Está disponível no Brasil o Mobileye, um dispositivo com tecnologia israelense que funciona como auxiliar na condução de veículos.
Ele emite alertas visuais e sonoros, lê as placas de velocidade máxima, calcula distâncias entre veículos e prevê impactos antecipadamente.
Por meio de uma câmera instalada no para-brisa do carro, próxima do ponto de apoio do espelho retrovisor interno, o Mobileye consegue identificar formas, veículos e pedestres, além de texturas como as das marcações de faixa e placas de sinalização de trânsito.
Os dados internos e externos são interpretados em milésimos de segundos e o visor emite sinais de alerta ao calcular potenciais riscos, que podem ser o impacto com outro veículo, o cruzamento de pedestres e ciclistas, ou ainda a saída do motorista das faixas que delimitam o sentido das ruas e rodovias.
Ao receber o alerta, o motorista ganha um tempo de reação, para poder diminuir a velocidade, frear ou desviar do obstáculo.
O Mobileye custa em média R$ 4 mil para instalação. O dispositivo também oferece uma versão direcionada para veículos de grande porte, como ônibus.