Estacionar com o pneu apoiado na guia, ou no meio-fio, é um hábito comum dos motoristas, o qual pode ser percebido facilmente pelas ruas, principalmente quando estacionados nas vagas de 45 graus.
Encostar o pneu na guia ou meio-fio danifica a estrutura. O piloto de teste do Campo de Provas da Goodyear, Felipe Zacarias, alerta que este hábito pode ocasionar uma fissura na estrutura da malha interna de aço dos pneus. Esta fissura pode levar até a uma fissura externa. O mesmo pode ocorrer quando o veículo sobrepassa por uma calçada, pois o impacto é ainda maior.
Zacarias explica que as rupturas na malha interna por utilização incorreta podem ser percebidas de três maneiras. A primeira ocorre quando o motorista calibra o pneu pela manhã e no dia seguinte a pressão já baixou novamente, ou seja, esvaziou. “Isso significa que a estrutura de aço já não está mais tão eficiente por causa das trincas, ao ponto de segurar a pressão recomendada do pneu”.
Outra situação que mostra essa condição é sentida pelo motorista por meio de vibrações quando o veículo está na rodovia, onde a velocidade média é de 80 km/h. “Às vezes, mesmo com o balanceamento em dia, a rachadura na manta de aço não oferece uma condição de rodar suave. Isso faz com que ocorra uma trepidação semelhante a que é percebida quando os pneus não estão balanceados e, consequentemente, isso pode implicar em outras complicações mecânicas ao veículo”, reforça o piloto.
A pior situação citada por Zacarias é a perda de um pneu por excesso de descuido. “A avaria acaba sendo tão grande que pode provocar uma bolha na lateral do pneu que pode vir a se romper e estourar”.
Outro risco que pode ser atribuído é o hábito de esbarrar na guia ou meio-fio e ocasionar a retirada de uma “lasca” da lateral do pneu. “As avarias ocorridas nos ombros dos pneus são impossíveis de reparar. Não é recomendável tentar reparar as laterais dos pneus. Ou seja, quando fura ou rasga, não existe a possibilidade de recuperação”, reforça Zacarias.
Encostar o pneu na guia ou meio-fio danifica a estrutura. Já quando prensado ou apoiado na guia ou meio-fio, o talão é pressionado e gera perda de pressão, o que deixa o ar escapar, além de contribuir para uma deformação lateral.
Por fim, com relação à condução, o piloto de testes da Goodyear ressalta que é muito importante para a durabilidade de um pneu evitar pancadas abruptas, pois a carcaça sofre e acaba transmitindo as avarias. “As ruas e rodovias brasileiras, geralmente, são muito severas, tanto é que os nossos pneus são extremamente resistentes.
Mas vale sempre lembrar que os pneus são feitos para oferecer rodar silencioso, segurança e aguentar o peso máximo de acordo com a indicação do veículo. Pneus de passeio não são feitos para sofrer impactos. Então, recomendamos evitar obstáculos, tampas de bueiro, guias ou meios-fios e buracos”, conclui Zacarias.
Por: AutoAgora.com.br/Fotos: Divulgação
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