Policia Militar de São Paulo patrulha a cidade com o carro elétrico da Nissan
A marca japonesa Nissan participa de projeto-piloto da corporação policia do estado de São Paulo. Duas unidades do Nissan Leaf receberam equipamentos comuns nas outras viaturas da polícia. Além da pintura diferenciada, os modelos contam com luzes sinalizadoras, tipo giroflex, sirene, rádio transmissor e GPS especial.
Mas não foi só o carro que foi preparado para o serviço, os policiais que utilizarão o elétrico no dia a dia também foram preparados para a nova realidade das ruas. Segundo informado pela Nissan, na semana passada, os policiais receberam treinamento para conhecerem mais sobre as características e melhores maneiras de conduzir um veículo elétrico.
O Nissan LEAF conta com o e-Pedal, dispositivo que permite ao motorista simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações.
O e-powertrain do Nissan LEAF utiliza baterias de íon-lítio de 40 kWh. O conjunto oferece potência equivalente a 149 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm com emissão zero.
Um levantamento da Nissan do Brasil com dados médios de mercado para o custo do litro de gasolina e do quilowatt-hora (kWh), a redução de custos de recarga/abastecimento pode chegar a 75% ao se rodar com um Nissan Leaf em comparação com um automóvel de tamanho similar com motor a combustão.
O modelo vem com o Nissan Intelligent Safety Shield-escudo inteligente de segurança, o qual é composto por sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.
Leia também: O elétrico Nissan LEAF disponível para alugar
Por: Redação-AutoAgora.com.br / Foto: Divulgação