Muito além dos aspectos físicos, a leitura dos números e demais informações presentes na lateral dos pneus é fundamental para o uso correto do equipamento. E pensando nisso, a Bridgestone, oferece dicas importantes para a compreensão dos códigos que dão as informações necessárias sobre as características e usos do produto.
A leitura propriamente dita do pneu pode ser dividida em 8 blocos de informações, facilmente localizáveis no pneu. São dados como marca, modelo, sentido de rotação e índice de carga, fundamentais para a utilização correta e segura do produto.
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Marca: O nome da marca fabricante é o primeiro ponto que deve ser observado. A marca de um pneu diz muito sobre sua qualidade. Os produtos Bridgestone e Firestone, por exemplo, são reconhecidos por sua durabilidade, performance e segurança e tecnologia.
Modelo: O segundo ponto é a identificação do modelo, o que facilita a troca ou reposição. Alguns modelos de pneu Bridgestone são o Turanza T005, Alenza 001 e o Ecopia EP150, dentre diversos outros.
Indicador de desgaste (TWI): São os ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado.
É importante lembrar que indicador é um padrão universal e deve ser respeitado. Rodar com pneus ‘carecas’ pode gerar multa grave conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), além de trazer sérios riscos aos ocupantes do veículo.
Sentido de Rotação: Trata-se de setas que indicam qual a direção correta para o pneu rodar, quando o pneu possui um desenho direcional.
Como o consumidor não manuseia os pneus já colocados nas rodas, poucos prestam atenção neste detalhe.
No entanto, é interessante saber para evitar enganos e, assim, um desgaste irregular do produto e uma diminuição da performance do produto.
Data de fabricação (DOT): Conjunto de onze dígitos, dos quais os quatro últimos números informam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Por exemplo, um pneu que tenha a sequência 1223 foi fabricado na 12ª semana do ano de 2023.
Indicador de posição: Em caso de pneus assimétricos, esta sinalização mostra a posição em que ele deve ser colocado na roda, diferenciando as partes externa e interna.
Medida: Largura da seção do pneu é normalmente determinada em milímetros, é a medida de largura dos pneus. Tomando como base os veículos de passeio, essas dimensões podem variar normalmente entre 165, 175, 185, 195 até 315.
A altura, por sua vez, é o número seguinte e expressa a porcentagem em relação à largura. Por exemplo, se o pneu tem o número 45, e possui a largura 205, significa que o produto possui uma altura de 45% de 205, ou seja, a altura é de aproximadamente 92 mm.
Quanto maior o número, mais alto é o perfil do pneu. A letra seguinte indica o tipo de construção. Pode ser designada por um R (Radial) ou D ou sem indicação (Diagonal).
Normalmente, os pneus tipo R têm cintas feitas em aço, gerando maior rigidez e durabilidade. Os modelos diagonais não possuem cintas de aço. O último número, de dois dígitos, é a medida do aro, em polegadas.
Índice de Carga e Símbolo de Velocidade: O índice de carga é um número de 2 ou 3 dígitos que corresponde à carga máxima que o pneu pode suportar.
Ele é seguido por uma letra que é o símbolo de velocidade e que informa a velocidade máxima que o pneu pode suportar quando sujeito à carga máxima.
Para saber qual a carga suportada em kg, ou a qual velocidade corresponde a letra informada, o usuário pode consultar o manual técnico da ALAPA, que está disponível de forma gratuita no site da própria organização.
Roberto Ayala, Gerente de Engenharia da Bridgestone, destaca que o consumidor deve sempre ficar atento ao estado dos pneus.
“O produto costuma dar sinais de quando a sua vida útil está perto do fim. Neste momento, muitos motoristas ficam na dúvida sobre qual modelo escolher. Recomendamos ficar atento às informações do manual do veículo, pois cada automóvel tem um pneu específico”, comenta.
“Conhecer e manter as características do pneu é um dos principais cuidados que se deve ter na hora de adquirir um pneu novo para não correr o risco de perda de desempenho do veículo”, finaliza.