Espanha obrigará luz de alerta no teto de carros no acostamento
Espanha obrigará luz de alerta no teto de carros no acostamento. Logo, a partir de 1º de janeiro de 2026, todos os veículos deverão estar equipados com o acessório de segurança: o dispositivo luminoso V-16.
Com isso, a medida, que complementa o tradicional triângulo, visa aumentar a segurança nas estradas em casos de emergência ou pane.
Portanto, o V-16 é um sinalizador eletrônico que agrega ao uso exclusivo do triângulo em situações de risco. Colocado no teto, o equipamento emite luz intensa visível à distância e transmite a geolocalização.
Responder à necessidade de soluções mais modernas e eficazes, especialmente em rodovias com tráfego intenso ou de baixa visibilidade, motivou a implementação da novidade.
Diferentemente do triângulo, que exige tempo para ser retirado do porta-malas e montado, além de ser vulnerável a ventos fortes ou ao deslocamento de ar de veículos pesados, o V-16 permite fácil manuseio e ativação imediata
Uma bateria com autonomia mínima de 18 meses de uso contínuo garante seu funcionamento, e o equipamento resiste à poeira e respingos d’água.
A obrigatoriedade se aplica apenas a veículos registrados na Espanha. Motoristas estrangeiros em trânsito pelo país não estarão sujeitos a multas por não utilizarem o dispositivo.
A iniciativa reflete a tendência global de incorporar tecnologias mais avançadas na segurança viária e reforça o compromisso espanhol com a redução de acidentes e a modernização da mobilidade.