Dica: entenda como cuidar dos freios da forma certa. As manutenções regulares e cuidadosas são essenciais para garantir o desempenho e a segurança do sistema de freio.
Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fremax, destaca a importância de limpar as peças que não serão substituídas, como tambores e discos, durante a troca de outros componentes. Resíduos, por exemplo, podem interferir no funcionamento e causar vibrações ou ruídos.
O sistema de freio a tambor, amplamente utilizado no eixo traseiro dos veículos, é composto por diversos componentes que trabalham em conjunto para garantir a segurança nas frenagens.
Entre eles, destacam-se as sapatas ou patins, molas, cilindro, regulador e o próprio tambor. Para que o sistema funcione de forma eficiente e evite acidentes, todos os seus elementos devem estar em perfeito estado de conservação.
Por isso, motoristas devem ficar atentos a sinais como ruídos ao frear, que podem indicar deformidades, desgaste ou até acúmulo de sujeira.
“Ruídos no freio traseiro podem sinalizar problemas que precisam ser verificados imediatamente”, alerta Leandro Leite.
Para garantir uma frenagem eficiente e silenciosa, é essencial que o contato entre as lonas e o tambor seja uniforme.
Deformidades, resíduos acumulados ou dimensões fora das especificações podem comprometer o sistema.
Uma falha no sistema pode ser identificada quando uma das rodas não freia adequadamente, indicando desgaste excessivo, desalinhamento dos componentes ou vazamentos no cilindro de roda.
Apesar da alta durabilidade dos tambores de freio, os motoristas devem inspecioná-los regularmente, principalmente durante a substituição de lonas ou sapatas.
Outro item fundamental para a segurança do veículo é o cilindro mestre, responsável por pressurizar o fluido de freio e distribuir sua força para as rodas. Pedal de freio baixo, por exemplo, pode indicar problemas nesse componente.
“O pedal baixo pode ser resultado de falhas no cilindro mestre ou de outros problemas, como regulagem das sapatas, flexíveis, pinças ou superaquecimento do sistema”, explica Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.
Se necessário, é importante instalar o cilindro mestre correto, levando em consideração o tipo de sistema, como ABS, que possui características específicas.