Por: Redação/ Fotos: Divulgação
Filtros de cabine são utilizados no sistema de ventilação interna do habitáculo dos veículos. A finalidade destes componentes é evitar que a contaminação do ambiente externo chegue aos ocupantes.
Estes componentes são construídos em material não tecido com carga eletrostática, pois assim, as partículas são atraídas e retidas na barreira de contenção.
Com esse efeito, evita-se a formação de colônias de bactérias e fungos nos dutos de ventilação, além da entrada de material pesado no habitáculo. Há filtros construídos combinadamente com carvão ativado que ainda removem gases da atmosfera que chegam ao ambiente interno.
Um levantamento feito na Alemanha mostrou que, no interior do veículo, o ocupante está seis vezes mais exposto à contaminação do ambiente externo do que uma pessoa parada na calçada de uma via de movimento intenso de veículos, onde o gás e a fuligem do escapamento é muito presente.
Esta exposição torna o ser humano sensível a doenças como, rinite alérgica e bronquite entre outras, ainda afeta com maior incidência as crianças.
Filtro do Golf após ser utilizado durante 20.000 km, note ao centro a quantidade de detritos armazenados.