É importante verificar os bicos dos pneus. Quem faz a recomendação é o Felipe Zacarias, piloto de testes da Goodyear. Pneus bem calibrados, e conforme as indicações dos fabricantes, oferecem melhor dirigibilidade, menor consumo de combustível e maior durabilidade.
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Ele reforça que um dos principais aliados do motorista para a conquista de uma pressão correta, além das verificações com frequência nos compressores, é o conjunto formado por bico, válvula e tampinha. Os três trabalham juntos para manter o ar circulando em perfeitas condições dentro do pneu.
O bico tem a função de preservar a válvula. Feito em borracha, ele deve sempre estar alinhado de forma perpendicular com o aro da roda e nunca deve ser puxado para fora com força. “Muitos tentam esticar o bico com o intuito de aproximá-lo da ponta da mangueira do calibrador. Tal hábito pode ocasionar rachaduras e, consequentemente, quebrar o elemento, ocasionando vazamentos”, explica Zacarias.
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Outros agentes que aceleram o desgaste dos bicos são a força centrífuga exercida pelo girar da roda, a umidade e a urina de animais. “Por ter pH mais ácido, a urina do bichinho de estimação acaba provocando uma forte corrosão”, reforça Zacarias. Com isso, o piloto recomenda que os motoristas troquem os bicos no momento da substituição dos pneus.
No interior do bico há uma válvula, responsável por controlar a entrada e a saída da pressão. Apesar de ser conhecida e ter um funcionamento aparentemente simples, ela pode ter seu funcionamento prejudicado com um simples grão de areia ou até mesmo com a entrada de graxa, ou óleo.
“Água jogada na direção do sistema já é o suficiente para criar possíveis avarias, pois o líquido acaba oxidando todo o conjunto”, acrescenta o piloto de testes. Por isso, a tampinha é extremamente importante. Ela tem a função defensiva, inibindo a entrada de componentes estranhos na válvula, e preventiva, fazendo com que o ar interno não saia em situação de mau funcionamento do bico, segurar o ar interno e assegurando a pressão correta dos pneus.
5 dicas valiosas para não perder a pressão:
1 – Verifique sempre na hora de calibrar se todos os bicos estão com as tampinhas. Lembre-se que elas são fundamentais para segurar o ar e proteger o sistema de avarias;
2 – Para calibrar os pneus, utilize a indicação do manual do proprietário. A pressão que está marcada no costado do pneu serve somente para indicar qual a calibragem máxima que o pneu suporta;
3 – Sempre que fizer a substituição dos pneus, aproveite para trocar bicos e válvulas;
4 – Não puxe, entorte ou estique o bico sem necessidade. Procure manobrar o carro sempre em uma posição próxima do calibrador;
5 – Evite a urina de cachorro. Se você mora em locais com muitos animais de estimação, procure capas de proteção para pneus.