água. “O sinal se apaga quando a partida do motor é liberada. Se continuar aceso, mesmo depois do aquecimento do motor ou durante a condução do veículo, pode indicar uma falha no sistema”, avisa Valêncio.