Engenharia brasileira adapta Omoda 5 HEV às condições do país

Verdade ou Mito: “Cabelinho” no pneu é sinal de qualidade?
Brasil recicla 9 de 10 pneus descartados
19/01/2026
Financiamento de veículos cresce 25,5% em outubro de 2024
Financiamento de veículos atinge recorde em 2025
26/01/2026
Verdade ou Mito: “Cabelinho” no pneu é sinal de qualidade?
Brasil recicla 9 de 10 pneus descartados
19/01/2026
Financiamento de veículos cresce 25,5% em outubro de 2024
Financiamento de veículos atinge recorde em 2025
26/01/2026
Omoda e Jaecoo confirmam venda no Brasil

Omoda e Jaecoo confirmam venda no Brasil/ Foto: Divulgação

Recém-lançado no Brasil, o Omoda 5 HEV passou por um amplo trabalho de engenharia local para adequar dirigibilidade, eficiência energética e robustez às condições reais de uso no país.

Embora mantenha o projeto global da OMODA & JAECOO, o SUV híbrido recebeu ajustes específicos desenvolvidos pela equipe brasileira da marca.

O modelo combina um sistema híbrido que alia a eficiência do motor elétrico à potência de um 1.5 turbo a combustão, mas teve sua calibração adaptada ao combustível nacional, às características do relevo e ao padrão de condução do motorista brasileiro.

Engenharia brasileira adapta Omoda 5 HEV às condições do Brasil

Segundo a fabricante, a proposta foi preservar a arquitetura internacional do veículo, ao mesmo tempo, em que aprimora o desempenho em situações comuns do mercado local.

Um dos principais focos do desenvolvimento foi o conjunto de suspensão, que mantém a configuração independente — McPherson na dianteira e multilink na traseira, solução mais comum em segmentos superiores. 

Outro ponto central foi a calibração do sistema híbrido. Durante os testes no Brasil, os engenheiros trabalharam na adaptação do motor, transmissão e gerenciamento da bateria ao combustível E30 e à topografia nacional. O ajuste resultou em melhorias na dirigibilidade, no controle de ruído, vibração e aspereza (NVH) e em ganhos de eficiência energética.

Segundo dados do Inmetro, o Omoda 5 HEV registra consumo de 1,50 megajoule/km, figurando entre os mais eficientes do segmento.

Pensando em durabilidade, o sistema de combustível também recebeu proteções adicionais contra corrosão, com materiais mais resistentes ao etanol, ampliando a vida útil dos componentes.

Já a altura em relação ao solo foi elevada para facilitar a circulação em vias mal pavimentadas, lombadas e valetas, realidade comum em centros urbanos e estradas secundárias do país.

“O Omoda 5 é resultado de um trabalho integrado entre a engenharia brasileira e a chinesa. Mantivemos a essência do projeto global, mas ajustamos pontos sensíveis para atender ao modo de dirigir, ao combustível e às condições de rodagem do Brasil”, afirma Henrique Buzzanelli, head de engenharia e homologação da OMODA & JAECOO Brasil.

No mercado brasileiro, o Omoda 5 HEV é oferecido nas versões Luxury, com preços a partir de R$ 159.990, e Prestige, por R$ 184.990. O modelo está disponível nas 70 concessionárias da marca, distribuídas por 24 estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *