Reciclagem nas empresas seguradoras
Economia circular tem ganho cada vez mais espaço no Brasil como uma solução sustentável para os desafios ambientais e econômicos.
Com isso, a Allianz Seguros desenvolveu um sistema inovador de reaproveitamento de materiais provenientes de veículos segurados que sofreram perda total ou parcial.
Ou seja, entre 2023 e 2024, a empresa registrou um aumento de 10% no volume de materiais destinados à reciclagem, totalizando 1,4 mil toneladas.
Portanto, a iniciativa reflete um avanço significativo na implementação de processos sustentáveis e no compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental.
De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), a reutilização de componentes pode reduzir em até 60% as emissões de gases de efeito estufa associadas à fabricação de novas peças.
Logo, a Allianz Seguros adota rigorosos procedimentos para garantir a destinação correta das peças e resíduos automotivos.
Em casos de perda parcial, a seguradora exige que suas oficinas referenciadas cumpram normas ambientais e passem por avaliações periódicas.
Já nos casos de perda total, a Allianz aciona recicladoras especializadas para garantir o reaproveitamento adequado das peças.
O processo envolve transporte, descontaminação e separação dos materiais, como aço, alumínio, vidro, plástico, fios e estofados, encaminhados para indústrias de fundição, siderurgia e fabricação de borracha.
Por exemplo, na reciclagem, transformam o aço novamente em matéria-prima, enquanto reutilizam outros componentes para criar novos produtos, como solados de sapatos e peças remanufaturadas.
Outro destaque da iniciativa é a reciclagem de vidros de sinistros cobertos por garantia adicional. Em 2024, reciclaram 5,6 mil toneladas de vidro e as destinaram principalmente à fabricação de novas embalagens.
Potencializando os objetivos da Porto sobre desenvolvimento social, a empresa se considera a pioneira no mercado de reciclagem de veículos e vendas de peças originais usadas.
A linha de desmontagem da Renova Ecopeças opera com veículos considerados perda total tanto pela Porto Seguro quanto por outras seguradoras.
Com isso, a empresa adquire esses automóveis para realizar a reciclagem, atuando na desmontagem de carros de passeio e comerciais leves.
A Renova Ecopeças já reciclou mais de 25 mil carros, reinserindo aproximadamente 600 mil peças no mercado. Atualmente, conta com 83 colaboradores e realiza a desmontagem de 2.700 carros por ano.
Todo o processo possui procedência, garantia e rastreabilidade, desde a origem do veículo até o destino final de cada peça, seja ela destinada para outra loja ou para o cliente.
Cerca de 85% de cada automóvel é reaproveitado e transformado em peças de reposição, já 10% é reciclado e encaminhado para os compradores, enquanto 5% é descartado de forma segura, garantindo que os resíduos não prejudiquem a natureza.